By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Irã ainda fabrica Peugeot 405, Mercedes Muriçoca e picape Nissan de 55 anos
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Irã ainda fabrica Peugeot 405, Mercedes Muriçoca e picape Nissan de 55 anos
outros

Irã ainda fabrica Peugeot 405, Mercedes Muriçoca e picape Nissan de 55 anos

Última atualização: 25 de junho de 2025 09:28
Published 25 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Em guerra com Israel desde o último dia 13, o Irã é o país mais populoso do Oriente Médio. São quase 90 milhões de habitantes em um território que tem aproximadamente o tamanho do estado do Amazonas. Também é, certamente, o país com a indústria automotiva mais peculiar do mundo.

  • Relacionadas
  • NotíciasB-2 Spirit: como é o avião invisível dos EUA usado para lançar bombas no Irã22 jun 2025 – 10h06
  • NotíciasDez carros velhos que continuam em produção ao redor do mundo25 jan 2025 – 07h01
  • NotíciasIrã terá cópia do velho Renault Logan para driblar sanções dos EUA16 nov 2020 – 16h11

O Irã está sob sanções econômicas dos Estados Unidos desde Revolução Iraniana de 1979  – e que foram ampliadas sucessivas vezes a partir de 1995. Sua indústria automotiva faz o que pode para tentar disfarçar que boa parte dos projetos de carros, picapes e caminhões que fabrica parou no tempo décadas atrás.

Zamyad Z24
Zamyad Z24Zamyad/Divulgação

Um retrato disso é o Zamyad Z24, que nada mais é do que o o Nissan Junior, um antepassado da Frontier que foi fabricado no Japão entre 1970 e 1982. A produção no Irã também começou em 1970, mas continua até hoje.

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

Até existe uma versão com visual menos datado – mais ao estilo dos anos 1990 – chamada Zamyad Shooka. Mas o visual original de 55 anos atrás segue em produção e os motores são os mesmos: ou o 2.4 a gasolina de 107 cv ou um 2.8 diesel de 93 cv.

IKCO Paykan
IKCO Paykan é um carro inglês dos anos 1960 que foi produzido até 2005IKCO/Divulgação
Continua após a publicidade

A IKCO (de “Iran Khodro”) é a maior e mais tradicional fabricante de carros do Irã e que ainda hoje fabrica velhos carros da. O mais inusitado é que essa relação começou por causa do Paykan, um Rootes Arrow/Hillman Hunter britânico que passou a ser montado no Irã sob licença em 1967. A produção local (exceto do motor) começou em meados dos anos 1970.

Peugeot Roa
Peugeot Roa era um Paykan disfarçado de 405IKCO/Divulgação

A Rootes era o braço britânico da Chrysler, que acabou sendo comprada pela Peugeot após quebrar, em 1978. Um ano depois, a produção do Hillman Hunter foi encerrada na Irlanda e todo o ferramental do motor foi transferido para o Irã, onde seguiu em produção até 2005. Àquela altura, porém, a Khodro já fabricava o Peugeot 405, o sucessor natural do Paykan.

IKCO Arisun
IKCO Arisun, a picape do Paykan com visual do Peugeot 405 e tração traseiraIKCO/Divulgação

Aquele mesmo Peugeot 405 que o mundo conheceu começou a ser fabricado no Irã em 1992 e só saiu de linha em 2024, com o visual original. O mais bizarro é que nesse meio tempo existiram os Peugeot RD e ROA, que eram nada mais do que o velho Paykan com uma carroceria copiada do 405. Ou seja, era um 405 com tração traseira e motor Hillman dos anos 1960. E essa arquitetura deu origem até mesmo a uma picape, a Arisun, que saiu de linha em 2021.

Continua após a publicidade

IKCO Dena
IKCO Dena Plus mantém a plataforma e motores do Peugeot 405 até hojeIKCO/Divulgação

O Peugeot 405 segue vivo até hoje no Irã, mas com outras carrocerias. É o caso do IKCO Dena Plus e do IKCO Soren Plus, que têm carrocerias mais modernas mas ainda usam a plataforma do Peugeot lançado há 38 anos.

IKCO Soren
IKCO Soren também tem base do 405, mas seu visual é mais antiquadoIKCO/Divulgação

Os motores usados pela IKCO até hoje, inclusive, são versões atualizadas do velho 1.6 TU5 da Peugeot. O aspirado tem 113 cv e o turbo tem 163 cv e ambos podem usar GNV. Essa atualização foi feita em parceria com uma empresa alemã e esteve focada em aumentar a eficiência e reduzir as emissões dos carros. Foi este o motivo, aliás, para o governo do Irã ter forçado a IKCO a encerrar a produção do Paykan e dos seus derivados nos últimos anos.

IKCO Runna
IKCO Runna é o Peugeot 206 Sedan com visual exclusivo para o Irã, mas também tem uma versão montada na Tunísia pela WallysIKCO/Divulgação
Continua após a publicidade

Outro Peugeot que ganhou sobrevida no Irã foi o 206 Sedan, hoje vendido como IKCO Runna com visual inspirado no Peugeot 301.

Iran Khodro 2624
Iran Khodro 2624 mantém até hoje o visual do velho Mercedes MuriçocaIKCO/Divulgação

A IKCO, ou melhor, a Iran Khodro Diesel também mantém vivos os Mercedes-Benz AGL, lançados na Alemanha em 1959. É um nome menos conhecido no Brasil, onde eram identificados como Mercedes L-1111 e L-1113, mas também tinham outras versões com mais força. O nome mais famoso, porém, é o apelido de Mercedes Muriçoca.

Iran Khodro 2624
Iran Khodro 2624IKCO/Divulgação

Esses caminhões, que no Brasil saíram de linha em 1989, seguem em produção no Irã ainda com o primeiro design – com faróis redondos.  As versões vendidas no mercado persa são as 1924 e 2624, sempre com o motor OM-355 LA de cinco cilindros. Como manter um projeto antigo por décadas a fio, trocaram bancos e volante e ainda instalaram o quadro de instrumentos dos últimos AGL brasileiros, e ainda instalaram pré-aquecimento do ar do motor, freios ABS e direção hidráulica. 

Continua após a publicidade

IKCO Tara
IKCO TaraIKCO/Divulgação

O próprio Peugeot 301 chegou a ser fabricado no Irã após a assinatura do tratado de não proliferação de armas nucleares. O termo levou à criação da joint-venture IKAP (Iran Khodro Automobile Peugeot), que previa a produção local do 301, do 208 e também do 2008.

IKCO Reera
IKCO Reera é um Peugeot 2008 da primeira geração com visual bem mais exóticoIKCO/Divulgação

Após o retorno das sanções, em 2018, a Peugeot deixou o negócio e a IKCO transformou o 301 no sedã Tara e o 2008 no Reera, que só foi lançado em 2024 com motor 1.7 turbo de 160 cv com câmbio automático de seis marchas – mas ainda existe um três-cilindros 1.3 turbo combinado com um dupla embreagem de sete marchas, ambos chineses.

Saipa Sahand
Saipa Sahand ainda usa a plataforma do Kia Pride de 1986Saipa/Divulgação
Continua após a publicidade

Outra grande fabricante persa é a Saipa, que até hoje vende carros baseados no Kia Pride de 1986. É o caso do hatch Saipa Quik e do sedã Saina, além do aventureiro Atlas e do sedã renovado Saipa Sahand. O motor é um 1.5 de 92 cv – que até pode ser combinado a um câmbio CVT.

Saipa Atlas
Saipa AtlasSaipa/Divulgação

A Saipa também é responsável por trazer à vida novamente a primeira geração do Renault Logan. As mesmas sanções que impediram os negócios da IKCO obrigaram a Saipa a interromper a produção do chamado Tondar 90 em 2019. Agora, modificaram todo o design do primeiro Logan e estão relançando ele como Saipa Cadila, com motores importados da Rússia – também baseados em projetos Renault feitos por lá antes das sanções dos EUA.

Saipa Cadila
Saipa CadilaReprodução/Internet
Saipa Cadila
Saipa CadilaSaipa/Divulgação
Publicidade

You Might Also Like

Moraes vota por pena de 17 anos a réu do 8 de janeiro que sentou na ‘cadeira do Xandão’

“Mundo da Lua”: atriz retorna à atuação após anos afastada das telas 

Atraso de cantor acaba em confusão e pancadaria durante festa de São João em Pernambuco; assista

Congresso consegue feito raro: unir Rui Costa e Fernando Haddad

STJ valida única CDA para execuções fiscais com débitos de anos distintos

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Sobrenome da ex? Marido agressor é obrigado a retirá-lo; saiba mais

28 de dezembro de 2024
Juliano Cazarré atualiza quadro após cirurgia: “Agora é se recuperar” 
Owen Wilson revela preparação para viver golfista em série da Apple 
Thiago Carpini abre o jogo sobre atacante “escanteado” no Vitória: “Não foi aquilo que a gente imaginava”
RB Bragantino surpreende Athletico-PR, e drama do rebaixamento segue até domingo 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?