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INSS afirma que 1 milhão de segurados já pediram devolução de descontos 

Última atualização: 15 de maio de 2025 19:23
Published 15 de maio de 2025
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Pedidos de reembolso mais que dobram no 2º dia do serviço
Este conteúdo foi originalmente publicado em INSS afirma que 1 milhão de segurados já pediram devolução de descontos no site CNN Brasil.  Política, Fraude no INSS, INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Sindicato CNN Brasil

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Em novo balanço divulgado nesta quinta-feira (15), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que foram feitas 1.051.238 solicitações de reembolso de descontos não autorizados de entidades associativas, como associações e sindicatos.

Os números fechados às 17h desta quinta-feira (15) são relativos ao aplicativo “Meu INSS”.

A quantidade mais do que dobrou quando comparada à divulgada na última quarta-feira, quando o instituto contabilizou 480 mil pedidos. Desses, 473 mil atestaram não reconhecer vínculo com entidades ou terem autorizado os descontos. 

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Ainda de acordo com os novos dados, 17.963 usuários que consultaram os descontos afirmaram reconhecer e autorizar os repasses.

O número de cidadãos que acessaram o aplicativo, independente de solicitar ou não o reembolso, mais do que dobrou — foram cerca de 23 milhões de acessos computados pela autarquia. Na quarta, o a quantia foi de 8,5 milhões.

Ao todo, 41 entidades foram contestadas.

Em coletiva de imprensa, Gilberto Waller, presidente do INSS, declarou que ainda não há uma fonte financeira definida para os ressarcimentos. De acordo com ele, idealmente, as indenizações deveriam partir dos fraudadores.

Entenda

O INSS iniciou na última quarta-feira (14) a abertura dos pedidos de ressarcimento dos valores descontados indevidamente.

O serviço de solicitação de reembolso estará disponível no aplicativo “Meu INSS” e na “Central de Atendimento 135”. O aplicativo chegou a apresentar instabilidades pela manhã. Waller recomendou que os usuários “tenham calma”.

O próprio aplicativo encaminhará a contestação à associação ou sindicato informando que o aposentado ou pensionista não reconhece a cobrança.

A entidade terá até 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a autorização da cobrança. Caso não consiga, contará com mais 15 dias para realizar a devolução do valor.

A quantia não será depositada diretamente na conta dos aposentados ou pensionistas, como forma de proteger os dados bancários e prevenir novas fraudes.

O valor será restituído ao INSS, responsável por repassar o montante aos beneficiários.

Este conteúdo foi originalmente publicado em INSS afirma que 1 milhão de segurados já pediram devolução de descontos no site CNN Brasil.

 

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