O Distrito Federal recebeu 90 doses de antídoto para o tratamento de intoxicação por metanol. De acordo com o Ministério da Saúde, as ampolas distribuídas possuem etanol farmacêutico.
A ação integra as medidas que a pasta vem adotando diante dos casos suspeitos registrados no país.
Até agora, os dois casos monitorados foram descartados laboratorialmente, segundo informou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, à coluna Igor Gadelha.
Leia também
-
Metanol: Anvisa autoriza a importação de 2,6 mil frascos de antídoto
-
Exames de Hungria não detectaram metanol, diz ministro da Saúde
-
Metanol: depois da alta de Hungria, saiba como está a situação no DF
Casos investigados
O primeiro caso investigado no DF foi o do cantor Gustavo Hungria. O artista foi internado na quinta-feira (2/10), no Hospital DF Star, onde passou por sessões de hemodiálise. Ele recebeu alta no domingo (5/10), após apresentar melhora no quadro clínico.
Já o segundo caso é de um homem de 47 anos, identificado pelas iniciais C.S.S., que está internado na UTI do Hospital de Base, em estado grave e intubado.
Ele iniciou o tratamento na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Brazlândia, na sexta-feira (3/10), e, após a realização de exames, foi constatado que o paciente sofreu AVC hemorrágico extenso.
Fiscalização da Vigilância Sanitária
Entre domingo (5/10) e segunda (6/10), equipes da Vigilância Sanitária fiscalizaram 33 estabelecimentos em Planaltina e Santa Maria.
De acordo com informações da Secretaria de Saúde, três comércios foram autuados. Ao todo, 55 litros de bebidas foram apreendidos.
As ações realizadas no fim de semana, iniciadas na madrugada do dia 2 de outubro e encerradas na madrugada desta segunda-feira (6), fiscalizaram 174 estabelecimentos e resultaram na apreensão de 1.980 litros de bebidas e autuação de 37 locais.
Ao longo de 2025, a Vigilância Sanitária apreendeu 896 litros de produtos clandestinos em todo o DF, em 1.342 fiscalizações, que resultaram em 161 autuações.
A Secretaria de Saúde informou que vai seguir um cronograma intensificado nos próximos dias, alcançando diversas regiões administrativas, como Ceilândia, Vicente Pires, Sobradinho, São Sebastião, Planaltina e Santa Maria.