Campeão mundial de ciclismo foi atingido por garrafa plástica a 33 quilômetros do fim da corrida. Suspeito se entregou voluntariamente à polícia belga
Este conteúdo foi originalmente publicado em Homem acerta garrafa na cabeça de ciclista e se entrega à polícia; veja no site CNN Brasil. Outros Esportes, -traducao-ia-, Ciclismo, CNN Esportes, outros esportes CNN Brasil
Um espectador que arremessou uma garrafa contra o ciclista Mathieu van der Poel durante uma corrida se entregou à polícia na segunda-feira (14), confirmou o vice-procurador público de Flandres Ocidental ao CNN Esportes.
O campeão mundial de ciclismo de estrada de 2023 teve uma garrafa plástica lançada em seu rosto a aproximadamente 33 quilômetros do fim da corrida Paris-Roubaix, que acontece próximo à fronteira belga. O holandês nascido na Bélgica seguiu para vencer o evento.
Spectator throws water bottle in Mathieu van der Poel’s face at Paris-Roubaix. #ParisRoubaix pic.twitter.com/dnpmg3D3Dt
— NBC Sports Cycling (@NBCSCycling) April 13, 2025
Whoever threw this bidon at Mathieu van der Poel, I hope you get identified and spend some time behind bars tonight.
#ParisRoubaixpic.twitter.com/Hqns9kP4xz
— Benji Naesen (@BenjiNaesen) April 13, 2025
“Não é normal. Era uma garrafa cheia, talvez meio quilo, e eu estava a 50 km/h. Foi como uma pedra atingindo meu rosto”, disse van der Poel após a Paris-Roubaix de domingo, segundo a Reuters.
“Isso é simplesmente inaceitável. Se eles cospem ou jogam cerveja, também é inaceitável, mas é diferente. Isso é algo contra o qual realmente precisamos tomar medidas legais”, acrescentou o ciclista – que é o único homem a vencer campeonatos mundiais em três disciplinas (ciclocross, gravel e estrada).
A equipe Alpecin-Deceuninck Cycling afirmou em comunicado enviado à CNN que o incidente de domingo representa uma “escalada de incidentes anteriores”. “Estamos aliviados que Mathieu não se feriu e confirmamos que, como equipe, apresentaremos uma queixa oficial contra o perpetrador para denunciar formalmente este comportamento”.
A União Ciclística Internacional (UCI), órgão mundial que rege o ciclismo esportivo, disse em comunicado que “condena unanimemente, nos termos mais fortes, o comportamento inaceitável de um espectador durante a 122ª edição da Paris-Roubaix à beira da estrada em 13 de abril”.
E acrescentou: “Com 33 quilômetros para o fim, este espectador na beira da estrada arremessou uma garrafa de água na direção do ciclista holandês Mathieu Van der Poel, atingindo-o no rosto. Tal comportamento não pode ser tolerado no contexto de um evento ciclístico. A UCI e os representantes das famílias do ciclismo expressam seu apoio ao ciclista e explorarão, junto com as autoridades competentes, todos os canais legais à sua disposição para que tal comportamento seja devidamente e severamente punido, como já ocorreu no passado. Tomarão a mesma ação no futuro contra qualquer ato que ameace a integridade física dos ciclistas”.
Este ano, Van der Poel se tornou a terceira pessoa na história a vencer três títulos consecutivos da Paris-Roubaix.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Homem acerta garrafa na cabeça de ciclista e se entrega à polícia; veja no site CNN Brasil.