Jornalista lança nesta quinta-feira (23) “Isabel do vôlei da vida: A onda mais alta de Ipanema” Entretenimento, -transcricao-de-videos-, #CNNPop, Literatura, Pedro Bial, Vôlei CNN Brasil
O jornalista Pedro Bial, 67, apresentou seu novo livro: uma biografia dedicada a Isabel, uma das maiores referências do vôlei brasileiro. Intitulado “Isabel do vôlei da vida: A onda mais alta de Ipanema”, a obra retrata a trajetória inspiradora de uma atleta que se tornou a maior atacante do mundo.
Em entrevista à CNN, que foi ao ar no Live CNN, ele refletiu sobre história da ex=atleta, afirmando que ela merece ser contada e preservada — não apenas pelos feitos esportivos, mas principalmente pela personalidade marcante e capacidade de enfrentar desafios.
“É uma história que não pode, não deve ser esquecida, porque é a história de uma mulher inspiradora, de muitas maneiras exemplar e cuja trajetória pode nos ajudar a pilotar os tempos atuais”, disse.
Das areias de Ipanema para o mundo
O autor contextualiza a história de Isabel no cenário cultural efervescente de Ipanema nos anos 1960, onde artistas, intelectuais e atletas conviviam em um ambiente único. Bial, nascido em 1958, e Isabel, em 1960, compartilharam dessa atmosfera que viu nascer diversos talentos do esporte brasileiro.
A biografia revela uma jovem que, desde cedo, mostrou sua personalidade forte e autêntica. Mesmo estudando em um colégio de freiras, Isabel se destacava por sua liberdade de expressão e honestidade consigo mesma e com os outros. Foi na quadra de vôlei que encontrou seu espaço de expressão e alegria.
Um dos aspectos mais marcantes da trajetória de Isabel foi a determinação em seguir a carreira esportiva, mesmo enfrentando resistência em casa. A família, composta por intelectuais e liderada por mulheres fortes, incluindo uma avó poeta e jornalista, inicialmente demonstrou preconceito com a escolha pelo esporte, vista na época como “coisa de gente burra”.
A obra destaca como Isabel precisou se afirmar dentro de uma família democrática e progressista, mas que ainda carregava certos preconceitos da época em relação ao esporte. Sua persistência em seguir seus sonhos acabou abrindo caminho para uma carreira brilhante no vôlei, em um período em que o ambiente esportivo ainda era fortemente dominado por uma lógica militar.
Anamara esclarece se ficou com Pedro Bial após saída do BBB 10

