Evento reúne especialistas e líderes do mercado para discutir o impacto acelerado da tecnologia no ambiente corporativo e aponta caminhos para o futuro Nacional, IA, tecnologia, TOTVS., universo totvs CNN Brasil
O uso da tecnologias, especialmente a Inteligência Artificial (IA) – vem ganhando espaço de forma cada vez mais acelerada, consolidando-se como uma das principais tendências no ambiente corporativo.
No entanto, especialistas apontam que ainda há um vasto campo a ser explorado.
Esse é um dos insights obtidos no Universo TOTVS 2025, considerado o maior evento de tecnologia aplicada aos negócios da América Latina, que aconteceu nos dias 17 e 18 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Promovido pela TOTVS, a maior empresa do setor no país, o encontro reuniu especialistas, executivos e profissionais de diversas áreas para discutir os impactos e as perspectivas das tecnologias que impulsionam negócios em diferentes setores da economia.
Foram dois dias intensos, com mais de 300 conteúdos entre palestras, painéis e masterclasses, conduzidos por especialistas nacionais e internacionais, para abordar temas voltados aos reais desafios enfrentados pelas empresas, bem como apresentar as estratégias da TOTVS enquanto companhia e as novidades das suas 3 unidades de negócios: a TOTVS Gestão, TOTVS Techfin e RD Station.
Agentes autônomos
Na abertura do Universo TOTVS 2025, a apresentação “Decifrando a IA”, feita por Dennis Herszkowicz, CEO da companhia, revelou um novo ecossistema baseado em agentes de Inteligência Artificial e no conceito de TaaS (Task as a Service). O objetivo da TOTVS é tornar o uso da IA mais acessível no ambiente corporativo, por meio de soluções que simplificam a interação com sistemas e automatizam tarefas com comandos em linguagem natural.
O modelo apresentado permitirá que usuários executem processos com mais agilidade e eficiência, contando com uma biblioteca de agentes especializados capazes de realizar análises em tempo real, automatizar rotinas e impulsionar a produtividade. Todas as soluções estarão disponíveis na T-Cloud, plataforma exclusiva desenvolvida pela TOTVS que possibilita a contratação e o gerenciamento de soluções em nuvem .
“Estamos falando em IA e em agentes transformando pessoas em super usuários, com uma capacidade de execução brutalmente maior do que elas têm hoje. A proposta não é substituir profissionais, mas, sim, ampliar a capacidade humana de executar tarefas e tornar a gestão do time mais poderosa”, explicou Herszkowicz, destacando que quem estiver na frente no aprendizado de como utilizar a AI nos processos de dia-a-dia das suas companhias ganhará mais eficiência e produtividade e, por consequência, terá maior geração de rentabilidade de um lado ou de oportunidades de vendas do outro. “Essa, definitivamente, é uma corrida. E como em qualquer corrida, quem tiver mais rápido, quem tiver na frente, tem uma chance muito maior de ganhar”.
Herszkowicz ainda ressaltou o diferencial competitivo representado pela base de conhecimento construída ao longo de 40 anos da TOTVS: “Com 25% do PIB nacional passando pelos nossos sistemas e uma presença consolidada em diferentes setores, regiões e portes de empresas, temos uma compreensão profunda dos processos de negócio, o que nos permite criar agentes que faça a diferença no dia a dia das organizações”, afirmou.
IA revoluciona o mercado
Em uma das apresentações mais aguardadas, o futurista e arquiteto de inovação Neil Redding abordou o papel dos agentes de IA na transformação dos modelos de negócio. Em sua masterclass “O futuro próximo dos negócios com agentes de IA”, Redding alertou para a obsolescência dos sistemas corporativos tradicionais, ainda baseados em estruturas hierárquicas e centradas no controle.
“Em 2025, esse modelo já não se sustenta. É lento, frágil e incapaz de se adaptar às rápidas mudanças que vivemos desde 2020”, afirmou, citando as sucessivas crises globais como catalisadoras de um novo paradigma. Segundo o especialista, o futuro dos negócios está na adoção de estruturas mais flexíveis, inspiradas nos sistemas da natureza: descentralizados, resilientes e colaborativos. “A participação ativa das pessoas e a integração com a IA serão fundamentais para liberar o potencial humano e tecnológico”, disse.
Redding destacou ainda a urgência da transformação digital. “Como disse Peter Diamandis, até o fim desta década só existirão dois tipos de empresas: as que utilizam IA de forma plena e as que estarão fora do mercado. Pode parecer exagero, mas os mercados mostram que isso é levado a sério: investidores, big techs e até governos estão apostando na IA como algo maior que uma revolução – mais impactante até do que a internet. Algo comparável à descoberta do fogo”, disse o futurista.
IA para acelerar negócios
A especialista em inteligência artificial e transformação digital Sharon Gai, ex-executiva da gigante chinesa Alibaba, foi outro importante destaque internacional do Universo TOTVS.
Durante a masterclass “Como escalar negócios fazendo mais com menos na era da IA”, Gai compartilhou insights práticos voltados a empresas de todos os portes e alertou sobre a velocidade e profundidade das transformações provocadas pela tecnologia.
Segundo a especialista, a inteligência artificial já está redesenhando o mercado de trabalho, os modelos de negócio e até funções tradicionalmente consideradas exclusivas de humanos, como as desempenhadas por artistas, roteiristas e engenheiros de vendas. “Hoje, já existem empresas com estruturas extremamente enxutas que conseguem gerar milhões em receita com o apoio direto de agentes de IA. A revolução está em curso — silenciosa para alguns, assustadora para outros, mas inevitável para todos”, afirmou.
Gai ressaltou que a tecnologia vem impactando áreas como vendas por live commerce, processos de contratação, produtividade e até a criatividade — e avança em ritmo acelerado. Diante desse cenário, ela recomenda que profissionais de todas as áreas façam uma autoavaliação: “A recomendação para profissionais de todas as áreas é clara: mapeie suas atividades diárias e identifique o que pode ser delegado a uma IA. Organize suas tarefas entre o que é rotineiro e o que exige inteligência humana genuína — como empatia, pensamento crítico ou tomada de decisão complexa. Assim, será possível fortalecer o que torna você insubstituível e liberar tempo para ser mais estratégico”, aconselhou.
Plano Brasil Digital 2030+
Outro ponto alto da programação foi o painel “O futuro digital do Brasil é agora: BD30+”, conduzido por Laércio Cosentino, fundador e chairman da TOTVS e da Brasscom. Na ocasião, ele apresentou os pilares do Plano Brasil Digital 2030+, uma estratégia nacional desenvolvida com apoio de entidades como Febraban, Fiesp, CNI e ABES. A proposta busca acelerar a transformação digital como motor de crescimento sustentável e inclusão social.
“Estamos trabalhando para reduzir desigualdades, promover um crescimento econômico sustentável e criar um ambiente de negócios mais competitivo. E isso passa pela regulação adequada da Inteligência Artificial”, destacou Cosentino.
Cerimônia de premiação
Durante o Universo TOTVS 2025, foi realizada a 4ª edição do Prêmio TOTVS Brasil que FAZ 2025 , iniciativa que reconhece empresas clientes que se destacaram ao transformar suas operações com o uso de soluções da TOTVS. A premiação consagrou projetos de todo o país que demonstraram inovação, eficiência e resultados concretos a partir da adoção de tecnologia.
Nesta edição, mais de 890 cases foram inscritos por empresas de diferentes portes e setores, abrangendo todas as regiões do Brasil. Os projetos passaram por avaliação de comissões compostas por especialistas internos da TOTVS e profissionais do mercado, que analisaram os cases de acordo com critérios como nível de digitalização, grau de inovação, ganho operacional, impacto financeiro, práticas de ESG e evolução do funil de marketing e vendas, conforme a categoria inscrita.
A premiação reforça o compromisso da TOTVS em promover a transformação digital nos negócios brasileiros e reconhecer iniciativas que colocam a tecnologia como motor de competitividade e crescimento sustentável.

Confira abaixo os 15 vencedores, com base nas suas categorias e setores de atuação:
Agro: Expocacer Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado
Construção: Concessionária Nova Rota do Oeste
Distribuição: Fribel
Educacional: Instituto Presbiteriano Mackenzie
Hotelaria: Hotel Toriba
Jurídico: Machado Associados
Logística: Gafor Logística
Manufatura: Itaminas
Prestadores de serviços: SEBRAE NACIONAL
Saúde: CSC Group
Supermercados: Grupo BigBox
Varejo: Armazém Paraíba – N. Claudino
Categoria Especial Inovação – Lei do Bem: Delpi Conexões Elétricas
Categoria Especial Marketing & Vendas: LM Mobilidade
Categoria Especial RH: Grupo Bringel
Empresa do ano: SEBRAE NACIONAL
Estudo inédito mapeia uso da IA nas empresas brasileiras
Outro destaque do Universo TOTVS 2025 foi a divulgação da pesquisa “Panorama IA nas empresas brasileiras”, realizada em parceria com a h2r insights & trends. O estudo, que ouviu 194 empresas de diversos setores, revelou que metade das companhias ainda não utiliza IA de forma estruturada, apontando um amplo espaço para crescimento.
Entre os principais usos da tecnologia, o levantamento identificou que:
- 33% utilizam IA para gerar conteúdo (textos, resumos, e-mails, apresentações);
- 29% aplicam IA para criação de elementos visuais;
- 21% usam a tecnologia em cibersegurança;
- 20% utilizam chatbots e sistemas de atendimento automatizado.
A percepção estratégica sobre a IA ainda é desigual: apenas 20% consideram seu uso altamente estratégico, enquanto 42% veem pouco alinhamento com os objetivos do negócio. Apenas 7% relataram retorno financeiro claro com o uso da tecnologia.
As principais barreiras enfrentadas pelas empresas à adoção da IA são:
- 36% têm preocupações com segurança;
- 35% apontam falta de profissionais qualificados;
- 32% mencionam dificuldade para medir o retorno sobre o investimento;
- 24% relatam resistência interna às mudanças;
- 23% citam desafios na integração com sistemas já existentes.
O estudo reforça o cenário de transição pelo qual passam as companhias brasileiras, evidenciando tanto os avanços quanto os obstáculos para uma adoção mais ampla e eficaz da IA no setor corporativo.

Universo TOTVS 2025 em números
Foram cerca de 20 mil pessoas presentes em + de 36 mil m², durante 2 dias intensos, com experiências imersivas e + de 300 conteúdos e muito networking.