By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Irã: Intensidade de protestos indicam fissuras no regime, diz especialista 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Irã: Intensidade de protestos indicam fissuras no regime, diz especialista 
outros

Irã: Intensidade de protestos indicam fissuras no regime, diz especialista 

Última atualização: 14 de janeiro de 2026 12:20
Published 14 de janeiro de 2026
Compartilhe
Compartilhe

Segundo Augusto Teixeira, professor de Defesa e Segurança Internacional, em entrevista ao CNN Prime Time, a duração e intensidade dos protestos mostram que o controle interno do governo está sendo erodido  Internacional, -transcricao-de-videos-, China, Estados Unidos, geopolítica, Guerras e conflitos, Irã, Israel, Manifestações, Oriente Médio, Rússia CNN Brasil

Contents
Leia MaisAnálise: Por que os EUA querem mudança de regime no IrãProfessor: Forças internas do Irã não têm capacidade de derrubar o regimeAnálise: Regime do Irã tenta sobrevivem com aumento da repressãoQueda de poder e legitimidadePossível reforma interna

A persistência e a intensidade das manifestações que ocorrem atualmente no Irã demonstram que o regime islâmico está enfrentando importantes fissuras em sua estrutura de poder, segundo avaliação do professor de Defesa e Segurança Internacional, Augusto Teixeira, em entrevista ao CNN Prime Time.

“É muito improvável pensar no Irã como algo semelhante ao ocorrido no Iraque em 2003. Não obstante, os Estados Unidos tem meios para realização de incursões terrestres, ampla destruição por meio de bombardeios”, apontou o professor: “Mas, o Irã é um país mais robusto com estrutura militar relativamente preservada, cuja sociedade civil é complexa”.

Segundo o especialista, o fato de os protestos estarem acontecendo em quase todo o território iraniano, mesmo sob um regime que reprime violentamente manifestações públicas, é um indicativo claro de que a capacidade de controle interno do governo está sendo significativamente erodida.

Leia Mais

  • Análise: Por que os EUA querem mudança de regime no Irã

    Análise: Por que os EUA querem mudança de regime no Irã

  • Professor: Forças internas do Irã não têm capacidade de derrubar o regime

    Professor: Forças internas do Irã não têm capacidade de derrubar o regime

  • Análise: Regime do Irã tenta sobrevivem com aumento da repressão

    Análise: Regime do Irã tenta sobrevivem com aumento da repressão

“A própria existência das manifestações e a sua duração e intensidade, somada ao fato de ocorrer em quase todo o Irã, demonstram que o regime está apresentando importantes fissuras”, afirmou Teixeira.

Queda de poder e legitimidade

O professor destacou que, nos últimos 25 anos, o Irã construiu uma imagem de potência regional com liderança alternativa no Oriente Médio, especialmente dentro do campo xiita, capaz de rivalizar com os Estados Unidos, Arábia Saudita e Israel. No entanto, essa imagem sofreu um golpe significativo após o conflito com Israel no ano passado, que culminou com um ataque americano contra instalações do programa nuclear iraniano.

“A guerra de 12 dias ocorrida no ano passado entre Irã e Israel, que culminou com o ataque americano contra o programa nuclear iraniano, demonstrou um processo muito acelerado de queda de poder militar, de queda de legitimidade e, obviamente, a queda do mito do Irã como uma grande potência regional”, explicou Augusto Teixeira.

O especialista mencionou que, com esse ataque, o país viu Israel voando com relativa liberdade no espaço aéreo iraniano, demonstrando superioridade militar em vários momentos da campanha.

Outro fator que contribui para a desestabilização do regime é a situação econômica do país. Teixeira lembrou que o Irã é um dos países mais sancionados do mundo, atrás apenas da Rússia, e que as sanções impostas há muito tempo, combinadas com a insistence do governo em manter seu programa nuclear, tornaram a vida dos iranianos ainda mais difícil.

Possível reforma interna

Apesar das fissuras evidentes, o professor ressaltou que não necessariamente haverá uma queda do regime, mas sim uma possibilidade de reformas internas. “Essas manifestações, em grande medida puxadas pela classe média, demonstram que o regime não apenas apresenta fissuras importantes, como é uma oportunidade plausível para que o aparato do regime altere, não necessariamente com que ele caia, mas que ele possa talvez se reformar por dentro”, avaliou.

Sobre uma possível intervenção dos Estados Unidos no Irã, Teixeira considera improvável um cenário semelhante ao ocorrido no Iraque em 2003. Ele acredita que uma eventual ação americana seria direcionada a alvos estratégicos ou de alto valor, como a liderança política e militar do país, buscando colapsar sua estrutura de comando.

O especialista também comentou sobre o papel da Rússia e da China nesse contexto geopolítico, destacando que, apesar das relações com o Irã, não existe uma aliança formal entre esses países. “Não é possível afirmar a existência de uma aliança propriamente dita, como Estados Unidos e Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul”, explicou, acrescentando que a relação com a China é principalmente pragmática, voltada à venda de material bélico e aquisição de commodities.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

 

You Might Also Like

Buraco negro supermassivo “expulsa” resto de estrela despedaçada; entenda 

Pinguins são mortos por espécie que estava ameaçada de extinção local 

Na 1ª sessão do STF em 2026, ministros reagem a ataques; veja declarações 

Nova ferramenta de IA reacende temores e mercado recalcula rota 

Brasil perde espaço no PIB global por entraves fiscais e na produtividade 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Flagra: BYD segue em testes com sua picape média compacta para encarar a Toro

28 de outubro de 2025
“Volta Por Cima”: saiba o que esperar do último capítulo 
Jovem de 20 anos mata namorado a facadas na Bahia após ele se recusar a mostrar mensagens em celular
Quem era Erlan Bastos? Jornalista morreu aos 32 anos neste sábado (17)
Paulistão 2025: veja os confrontos das semifinais 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?