By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Investida por transparência em emendas mantém Dino como personagem importante em 2026
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Investida por transparência em emendas mantém Dino como personagem importante em 2026
outros

Investida por transparência em emendas mantém Dino como personagem importante em 2026

Última atualização: 24 de outubro de 2025 15:46
Published 24 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Às portas das eleições de 2026, o ministro Flávio Dino deixou claro que continuará um personagem incômodo no mundo político, pois não dará trégua quanto ao uso inadequado de emendas parlamentares. Duas frentes estão em seu radar: o pente fino nos repasses passados, feitos entre 2020 e 2024, e a replicação por deputados estaduais e vereadores da opacidade na destinação das emendas – tal como ocorre no âmbito federal.

Contents
Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu emailInscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!  

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

A insistência do ministro pode gerar efeitos indesejados a políticos na proximidade das eleições: investigações e suspensão dos recursos. Vale lembrar que a estimativa dentro do Supremo Tribunal Federal é a de que existam pelo menos 80 parlamentares com inquéritos por desvio no uso de emendas.

O cerco às emendas do Legislativo local pode travar o uso das verbas destinadas por deputados estaduais e vereadores já no próximo ano – o que deve prejudicar o desempenho daqueles que contavam com os recursos para agradar o eleitorado e garantir um cargo público.

Dino condicionou a execução das emendas locais em 2026 – tanto orçamentária quanto financeira – à prestação de contas e transparência no uso do dinheiro pelos governos estaduais, distrital e prefeituras aos tribunais de contas. A mesma forma de atuação foi aplicada na esfera federal e as emendas ficaram retidas, causando conflito entre os poderes.

O ministro tem consciência de que falta transparência na distribuição das verbas e que dificilmente os entes terão tempo hábil para se adaptar antes do ano eleitoral. Em sua decisão, ele cita dados anexados nos autos pela Associação Contas Abertas, Transparência Brasil e Transparência Internacional que informam que apenas três dos 27 estados divulgam informações completas sobre as emendas. 23 estados divulgam apenas informações incompletas, enquanto um estado não fornece nenhuma informação considerada essencial. Nos municípios, a situação ainda é mais complicada.

Ainda segundo essas entidades, são distribuídos anualmente R$ 12 bilhões por emendas parlamentares estaduais, distritais e municipais.

Na esfera federal, Dino também continua sua investida. Ele não vai desistir de fiscalizar o uso das emendas parlamentares entre 2020 e 2024, mesmo com os inúmeros ofícios de órgãos de controle apontando as dificuldades dessa apuração. Segundo ele, pelo menos 35 mil emendas precisam de explicações.

Inscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!  

Em sua avaliação, não fiscalizar esses recursos é gerar uma espécie de anistia ao mau uso do dinheiro público. “É impossível abrirmos um tapete gigante e colocarmos embaixo”, disse o ministro nesta quinta-feira (23/10) durante uma audiência pública sobre o tema.

Dino admite avanços na esfera federal. Ele tem falado que o modelo de emendas saiu da Era Paleolítica e passou para a Idade Média desde as intervenções do STF, e a exigência da transparência para os demais entes demonstra que ele não vai recuar.

O certo é que mesmo fora do jogo eleitoral, Dino continua um personagem ativo e decisivo nos rumos da política brasileira e suas decisões podem ter impactos diretos em 2026.

You Might Also Like

Negocia-DF: transação tributária— onde estão os ganhos (e os riscos)

Temperaturas passam dos 30ºC em São Paulo neste fim de semana 

Diretor é exonerado após fazer tatuagem em serviço dentro de prédio público 

Política tarifária de Trump não tem estratégia, diz Kurgman à CNN 

Há uma bolha de IA e ela vai estourar? Especialistas respondem 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Papa Francisco rezou missa para 600 mil pessoas no Timor Leste em 2024 

21 de abril de 2025
Preta Gil deixa mais de 200 músicas; veja as mais tocadas da artista 
K-pop no Met Gala: Jennie, Lisa, Rosé e S.Coups marcam presença no evento 
Roberta Miranda se pronuncia após chutar homem que invadiu palco 
Operações de buscas e resgate começam em área afetada pelos incêndios nos EUA 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?