Você não leu errado e o número no título está certo: o novo câmbio DB49 da Horse tem 15 marchas e dispensa qualquer tipo de embreagem.
Esta nova transmissão acaba de ter sua produção iniciada na fábrica da Horse em Sevilha, na Espanha, para fazer sua estreia em versões híbridas plug-in (PHEV) do Renault Rafale.

Em vez de utilizar qualquer tipo de embreagem, essa caixa de câmbio usa dois motores elétricos tanto para mover o carro quanto para gerenciar os acoplamentos de marcha. Quatro marchas ficam dedicadas ao motor principal e outras duas ao conjunto elétrico.
É justamente a combinação dos motores elétricos com os sincronismos o que permite gerar até 15 combinações de relações diferentes. Cada relação é assumida como uma marcha e quem faz o gerenciamento é o Power Electronics Box (PEB), uma unidade eletrônica integrada ao câmbio. No Rafale, esse câmbio pode garantir uma eficiência até 15% maior que a de um câmbio de dupla embreagem.
O câmbio Horse DB49 consegue lidar com até 47,9 kfgm de torque máximo, enquanto seus motores elétricos conseguem contribuir com uma potência de até 48 cv dos motores elétricos. Seu peso total é de 99 kg.

Esse câmbio pode ser combinado a motores a combustão convencionais, mas também pode ser parte de um conjunto híbrido (HEV), híbrido plug-in (PHEV) ou mesmo elétrico. Tanto a parte mecânica quanto a eletrônica é otimizada para reduzir significativamente o consumo da bateria que for utilizada.
Esse câmbio será utilizado primeiro no Rafale, mas deverá ter sua aplicação expandida para futuros lançamentos da Renault na Europa e América do Sul. Dado o torque máximo e a versatilidade, a DB49 poderá ser aplicada no futuro SUV médio nacional da Renault em suas versões híbridas e também na sua picape, a Niagara.