Presidente americano busca acordo nuclear com país do Oriente Médio
Este conteúdo foi originalmente publicado em Irã diz que responderá carta de Trump somente após análise no site CNN Brasil. Internacional, Acordo nuclear, Ali Khamenei, Estados Unidos, Irã, Oriente Médio CNN Brasil
O Irã responderá ao convite do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para negociações após uma análise adequada, declarou o Ministério das Relações Exteriores nesta segunda-feira (17), acusando Washington de não corresponder ações com palavras.
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, e o presidente Masoud Pezeshkian rejeitaram a carta de Trump e as advertências públicas para negociações nucleares como “enganosas e intimidadoras”.
Mas o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Esmaeil Baghaei, informou que uma resposta diplomática estava em andamento.
“Até agora, não temos motivos para divulgar a carta (de Trump)… Nossa resposta será feita por meio de canais apropriados após análise completa”, afirmou Baghaei.
O porta-voz iraniano observou sinais contraditórios de Washington, que estava expressando prontidão para negociações, ao mesmo tempo, em que aplicava novas sanções à economia de Teerã.
“Negociações diplomáticas têm etiqueta em que cada lado deve reconhecer os interesses do outro e, mais importante, acreditar no cumprimento de seus compromissos”, acrescentou o porta-voz durante uma entrevista coletiva televisionada.
Ele continuou afirmando que, os americanos “não respeitam isso e usam a possibilidade de negociações como propaganda e ferramenta política”.
Durante seu primeiro mandato, Trump retirou os EUA de um acordo de 2015 entre o Irã e as principais potências que havia imposto limites rígidos às suas atividades nucleares em troca de alívio de sanções.
Depois que Trump se retirou em 2018 e reimpôs sanções, o Irã violou e ultrapassou em muito esses limites no desenvolvimento de seu programa nuclear.
As potências ocidentais acusam os iranianos de buscar armas nucleares enriquecendo urânio com até 60% de pureza, acima do que consideram justificável para um programa civil.
Teerã alega que o desenvolvimento de seu programa nuclear é para fins pacíficos e que respeita seus compromissos sob a lei internacional.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Irã diz que responderá carta de Trump somente após análise no site CNN Brasil.