A Honda aproveitou o Salão do Automóvel para lançar um de seus modelos mais emblemáticos no Brasil. O Honda Prelude foi lançado no exterior há cerca de três meses e, no Brasil, começará a ser vendido no segundo semestre de 2026.
O sedã de quatro lugares tem design esportivo e é equipado com a motorização híbrida plena de 203 cv e 32,12 kgfm, gerados por um trio de motores. O principal é um quatro cilindros 2.0 de 142 cv e 18,55 kgfm, que traciona as rodas apenas em momentos específicos.Para ajudá-lo há outros dois motores elétricos, sendo que apenas um traciona as rodas, e entrega 183 cv e 32,12 kgfm. Esse é o sistema e-HEV, o mesmo encontrado no Civic.

A diferença é que o Prelude é um pouco mais focado na esportividade. Para isso, empresta componentes do esportivo Civic Type-R, como a configuração de suspensão, bitolas mais largas na dianteira e traseira. O mesmo vale para os freios, com discos de 13,8 polegadas e pinças de quatro pistões na frente, e discos de 12,0 polegadas na traseira.
A novidade é que o Prelude tem uma transmissão única, feita especialmente para ele. É o sistema S+ Shift, que ativa as borboletas atrás do volante e até simula um punta-taco na redução das marchas. Tudo isso, segundo a marca, serve para trazer mais esportividade ao sedã, que não é tratado como um esportivo de fato pela Honda.
Isso porque ainda há preocupação com o conforto na direção. Os amortecedores, por exemplo, também vêm do Type-R, mas recebem uma configuração própria. Já os pneus são menores que o do hot-hatch, com medida 235/40 R19, outra medida para deixá-lo mais confortável.

Menor que o Civic convencional, o Prelude mede 4,53 m de comprimento (cerca de 15 cm menor) e 2,60 de entre-eixos. O porta-malas tem 428 litros, mas só chega a esse volume com a dupla de bancos traseiros rebatidos.
Por falar nos assentos, os dianteiros são assimétricos. O do motorista é mais estreito e firme, favorecendo uma melhor posição ao dirigir. Por outro lado, o do passageiro é mais largo e com estofado mais fofo, trazendo mais conforto para o rodar do dia-a-dia.

Na cabine, há outros elementos derivados do Civic sedã, como volante de base plana, a central multimídia de 9 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio e o quadro de instrumentos digital de 10,2 polegadas.

No exterior, o Prelude vem de fábrica com sistema de som Bose Centerpoint com oito alto-falantes. Há também o Honda Sensing, pacote de sistemas à condução que inclui, frenagem autônoma de emergência, monitor de tráfego cruzado traseiro, alerta de fadiga, sensor de pontos cegos, entre outros. Porém, a Honda ainda não confirma sua lista de equipamentos para o Brasil.
O mesmo vale para o preço, que só deve ser anunciado no ano que vem. Mas certamente será um dos carros mais caros da marca no Brasil, posicionando-se acima do Civic.

