Escola de Ciência oferece formação gratuita e integral em três anos, com moradia, alimentação e acesso a laboratórios de ponta Educação, Ciência, Ensino superior, Prova, tecnologia CNN Brasil
Estão abertas as inscrições gratuitas para o processo seletivo da Ilum Escola de Ciência, a faculdade do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), em Campinas (SP).
A instituição de ensino tem proposta inovadora e interdisciplinar e disponibiliza 40 vagas a cada ano para o Bacharelado em Ciência e Tecnologia (curso superior), das quais metade é destinada a jovens de escolas públicas.
Como é o curso de graduação em Tecnologia e Ciência da Ilum?
O Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Ilum abre portas para jovens que sonham em se tornar cientistas.
O curso tem duração de três anos, com acesso garantido à moradia, alimentação, transporte, notebook, aulas de inglês e apoio psicológico.
A partir de uma proposta interdisciplinar, as graduações dispõem de uma grade curricular diversa com aulas de Química, Física, Matemática, Biologia, Inteligência Artificial, Empreendedorismo e Humanidades.
Formação na prática
Além disso, os estudantes têm a oportunidade única de utilizar os laboratórios do CNPEM, que abriga o acelerador de partículas Sirius, maior equipamento científico do país, durante o período de formação, quando podem manter contato direto com pesquisadores que desenvolvem projetos na fronteira do conhecimento.
Como funciona o processo seletivo?
Os candidatos têm até o dia 15 de dezembro para fazer a inscrição no site da Escola. A seleção dos 40 aprovados para a graduação em Ciência e Tecnologia inclui três etapas:
- Preenchimento do formulário de inscrição, em que o candidato também escreve uma carta com suas experiências e motivos que o levaram a escolher o curso,
- Inserção da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que seleciona os 250 mais bem classificados
- Entrevistas individuais dos selecionados com a comissão de avaliação da Ilum.
As entrevistas serão realizadas de maneira remota em janeiro de 2026, e a primeira lista de aprovados está prevista para ser divulgada em 29 de janeiro.
10 brasileiros são eleitos para a Academia Mundial de Ciências