Em nota oficial, clube argentino criticou decisão tomada pela Conmebol Sulamericana, CNN Esportes, Conmebol, Copa Sul-Americana, Futebol internacional, Independiente CNN Brasil
Horas após ser expluído da Copa Sul-Americana, o Independiente divulgou uma nota oficial criticando a decisão da Conmebol. De acordo com os argentinos, a decisão foi injusta e política.
“Essa decisão não é um erro jurídico de um tribunal: é uma decisão política, que desnuda a preferência pelas estruturas privadas, com as que resulta mais conveniente projetar acordos, negócios e benefícios futuros”, diz trecho da nota.
“Em outras palavras, a violência se transforma em um atalho para evitar competir esportivamente até o final”, disse o clube.
No mesmo comunicado, o maior campeão da história da Libertadores com sete títulos pediu para que a Conmebol retire “toda referência à instituição do Museu da Conmebol” enquanto Alejandro Domínguez esteja na presidência da entidade.
Compartimos con nuestras socias, socios e hinchas la nota que el Club Atlético Independiente le presentó hoy al Presidente de la CONMEBOL, Alejandro Domínguez. pic.twitter.com/CG4WMGM6mZ
— C. A. Independiente (@Independiente) September 5, 2025
“Que se restituam de forma imediata todos os elementos entregues pelo Independiente ao Museu da Conmebol, pois não admitimos que se exibam em um âmbito que contradiz os valores que os fizeram possíveis”, diz outra parte do comunicado.
A punição
A decisão acontece semanas após atos de selvageria no Estádio Libertadores de América, em Avellaneda, na Argentina, no dia 20 de agosto, durante jogo contra a Universidad de Chile, pelas oitavas de final da Sul-Americana. Apesar da grande confusão causada por seus torcedores, o time chileno segue no torneio.
Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (4), a entidade confirmou a desclassificação do time argentino. Com isso, a Universidad de Chile enfrentará o Alianza Lima, do Peru, nas quartas de final.
A exclusão do clube argentino do torneio não foi a única sanção imposta pela Conmebol. O Independiente jogará as próximas sete partidas como mandante com portões fechados, além de não ter torcedores presentes em sete jogos como visitante.
Para a Universidad de Chile, a punição foi idêntica, exceto no fator exclusão da competição. O time jogará sem torcida em seu estádio nos próximos sete jogos, além de não ter torcedores presentes em sete partidas como visitante.
Relembre a confusão
Durante o jogo contra o Independiente, torcedores do time azul começaram a lançar objetos contundentes e projéteis contra a torcida local.
Torcedores chilenos invadiram o setor argentino, roubaram faixas, atiraram bombas e atearam fogo em objetos.
Em resposta, os torcedores do Rojo furaram o bloqueio policial e iniciaram uma briga generalizada que obrigou a suspensão do jogo. No momento, a partida estava em 1 a 1.
Vários chilenos ficaram encurralados, muitos foram espancados e até despidos. Os torcedores do Independiente foram evacuados e realocados para outros locais para evitar conflitos com os torcedores da U. Os que seguiram dentro do estádio foram agredidos pelos adversários.
CazéTV é da Rede Globo? Veja quem está por trás do canal de streaming