Instituto Militar de Engenharia oferece opções para 8 cursos na área Educação, engenharia, Exército brasileiro, Processo seletivo, Vestibular CNN Brasil
Sediado no Rio de Janeiro (RJ) e vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, o IME (Instituto Militar de Engenharia) encerra nesta quarta-feira (9) as inscrições para o Vestibular 2026.
No momento da inscrição, que deve ser feita no site oficial da instituição de ensino superior pública, os candidatos podem optar entre vagas para a ativa, caso queiram seguir carreira militar, ou vagas na reserva, se não tiverem o objetivo de ter carreira militar.
As provas na serão aplicadas em duas fases, nos meses de setembro e outubro.
Conforme edital, o IME oferece as seguintes opções de cursos de engenharias:
- Engenharia Eletrônica
- Engenharia de Comunicações
- Engenharia Mecânica
- Engenharia Química
- Engenharia Cartográfica
- Engenharia de Computação
- Engenharia de Fortificação e Construção
- Engenharia de Materiais
No IME, a escolha da especialidade de Engenharia é realizada ao final do Ciclo Básico, de acordo com a classificação alcançada pelo candidato e de acordo com os números de vagas e especialidades estipulados anualmente pelo Estado-Maior do Exército.
Como funciona o Vestibular 2026 do IME
O processo seletivo de acesso aos cursos superiores do IME é constituído de diferentes etapas:
- I – Exame Intelectual;
- II – Inspeção de Saúde;
- III – Exame de Aptidão Física;
- IV – Avaliação Psicológica; e
- V – Procedimento de Heteroidentificação.
O Exame Intelectual do Vestibular 2026 do IME contará com duas etapas de provas objetivas e discursivas, sendo a primeira no dia 21 de setembro e a segunda entre os dias 23 e 26 de outubro. A lista de aprovados deve ser divulgada até o dia 23 de dezembro.
Quem pode se inscrever
Entre os requisitos exigidos para a participação no Vestibular 2026 do IME, estão:
- Ser brasileiro(a) nato(a);
- Ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando a última série do Ensino Médio;
- Para modalidade da ativa, ter no mínimo 16 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFG (Curso de Formação e Graduação) do IME e ter no máximo, 22 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula;
- Para modalidade de reserva, ter no mínimo 16 anos, completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso (ano anterior ao da matrícula no CFG do IME) e ter no máximo, 21 anos, completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso.
As provas costumam ser aplicadas em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vila Velha (ES).
Quais são os destinos mais desejados para fazer intercâmbio?