Ação não representa ameaça ao “nosso amigo e fraterno vizinho”, disse Teerã Internacional, Conflito Oriente Médio, EUA, Irã, Israel CNN Brasil
Autoridades iranianas avisaram o Catar com antecedência sobre o ataque antes de lançar mísseis em direção a uma base militar dos Estados Unidos no país, disseram fontes à CNN.
Cerca de onze mísseis foram disparados pelo Irã nesta segunda-feira (23); dez em direção ao Catar e um ao Iraque.
A coordenação tinha como objetivo minimizar as baixas, disse a fonte.
O órgão iraniano de segurança máxima afirmou ao Catar que a ação não representa nenhuma ameaça ao “nosso amigo e fraterno vizinho”.
Em anonimato, autoridades disseram que o ataque iraniano foi realizado por mísseis balísticos de curto e médio alcance.
Uma autoridade americana disse à CNN que não tem conhecimento de feridos ou mortos nos EUA no suposto ataque à Base Aérea de Al Udeid.
O Ministério da Defesa do Catar informou na segunda-feira (23) que suas defesas aéreas interceptaram um ataque de mísseis iranianos à base aérea.
Governo Trump antecipou retaliação do Irã
O governo dos EUA previa que Teerã retaliaria após os ataques dos EUA às instalações nucleares iranianas no fim de semana, no entanto, o presidente americano não quer mais envolvimento militar na região, disse um funcionário da Casa Branca à CNN.
“Sabíamos que eles retaliariam. Eles tiveram uma resposta semelhante depois de Soleimani”, disse a autoridade, referindo-se a Qasem Soleimani, o comandante iraniano morto em um ataque aéreo dos EUA em 2020.
A autoridade disse que as avaliações iniciais eram de que os mísseis disparados pelos iranianos não atingiram os alvos pretendidos.
O Ministério da Defesa do Catar afirmou que defesas aéreas do país interceptaram um ataque de mísseis iranianos à base aérea americana no país.

