By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Incêndios ameaçam biodiversidade até em áreas que não foram queimadas 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Incêndios ameaçam biodiversidade até em áreas que não foram queimadas 
outros

Incêndios ameaçam biodiversidade até em áreas que não foram queimadas 

Última atualização: 16 de julho de 2025 17:17
Published 16 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

“Pirodiversidade” prejudica a função de refúgio das áreas não queimadas, resultando em menor riqueza de aves nos fragmentos intactos  Brasil, COP30, Incêndios florestais, Sustentabilidade CNN Brasil

Contents
Leia MaisGoverno confirma uso de navios como hospedagem para a COP30 em BelémTrês anos consecutivos de queda: Pará reduz em 41% o desmatamento em junhoSecas podem reduzir valor calórico do néctar das flores em até 95%

Algumas florestas estão perdendo suas espécies, ainda que não atingidas diretamente pelas chamas, segundo um estudo realizado por cientistas brasileiros no Corredor Cantareira-Mantiqueira, uma importante região de Mata Atlântica, e publicado no periódico científico Forest Ecology and Management.

A pesquisa mostra que o aumento da “pirodiversidade” – termo que se refere ao mosaico de florestas com diferentes graus de distúrbio causado por incêndios – prejudicou a função de refúgio das áreas não queimadas, resultando em menor riqueza de aves nos fragmentos intactos.

Os pesquisadores analisaram a riqueza de espécies de aves em 15 paisagens com fragmentos florestais na região próxima à cidade de Atibaia, em São Paulo. Com base nos dados do MapBiomas-Fogo, foi possível selecioná-las a partir do histórico de incêndios ocorridos desde 1985.

A pirodiversidade foi calculada a partir de variações na frequência, extensão, severidade e idade das florestas secundárias, que resultam em formações com diferentes graus de distúrbio.

Foi possível verificar que, quanto maior a diversidade de distúrbios no entorno do fragmento florestal, menor é o número de espécies de aves nas florestas que não foram queimadas. O fogo deixa marcas duradouras, mesmo onde não tocou diretamente.

“Essas áreas deveriam funcionar como refúgios para a fauna após os incêndios, mas descobrimos que essa função está sendo comprometida”, explica Ederson José de Godoy, pesquisador do Instituto de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Alfenas (ICN-Unifal) e primeiro autor do estudo, em comunicado divulgado pela instituição.

Além da Unifal, a pesquisa envolveu cientistas do Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade da Universidade Federal de São Carlos (CCTS-UFSCar), campus de Sorocaba, e do Laboratório de Ecologia Espacial e Conservação do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (LEEC-IB-Unesp), campus de Rio Claro.

Leia Mais

  • Governo confirma uso de navios como hospedagem para a COP30 em Belém

    Governo confirma uso de navios como hospedagem para a COP30 em Belém

  • Três anos consecutivos de queda: Pará reduz em 41% o desmatamento em junho

    Três anos consecutivos de queda: Pará reduz em 41% o desmatamento em junho

  • Secas podem reduzir valor calórico do néctar das flores em até 95%

    Secas podem reduzir valor calórico do néctar das flores em até 95%

A heterogeneidade do fogo frequentemente decorre de incêndios criminosos e tem impactos profundos e negativos sobre a biodiversidade. Para evitar a perda contínua de espécies, os autores defendem medidas rigorosas de prevenção e ações de restauração ativa nas áreas mais afetadas, aumentando a resiliência das florestas remanescentes.

Além disso, o estudo propõe uma visão crítica à ideia de que a heterogeneidade do fogo possa beneficiar certos ecossistemas, diversificando nichos disponíveis, estabilizando comunidades ecológicas e facilitando a recolonização de espécies após incêndios.

“O suporte empírico para a hipótese da pirodiversidade é inconsistente, com estudos confirmando efeitos positivos sobre a biodiversidade em apenas 44% dos casos examinados”, afirmam os autores.

“Parece haver um limiar além do qual a pirodiversidade se torna prejudicial. Em tais paisagens, a pirodiversidade excessiva pode levar à simplificação do hábitat, afetando negativamente espécies que dependem da vegetação intocada para recursos críticos”, escrevem.

“Significativamente, 21% da riqueza de espécies, incluindo ameaçadas e endêmicas, foi encontrada exclusivamente em manchas não queimadas, ressaltando a importância crítica dessas áreas para a conservação da biodiversidade”, ressaltam os pesquisadores no artigo.

Eles também salientam que os serviços ambientais que as florestas prestam, como polinização, dispersão de sementes, controle climático, controle de pragas e doenças, entre muitos outros, necessariamente requerem florestas intactas e em pleno equilíbrio (leia mais em: agencia.fapesp.br/54992).

O artigo Fire refugia under threat: How increasing pyrodiversity reduces species richness in unburned forests pode ser lido em: www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0378112725001811.

 

You Might Also Like

Lembra dele? Buscas pelo filme Tropa de Elite disparam após megaoperação no Rio

PEC da Segurança: relator quer prisão após 2ª instância 

Chris Martin, Anitta, Gil e mais: veja tudo que rolou no Global Citizen 

Saiba qual era o ranking de Guga com a idade de João Fonseca 

Paquetá marca e West Ham vence Newcastle de virada na Premier League 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Juliette revela se voltaria a participar do BBB 

27 de dezembro de 2024
Após Jean Lucas, lateral do Bahia aparece na lista de convocados para seleção; saiba mais
Surfe: Ítalo Ferreira garante vaga à fase decisiva da Liga Mundial 
Câmara pede que Dino revogue suspensão de emendas: ‘procedimento legal e legitimo’
Socos e tapas: homem passa 3 horas agredindo mulher dentro de carro
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?