Ministério da Saúde confirmou também a abertura de 285 novos leitos obstétricos e neonatais na capital Ceará, -agencia-cnn-, Hospital, Ministério da Saúde CNN Brasil
O Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (14), o repasse de R$ 28 milhões para fortalecer a rede materno-infantil do Ceará, especialmente em Fortaleza.
O investimento ocorre um dia após o incêndio que atingiu a maternidade do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), a mais antiga e a terceira maior unidade do estado.
Como parte da resposta emergencial, o governo federal confirmou também a abertura de 285 novos leitos obstétricos e neonatais na capital, para garantir a continuidade do atendimento enquanto o hospital passa por reestruturação.
O anúncio foi feito após uma reunião entre o secretário de Atenção Especializada à Saúde da pasta, Mozart Sales, o governador Elmano de Freitas e o prefeito Evandro Leitão, além das secretárias de Saúde do estado e do município.
O incêndio no Hospital César Cals ocorreu na manhã de quinta-feira (13), por volta das 10h, e foi controlado às 11h15 pelo Corpo de Bombeiros. Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará, o fogo atingiu a subestação de energia da unidade. Por segurança, o fornecimento de energia e gás foi interrompido durante a operação.
Não houve feridos, e nenhuma área assistencial foi atingida. No entanto, bebês tiveram de ser retirados em incubadoras e leitos por funcionários, em uma ação de emergência. Eles foram transferidos para outras unidades de saúde.
De acordo com o Governador do Estado, Elmano de Freitas, os pacientes foram transferidos para outro hospital, por medidas de precaução. “ Determinei que as causas do incêndio sejam rigorosamente apuradas. ” Escreveu o governador.

