Primeiro-ministro Pedro Sánchez também afirmou que ataque dos EUA seria o fim da Otan Internacional, Donald Trump, Espanha, Estados Unidos, Groenlândia, Vladimir Putin CNN Brasil
O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou em entrevista publicada neste domingo (18) que uma invasão da Groenlândia pelos Estados Unidos “deixaria Putin o homem mais feliz do mundo”.
Sánchez disse que qualquer ação militar dos EUA contra a ilha ártica da Dinamarca prejudicaria a Otan, a aliança militar ocidental, e legitimaria a invasão da Ucrânia pela Rússia.
“Se nos concentrarmos na Groenlândia, devo dizer que uma invasão americana desse território deixaria Vladimir Putin o homem mais feliz do mundo. Por quê? Porque legitimaria sua tentativa de invasão da Ucrânia”, alertou ele em entrevista ao jornal La Vanguardia.
“Se os Estados Unidos usassem a força, seria o fim da Otan. Putin ficaria duplamente feliz”, adicionou
De toda forma, no sábado (17), o presidente Donald Trump pareceu mudar um pouco de posição em relação à Groenlândia, prometendo implementar uma série de tarifas sobre aliados europeus até que os Estados Unidos sejam autorizados a comprar a ilha.
Em uma publicação no Truth Social, Trump afirmou que tarifas de 10% entrarão em vigor em 1º de fevereiro sobre produtos da Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Holanda, Finlândia e Reino Unido — todos já sujeitos a tarifas impostas pelos EUA.
Essas taxas aumentariam para 25% em 1º de junho e permaneceriam em vigor até que um acordo fosse fechado para a compra da Groenlândia pelos EUA, escreveu Trump.
O presidente insistiu que não aceitará nada menos do que a posse da Groenlândia, um território autônomo da Dinamarca. Os líderes da Dinamarca e da Groenlândia insistiram que a ilha não está à venda e não deseja fazer parte dos Estados Unidos.
Entenda a história da Groenlândia e por que Trump quer a ilha

