By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Imprensa internacional questiona atuação de Alexandre de Moraes 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Imprensa internacional questiona atuação de Alexandre de Moraes 
outros

Imprensa internacional questiona atuação de Alexandre de Moraes 

Última atualização: 17 de abril de 2025 22:04
Published 17 de abril de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Decisões tomadas pelo magistrado e pela própria Corte foram temas de reportagens recentes das revistas The Economist e The New Yorker
Este conteúdo foi originalmente publicado em Imprensa internacional questiona atuação de Alexandre de Moraes no site CNN Brasil.  Política, Alexandre de Moraes, Oswaldo Eustáquio, William Waack CNN Brasil

Contents
Leia MaisNovo pede explicações do Itamaraty após Moraes negar pedido da Espanha“Não tenho intenção de sair da Espanha”, diz Oswaldo Eustáquio à CNNDefesa de Oswaldo Eustáquio vai reiterar pedido de asilo na Espanha

A imprensa internacional tem questionado a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e apontado supostos poderes excessivos. A revista britânica The Economist chegou a sugerir “moderação” à Corte em uma das duas reportagens sobre o Judiciário brasileiro publicadas nesta semana.

Intitulado “A Supremo Corte do Brasil sob julgamento”, em tradução livre, um dos textos diz que a democracia no Brasil vem sofrendo diante do que chama de políticos “podres” ou “corruptos”. Mas também endereça o que enxerga como outro problema: juízes com um excesso de poder. E avalia que ninguém personifica melhor a situação do que Alexandre de Moraes.

“Seu histórico mostra que o Poder Judiciário precisa ser reduzido”, diz.

A The Economist avalia que a quantidade de volume de conteúdo descontrolado na internet brasileira é avassaladora. No entanto, considera que Moraes já se excedeu gravemente. Por exemplo, quando ordenou ações contra empresários bolsonaristas devido ao conteúdo de mensagens privadas.

A Economist ressalta que, até de maneira surpreendente para quem é de fora, Moraes só trabalhou para políticos de centro-direita antes de ingressar no Supremo. E, agora, o veículo considera haver um componente pessoal para o que chama de campanha de Moraes.

“Uma explicação mais plausível para a campanha do senhor Moraes é esta: é pessoal. Ele recebe constantes ameaças de morte. Essas ameaças parecem revigorá-lo e conferiram às suas decisões um tom absolutista”, diz trecho.

As reportagens da Economist ainda levantam pontos em relação ao próprio Supremo. Um dos textos fala da gravidade das acusações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No entanto, afirma haver “crescentes questionamentos sobre o próprio comportamento do tribunal, a qualidade da justiça que ele oferece e a adequação de suas penas”.

Leia Mais

  • Novo pede explicações do Itamaraty após Moraes negar pedido da Espanha

    Novo pede explicações do Itamaraty após Moraes negar pedido da Espanha

  • "Não tenho intenção de sair da Espanha", diz Oswaldo Eustáquio à CNN

    “Não tenho intenção de sair da Espanha”, diz Oswaldo Eustáquio à CNN

  • Defesa de Oswaldo Eustáquio vai reiterar pedido de asilo na Espanha

    Defesa de Oswaldo Eustáquio vai reiterar pedido de asilo na Espanha

Para ilustrar, cita que Bolsonaro será julgado por cinco juízes, em vez de todos os 11. Destaca ainda que um deles era o advogado pessoal do presidente Lula e outro, seu ex-ministro da Justiça. No caso, Cristiano Zanin e Flávio Dino, respectivamente.

Ao mesmo tempo, a reportagem pondera que o Supremo tem agido dentro da lei, embora com mais poderes do que o normalmente visto em demais tribunais superiores mundo afora, e que, muitas vezes, intervém por conta de uma inação de outras instituições brasileiras.

A solução? A Economist diz que parte da resposta é que o Supremo tenha moderação. Como? Levando o caso de Bolsonaro ao plenário e evitando decisões monocráticas, por exemplo.

Neste mês, a revista americana The New Yorker publicou uma longa reportagem sobre o magistrado, incluindo os desafetos que acumulou pelo caminho, como Elon Musk e Donald Trump.

“Se Goebbels estivesse vivo e tivesse acesso ao X, estaríamos condenados”, declarou Moraes à revista. “Os nazistas teriam conquistado o mundo.”

O perfil diz que, às vezes, as investigações de Moraes forçaram os limites de sua autoridade, como quando mandou bloquear contas de redes sociais sem maiores explicações às plataformas.

“Às vezes, porém, as investigações de Moraes forçaram os limites de sua autoridade. Ele bloqueou mais de cem contas de redes sociais sem fornecer explicações à plataforma. Após banir o X, impôs uma multa de quase nove mil dólares por dia a qualquer pessoa que acessasse a plataforma por meio de uma VPN”, diz trecho.

Recentemente, o jornal The New York Times destacou o julgamento de Bolsonaro no Supremo chamando a atenção para o fato de que Moraes é o relator e, ao mesmo tempo, um dos alvos do plano de assassinatos revelado na investigação do golpe de Estado.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Imprensa internacional questiona atuação de Alexandre de Moraes no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Mesmo preso, Bolsonaro acumula salários, mantém equipe e carros oficiais 

Às vésperas de sabatina, governo protela envio de indicação de Messias 

Perda de chefe de gabinete é golpe pesado para Zelensky, diz especialista 

Economistas alertam para alta contínua da dívida pública sob Lula 

É inevitável pensar em privatização para os Correios, diz economista 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Crianças em pânico: parque explica por que brinquedo travou a 30 m

24 de julho de 2025
As melhores músicas do século 21, segundo a Rolling Stone 
Sampaoli se revolta com resultado e recusa medalha da Sul-Americana; veja
Olimpíada entre professores de matemática premia com viagem à China 
Fusca Limousine: o carro popular que virou ícone de luxo e vale uma fortuna 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?