By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Injeções com partículas de ouro restauram visão em ratos cegos, diz estudo 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Injeções com partículas de ouro restauram visão em ratos cegos, diz estudo 
outros

Injeções com partículas de ouro restauram visão em ratos cegos, diz estudo 

Última atualização: 9 de maio de 2025 06:15
Published 9 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Estudo propõe uso de sistema híbrido que combina injeções de partículas de ouro no olho com uso de óculos com dispositivo laser
Este conteúdo foi originalmente publicado em Injeções com partículas de ouro restauram visão em ratos cegos, diz estudo no site CNN Brasil.  Saúde, Cegueira, Ouro, Visão CNN Brasil

Contents
Leia maisMeningite: novos testes rápidos permitem diagnóstico em 1 horaPrejuízos da poluição sonora vão além da perda auditiva; entendaPílula anticoncepcional masculina entra em testes clínicos pela 1ª vezTestando a injeção de partículas de ouro na retinaComo utilizar a nova tecnologia em seres humanos?

Um estudo recente, que propõe a injeção de nanopartículas de ouro diretamente no olho, pode ser o primeiro passo em direção a uma cura virtual para certos tipos de cegueira, principalmente as causadas por deterioração da retina, como degeneração macular relacionada à idade e retinite pigmentosa.

No estudo, publicado na revista ACS Nano, os pesquisadores demonstraram que injeções de pó de ouro podem estimular o sistema visual e restaurar a visão em camundongos com distúrbios retinianos.

Leia mais

  • Meningite: novos testes rápidos permitem diagnóstico em 1 hora

    Meningite: novos testes rápidos permitem diagnóstico em 1 hora

  • Prejuízos da poluição sonora vão além da perda auditiva; entenda

    Prejuízos da poluição sonora vão além da perda auditiva; entenda

  • Pílula anticoncepcional masculina entra em testes clínicos pela 1ª vez

    Pílula anticoncepcional masculina entra em testes clínicos pela 1ª vez

A descoberta sugere um possível sistema de prótese visual, combinando a injeção intravítrea (entre o cristalino e a retina) de nanopartículas de ouro, com um dispositivo laser em óculos que, ao projetar feixes de luz no olho, ativam as nanopartículas que, por sua vez, estimulam as células neurais remanescentes da retina.

Em um comunicado, a primeira autora, Jiarui Nie, da Universidade de Brown, nos EUA, afirma: “Este é um novo tipo de prótese retiniana que tem o potencial de restaurar a visão perdida devido à degeneração retiniana, sem a necessidade de qualquer tipo de cirurgia complexa ou modificação genética”.

Conduzida por pesquisadores da Universidade de Brown, em Providence, nos EUA, a pesquisa revoluciona a forma como tratamos a cegueira, ao oferecer uma alternativa às próteses eletrônicas tradicionais. A técnica utiliza nanopartículas de ouro como miniconversores de luz em calor.

Testando a injeção de partículas de ouro na retina


O estudo combinou nanopartículas de ouro com luz infravermelha • Jiarui Nie et al., ACS Publications, 2025

As doenças da retina, como degeneração macular e retinite pigmentosa, atingem milhões de pessoas em todo o mundo, destruindo os fotorreceptores (bastonetes e cones), células especializadas que captam a luz e a convertem em impulsos elétricos. Sem elas, o cérebro não recebe a informação visual.

A nova técnica utiliza minúsculas partículas de ouro injetadas na retina que, ao receberem luz infravermelha, aquecem levemente e estimulam as células nervosas ainda funcionais. Contornando os fotorreceptores, o processo reativa o caminho neural da visão em pessoas com as demais células retinianas intactas.

Para testar a eficácia do seu sistema, os autores realizaram a abordagem em retinas de camundongos e também em animais vivos com distúrbios de retina. Usando um laser infravermelho, os pesquisadores projetaram padrões visuais em retinas já tratadas com as partículas de ouro.

Os resultados comprovaram que as células nervosas respondiam exatamente conforme os padrões projetados, sugerindo uma recepção visual funcional, sem que fossem observados efeitos colaterais, nem na solução de nanopartículas nem na estimulação a laser, conforme marcadores específicos.

Por meio de sondas, os pesquisadores observaram aumento da atividade no córtex visual dos roedores tratados, indicando que sinais visuais estavam sendo captados e processados pelo cérebro. O resultado sugere uma restauração parcial da visão, com potencial para futura aplicação em humanos.

Como utilizar a nova tecnologia em seres humanos?


A integração entre hardware e biologia promete redefinir o tratamento das deficiências visuais • Brown University

Para viabilizar o uso humano, os autores integraram as nanopartículas à retina e os lasers em óculos com câmeras. Estas captam imagens externas, convertendo-as em pulsos luminosos para estimular as partículas. A ideia é criar uma prótese visual, substituindo métodos cirúrgicos tradicionais.

Menos invasiva do que implantes oculares já aprovados pelo FDA, a nova tecnologia dispensa eletrodos implantados cirurgicamente, substituindo-os por injeções intravítreas, hoje um procedimento corriqueiro em oftalmologia. A solução elimina os riscos cirúrgicos e amplia a acessibilidade.

Além disso, o novo sistema tem algumas vantagens funcionais: enquanto implantes antigos se limitavam a 60 pixels, as nanopartículas recobrem toda a retina, restaurando integralmente o campo visual. E, por responderem à luz infravermelha, não interferem na visão remanescente do usuário.

Em testes preliminares, as partículas se mostraram estáveis na retina por meses, sem toxicidade significativa. “Comprovamos que estimulam o sistema visual com sucesso”, afirmou Nie. O próximo passo são ensaios clínicos para validar a tecnologia em humanos, prometem os autores.

Nie reconhece que, apesar dos resultados promissores, alguns ajustes são necessários antes de aplicações práticas. Para a engenheira biomédica, se bem-sucedida, a integração entre hardware e biologia pode redefinir o tratamento das deficiências visuais, de forma prática e revolucionária.

Entenda os riscos de coçar os olhos para sua visão

Este conteúdo foi originalmente publicado em Injeções com partículas de ouro restauram visão em ratos cegos, diz estudo no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

BBB 26: Breno e Marcelo protagonizam o primeiro beijo da edição 

Na Mira do Líder, show de Anitta e mais: veja destaques do 5º dia de BBB 26 

BBB 26: Ana Paula Renault confronta Pedro Henrique após polêmica com religião: “Fiz um trabalho para você”

Enquete BBB 26: Quem Alberto Cowboy vai indicar para o Paredão? Vote! 

Deputado Otoni declara apoio à Flávio Dino em decisão sobre emendas; entenda

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Lula defende nova governança mundial e diz que convidou Trump para COP30 

22 de agosto de 2025
Real Time Big Data: Rui Costa tem 26% para o Senado na BA; Coronel, 17% 
Maior da história: EUA aprovam pacote de armas de US$ 11,1 bi para Taiwan 
Esposa de Amado Batista rompe silêncio e nega término: “Melhor fase” 
PEC não resolve problema da segurança, diz Zema 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?