É tendência das fabricantes de automóveis a valorização dos seus modelos clássicos. Recentemente, a Chevrolet anunciou que voltará a vender modelos icônicos como Opala, Monza e Chevette, enquanto a Land Rover está modernizando o velho Defender. Agora foi a vez da Honda anunciar que voltará a fabricar peças de reposição para os seus carros clássicos.
O programa será lançado no ano que vem e a Honda já alerta que algumas dessas peças não serão originais, mas sim “compatíveis com as originais” e que ainda “vão ao encontro dos padrões de qualidade em termos de função e desempenho esperados”. Todas terão garantia de fábrica e serão distribuídas globalmente.
Dependendo do modelo clássico, não há mais nem ferramental disponível para a fabricação de uma nova peça e a Honda terá que recorrer ao recondicionamento do componente usado ou até à impressão 3D. Estas peças serão devidamente testadas e aprovadas pelo time de engenharia.
O primeiro modelo que voltará a ter novas peças oficiais é o Honda NSX de primeira geração, um dos esportivos mais marcantes da história da Honda. Foi produzido entre 1991 e 2006, deixando um um legado sem precedentes para montadora. Além do mais, o acerto final do carro foi feito por Ayrton Senna, que teve três Honda NSX.
O esportivo de primeira geração também foi escolhido para ser o modelo responsável por inaugurar um novo centro de restauro no Japão. A Honda garante que esse programa de restauro será muito fiel às características originais graças à introdução do programa de substituição de peças oficiais.
Além do NSX, são esperados que entrem no programa os também icônicos S2000 e as primeiras gerações do Civic Type R. A Honda dará mais detalhes sobre o cronograma e os modelos nos próximos meses.