By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Homem descobre câncer após transplante de fígado em SP; entenda 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Homem descobre câncer após transplante de fígado em SP; entenda 
outros

Homem descobre câncer após transplante de fígado em SP; entenda 

Última atualização: 16 de outubro de 2025 19:55
Published 16 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Paciente luta por explicações após diagnóstico de tumor originado em órgão doado  Saúde, Câncer, Fígado, Metástase, transplante, transplante de orgaos CNN Brasil

Contents
Leia maisOs transplantes mais comuns no Brasil: veja órgãos e números da filaHomem na China vive mais de 170 dias após 1º transplante de fígado de porcoMorre arquiteto que recebeu transplante de 5 órgãos de um único doadorO que diz o Manual dos Transplantes

O caso do técnico de eletrodomésticos Geraldo Vaz Junior, 58, levantou um alerta sobre um episódio raríssimo na medicina de transplantes. Em março de 2023, ele recebeu um fígado transplantado com células cancerígenas, que meses depois evoluíram para um adenocarcinoma e, mais tarde, para uma metástase pulmonar.

Tudo foi descoberto após exames detalhados, inclusive um teste de DNA, que confirmaram que o câncer não era do paciente, mas veio junto com o órgão doado.

Leia mais

  • Os transplantes mais comuns no Brasil: veja órgãos e números da fila

    Os transplantes mais comuns no Brasil: veja órgãos e números da fila

  • Homem na China vive mais de 170 dias após 1º transplante de fígado de porco

    Homem na China vive mais de 170 dias após 1º transplante de fígado de porco

  • Morre arquiteto que recebeu transplante de 5 órgãos de um único doador

    Morre arquiteto que recebeu transplante de 5 órgãos de um único doador

A situação ocorreu no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, por meio do Programa Proadi-SUS, que conecta instituições de referência a pacientes do Sistema Único de Saúde.

Após anos na fila de transplantes por conta de uma cirrose hepática causada por hepatite C, Geraldo passou pelo procedimento.

Cerca de sete meses após o transplante, em outubro de 2023, exames de imagem detectaram seis nódulos no fígado transplantado. Após biópsia, foi diagnosticado adenocarcinoma, um dos tipos mais comuns de câncer em adultos. Um exame de genotipagem por STR, realizado em março de 2024, comparou o DNA do paciente com o das células tumorais.

A conclusão técnica, no laudo do paciente, foi categórica: “As células da neoplasia não têm o mesmo genótipo das células do sangue periférico do paciente, incluindo os cromossomos sexuais [XY no sangue e XX nas células tumorais]. A principal possibilidade é de que o adenocarcinoma seja de origem da doadora e tenha sido transmitido com o transplante hepático.”


Homem descobre câncer após transplante de fígado em SP • Arquivo pessoal

O câncer evoluiu para os pulmões e, em maio de 2024, Geraldo precisou passar por um retransplante. No entanto, o novo fígado foi rejeitado e ele iniciou tratamento paliativo em outubro, com sessões de quimioterapia contínua e sem perspectiva de cura.

Diante da gravidade e da falta de respostas, a esposa, Márcia Helena Vaz, passou a fazer uma campanha nas redes sociais e pelas ruas de São Paulo, desde setembro de 2024, exigindo transparência das instituições envolvidas. O casal acusa o hospital e os órgãos de fiscalização de silêncio e omissão diante de um erro grave.

Eles tornaram pública a situação em uma carta. “Receber um órgão contaminado com câncer metastático em um dos hospitais mais prestigiados do país, sem qualquer contato institucional para explicações, é devastador. Queremos justiça, dignidade e que nenhuma outra pessoa passe por isso.”

Médicos e especialistas confirmam que, embora extremamente raro, é possível que células tumorais passem despercebidas nos exames pré-transplante e que, sob efeito de imunossupressores, essas células se desenvolvam no corpo do receptor.

“É uma possibilidade dentro da biologia dos tumores. A célula maligna pode estar circulando e se estabelecer no órgão transplantado. O fígado é um dos locais mais comuns de metástase porque funciona como um filtro do corpo”, disse à CNN o oncologista Fábio Kater, da Beneficência Portuguesa.

Ele também enfatizou que “o risco é quase nulo, mas existe”. “Isso é considerado uma raridade extrema na medicina. A medicina não tem como garantir risco zero”, pontuou.

Já a médica Silvia Ayub, coordenadora do programa de transplante cardíaco do Hospital Sírio-Libanês, explicou que “às vezes, são tumores tão pequenos que os exames não detectam”. “Essas células cancerígenas podem se desenvolver somente após o transplante, já no organismo do receptor.”

O que diz o Manual dos Transplantes

De acordo com o Manual dos Transplantes do Ministério da Saúde, publicado em 2022, pacientes com câncer não podem ser doadores. Todos os órgãos passam por rigorosa triagem clínica, laboratorial e de imagem. Os critérios incluem:

  • Testes para HIV, hepatites e sífilis;

  • Exames de função do órgão;

  • Ultrassonografia ou tomografia, se houver suspeita de neoplasia;

  • Inspeção direta durante a captação do órgão.

No entanto, o manual reconhece que nenhum exame é capaz de eliminar completamente o risco de transmissão de doenças como o câncer, principalmente se as células malignas forem microscópicas ou estiverem em estágio inicial.

Em nota oficial, o Ministério da Saúde afirmou que todos os protocolos foram seguidos antes da doação do órgão. Confira abaixo na íntegra:

“O Sistema Nacional de Transplantes adota protocolos rigorosos de segurança e eficácia para a realização de todos os procedimentos e, atualmente, o Brasil é uma referência mundial no tema.

Sobre o caso, não foram identificados ou apresentados indícios de qualquer problema de saúde nos exames realizados no doador, incluindo a inspeção nos órgãos e abdômen, análise do seu histórico médico e entrevista com a família. Todas as normas e parâmetros internacionais para a realização do procedimento foram cumpridas.

O Ministério da Saúde determinou o acompanhamento de saúde do paciente e está monitorando o caso junto à Central Estadual de Transplantes e ao hospital que faz o seu atendimento. Até o momento, os exames não são conclusivos sobre a relação causal, que exige uma análise minuciosa.

Todas informações do caso estão sendo compartilhadas com a vigilância local, responsável pela apuração do ocorrido.”

Procurado pela reportagem, o Hospital Albert Einstein não emitiu uma nota oficial sobre o caso. Em contato telefônico com a CNN, a assessoria de imprensa informou que a análise do órgão não é realizada no hospital e que o paciente continua em acompanhamento.

Faustão: entenda os riscos de múltiplos transplantes sequenciais

 

You Might Also Like

Cinco regiões do DF ficam sem energia nesta terça; veja quais

Receita limita dedução de imposto pago no exterior do IRPJ e da CSLL

Com salários de até R$ 3 mil, DF tem 868 vagas de emprego nesta terça

Motociclista morre após grave acidente em Ondina

Sincerão do BBB 26 rende acusações com adjetivos pesados; veja como foi

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Eloos: Executivos dizem que descarbonização passa por toda cadeia produtiva 

24 de novembro de 2025
Power Couple: veja o tempo de cada casal na Prova dos Casais 
Jessie J dá canja surpresa em hotel de luxo após show no The Town 
Papai Noel é preso por estupro de vulnerável em shopping de SC 
Polícia do Reino Unido prende quatro pessoas por protesto pró-Palestina 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?