Comboios organizados pelo programa de alimentos da ONU partiram da Jordânia em direção ao território palestino Internacional, Ajuda humanitária, Faixa de Gaza, Gaza, Israel, Itália, Jordânia CNN Brasil
Comboios organizados pelo PMA (Programa Mundial de Alimentos) da ONU, transportando 700 toneladas de farinha da Jordânia, partiram na terça-feira (29) rumo a Gaza, informou o ministério das Relações Exteriores da Itália.
Segundo a pasta, a farinha estará pronta para entrega no território palestino até o final desta semana. Isso se soma às 800 toneladas financiadas pela Itália e já distribuídas pelo PMA nos últimos dias. Outras 450 toneladas devem ser enviadas a Gaza a partir da próxima semana, acrescentou a nota italiana.
O PMA informou na semana passada que a ajuda foi descarregada de seus caminhões para áreas de armazenamento por meio de dois pontos de passagem de fronteira, após o que caminhões dentro de Gaza precisaram buscá-la para transporte posterior.
A agência disse que, entre 19 e 25 de julho, pouco mais da metade dos seus pedidos de autorização para caminhões recolherem a ajuda foi aprovada.
Acrescentou que, uma vez carregada a ajuda alimentar, os comboios normalmente enfrentam atrasos, esperando até 46 horas antes de receber permissão para seguir por rotas aprovadas dentro de Gaza.
O PMA afirmou na semana passada que a quantidade de ajuda alimentar entregue ainda é uma fração do que a população de Gaza precisa para sobreviver.