Fenômeno foi registrado por câmeras do Observatório IDS; especialista afirma que o meteoro se desintegrou na atmosfera e não deixou fragmentos em solo Minas Gerais, -agencia-cnn-, Meteoro CNN Brasil
Imagens captadas na região do Rio Paranaíba, em Minas Gerais, registraram a passagem de um meteoro que cruzou o céu em direção a Patos de Minas na madrugada desta terça-feira (4).
O fenômeno, flagrado por câmeras do Observatório IDS, exibiu um brilho intenso e coloração esverdeada, iluminando o horizonte por alguns segundos.
A passagem ocorreu na parte alta da atmosfera e não chegou a atingir o solo.
Em conversa com a CNN Brasil, o responsável pelo observatório, Ivan Soares, que atua na área desde 2017, explicou que o bólido levou entre 10 e 15 segundos até entrar na atmosfera e se desintegrou completamente antes de tocar a terra.
“Foi um meteoro comum, embora muito brilhante e bonito. Esses eventos acontecem com frequência”,relatou.
Veja:
Não foram analisadas a fundo questões como o motivo da queda, material e coisas especifícas justamente por não ter chegado ao solo.
O profissional ressaltou ainda que, apesar de muitas pessoas acreditarem, os satélites e o lixo espacial não representam ameaça significativa à Terra. “O verdadeiro risco vem das pedras que se deslocam pelo espaço — os meteoróides e, principalmente, os asteroides”, afirmou.
Ele esclareceu que objetos com menos de cinco metros de diâmetro já são classificados como meteoróides e, por serem pequenos, costumam se desintegrar completamente ao entrar na atmosfera.
“Se um meteoroide de cerca de um metro e meio entrar de forma mais horizontal, ele vai queimar por completo antes de atingir o solo. Mas, se o ângulo for mais vertical, aumenta a chance de sobrar algum fragmento e ele cair em solo. Nesses casos, conseguimos até rastrear e tentar localizar o material”, completou Soares.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

