By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Israel convoca milhares de reservistas e planeja expandir ofensiva em Gaza 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Israel convoca milhares de reservistas e planeja expandir ofensiva em Gaza 
outros

Israel convoca milhares de reservistas e planeja expandir ofensiva em Gaza 

Última atualização: 4 de maio de 2025 20:53
Published 4 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Medida vem em meio ao fracasso das negociações por um cessar-fogo
Este conteúdo foi originalmente publicado em Israel convoca milhares de reservistas e planeja expandir ofensiva em Gaza no site CNN Brasil.  Internacional, Faixa de Gaza, Hamas, Israel CNN Brasil

Contents
Leia MaisNetanyahu promete resposta após ataque de Houthis contra aeroportoIsrael ataca duas cidades na Síria, diz agência estatal síriaDonald Trump celebra início turbulento de governo

O exército israelense mobilizará milhares de reservistas nos próximos dias, em um plano expansão da ofensiva em Gaza, enquanto as negociações para garantir um cessar-fogo fracassam.

A convocação ocorre após relatos de que o Chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel, tenente-general Eyal Zamir, apresentou na sexta-feira um plano para intensificar a pressão sobre Hamas ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e ao ministro da Defesa Israel Katz.

A emissora pública de Israel, Kan 11, relatou que o plano de Zamir incluía a ordem de retirada de civis palestinos do norte e centro de Gaza antes da expansão das operações nessas áreas, refletindo táticas usadas no início deste ano em Rafah, no sul do enclave.

Leia Mais

  • Netanyahu promete resposta após ataque de Houthis contra aeroporto

    Netanyahu promete resposta após ataque de Houthis contra aeroporto

  • Israel ataca duas cidades na Síria, diz agência estatal síria

    Israel ataca duas cidades na Síria, diz agência estatal síria

  • Donald Trump celebra início turbulento de governo

    Donald Trump celebra início turbulento de governo

Falando no domingo, Zamir disse: “Esta semana, estamos emitindo milhares de ordens aos nossos reservistas para intensificar e expandir nossa operação em Gaza. Estamos aumentando a pressão para que nosso pessoal retorne e derrote o Hamas.”

O chefe do Exército israelense acrescentou que os militares “operariam em áreas adicionais e destruiriam todas as infraestruturas acima e abaixo do solo”.

A notícia gerou preocupação entre as famílias dos 59 reféns israelenses ainda mantidos pelo Hamas em Gaza. A maioria das vítimas foi sequestrada durante o ataque mortal do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023, que desencadeou 18 meses de bombardeios israelenses que mataram mais de 50 mil pessoas em Gaza.

No que descreveu como um apelo “urgente e sincero”, a sede do Fórum de Reféns e Famílias Desaparecidas alertou no sábado que “qualquer escalada nos combates colocará os reféns — tanto os vivos quanto os mortos — em perigo imediato”.

“A grande maioria do público israelense vê o retorno dos reféns como a maior prioridade moral da nação”, acrescentou.

As negociações para garantir a libertação dos reféns restantes estão paralisadas há semanas.

As conversas mediadas pelo Egito e pelo Catar fracassaram repetidamente. O Hamas exige um cessar-fogo permanente e a retirada total de Israel de Gaza, enquanto Israel acusa o Hamas de rejeitar “ofertas razoáveis”.

A esperança de uma resolução diplomática pareceu diminuir ainda mais no fim de semana, quando Netanyahu acusou os mediadores do Catar de “jogar dos dois lados” nas negociações e pediu ao estado do Golfo que “decida se está do lado da civilização ou se está do lado da barbárie do Hamas”, alegando que Israel está lutando “uma guerra justa com meios justos” em Gaza.

Não está claro o que motivou a afirmação de Netanyahu, mas a declaração ocorre após relatos na mídia israelense de que o Catar pressionou o Hamas a rejeitar uma proposta egípcia de acordo de cessar-fogo.

O Catar rejeitou a alegação no domingo, classificando-a como uma distorção de seus esforços diplomáticos e acusando Israel de usar a ajuda humanitária como uma “ferramenta de coerção política”, enquanto o bloqueio israelense total ao fornecimento de ajuda humanitária ao enclave palestino entra em seu terceiro mês . “É este realmente o modelo de ‘civilização’ que está sendo promovido?”, escreveu o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Majed Al Ansari, em uma publicação no X.

“Uma questão legítima deve ser levantada: a libertação de nada menos que 138 reféns foi conseguida por meio das chamadas operações militares ‘justas’ ou pela mesma mediação que agora está sendo injustamente criticada e minada?”, acrescentou.

Na quinta-feira, Netanyahu afirmou explicitamente pela primeira vez que derrotar os inimigos de Israel era mais importante do que garantir a libertação dos reféns restantes, em declarações que provocaram reações negativas de representantes de suas famílias. Anteriormente, ele havia descrito derrotar o Hamas e garantir a libertação dos reféns como os principais objetivos da guerra de Israel em Gaza.

Enquanto isso, o Gabinete do Primeiro Ministro anunciou no sábado que estava remarcando a visita de Netanyahu ao Azerbaijão de 7 a 11 de maio “para uma data posterior”.

Citando uma “intensa agenda diplomática e de segurança”, disse que a mudança ocorreu após “acontecimentos em Gaza e na Síria”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Israel convoca milhares de reservistas e planeja expandir ofensiva em Gaza no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Pediatra é atacada por 10 cães de rua na Asa Norte e pede socorro

Ofertas do dia: smart TVs da LG e Samsung com até 48% de desconto

Análise: Senadores terão de romper barreira ao diálogo 

Análise: Ações de montadoras japonesas disparam após acordo com EUA 

O Brasil no jogo da responsabilidade das apostas

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Oscar 2025: entenda como funciona a seleção de joias para o tapete vermelho 

25 de fevereiro de 2025
Bolsas na Europa sobem com sinais de alívio comercial e emprego nos EUA 
Taxa de homicídio cai, mas violência matou 45,7 mil no Brasil em 2023 
PSV reembolsará torcedores após goleada sofrida na Champions 
Atlético-MG dá show e goleia Iquique pela Sul-Americana 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?