Declaração de Keir Starmer ocorre após Trump ameaçar taxar países que são contra a anexação da Groenlândia Internacional, Donald Trump, Estados Unidos, Groenlândia, Keir Starmer, Reino Unido CNN Brasil
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, afirmou que é “completamente errado” impor tarifas a aliados, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter anunciado que aplicaria taxas adicionais ao Reino Unido e a vários outros países que se opõem ao seu plano de anexação da Groenlândia.
“O uso de tarifas contra aliados é completamente errado. Não é a maneira correta de resolver divergências dentro de uma aliança, nem é útil justificar esforços para fortalecer a segurança da Groenlândia como forma de pressão econômica”, declarou Starmer nesta segunda-feira (19), em uma coletiva de imprensa em Downing Street.
Ao enfatizar que o Reino Unido e os EUA continuam sendo “parceiros próximos”, Starmer afirmou que precisava estabelecer um princípio “que não pode ser deixado de lado, porque está no cerne de como funciona uma cooperação internacional estável e confiável”.
“Qualquer decisão sobre o futuro status da Groenlândia pertence exclusivamente ao povo da Groenlândia e ao povo da Dinamarca. Esse direito é fundamental e nós o apoiamos”, declarou o primeiro-ministro.
Starmer afirmou que “uma guerra comercial não interessa a ninguém” e que conversou com Trump e líderes europeus no domingo “para encontrar uma solução baseada em parceria, fatos e respeito mútuo”.
No sábado, Trump anunciou que imporá uma tarifa adicional de 10% sobre produtos do Reino Unido e de diversos outros países europeus a partir de 1º de fevereiro.
Entenda por que Trump quer o território da Groenlândia para os EUA

