Trump afirmou na terça-feira (1º) que o país “concordou com as condições necessárias” para finalizar um acordo; Netanyahu deve se encontrar com o líder americano na próxima semana Internacional, Benjamin Netanyahu, Donald Trump, Estados Unidos, Faixa de Gaza, Hamas, Israel CNN Brasil
Israel ainda não aprovou uma nova proposta para um cessar-fogo de 60 dias com o Hamas na Faixa de Gaza, segundo uma fonte israelense familiarizada com o assunto, um dia após autoridades do Catar terem apresentado uma nova proposta tanto ao Hamas quanto a Israel.
A proposta do Catar, apoiada pela Casa Branca, baseia-se em um esboço anterior do enviado especial de Trump, Steve Witkoff, segundo informações da CNN fornecidas pela fonte israelense.
O presidente americano, Donald Trump, afirmou na terça-feira (1º) que Israel “concordou com as condições necessárias” para finalizar um acordo de cessar-fogo.
Essas condições, no entanto, referem-se ao esboço anterior de Witkoff, que previa a libertação de cinco reféns israelenses vivos pelo Hamas no início do acordo e mais cinco uma semana depois, disse a fonte.
A diferença entre as duas propostas gira em torno de cronogramas e garantias para o fim da guerra, que têm sido os pontos críticos de impasse em negociações anteriores.
A fonte não ofereceu detalhes sobre a nova redação da proposta sobre garantias para acabar com o conflito.
O grupo palestino exigiu que qualquer acordo inclua o fim permanente das hostilidades, uma condição que Israel não está disposto a aceitar.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, deve se encontrar com Trump na segunda-feira (7) na Casa Branca. Os dois líderes discutirão a proposta durante o encontro, segundo a fonte.
O líder americano declarou na terça-feira (1º) que seria “muito firme” nas discussões com o premiê na próxima semana sobre o fim da guerra em Gaza, afirmando acreditar que Netanyahu deseja encerrar o conflito de 20 meses.
O israelense pode enviar uma delegação para participar das negociações de cessar-fogo após seu encontro com Trump, acrescentou a fonte.