By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Israel lança panfletos ordenando saída de civis da Cidade de Gaza 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Israel lança panfletos ordenando saída de civis da Cidade de Gaza 
outros

Israel lança panfletos ordenando saída de civis da Cidade de Gaza 

Última atualização: 9 de setembro de 2025 06:48
Published 9 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Moradores afirmam que não há lugar seguro para se deslocarem  Internacional, Faixa de Gaza, Gaza, Guerra Oriente Médio, Hamas, Israel CNN Brasil

Contents
Leia MaisAtaque aéreo de Israel destrói prédio na Cidade de Gaza; Veja vídeoFlotilha humanitária rumo a Gaza diz que barco foi atingido por droneIsrael promete “furacão poderoso” em Gaza para forçar rendição do Hamas“Furacão poderoso”Crítica internacional

Palestinos que vivem nas ruínas da Cidade de Gaza receberam panfletos israelenses na terça-feira (9) ordenando que saíssem, depois que Israel disse que estava prestes a destruir a área em um ataque para acabar com o Hamas.

Moradores da cidade, que abrigava um milhão de palestinos antes da guerra, esperam um ataque há semanas, desde que o governo israelense elaborou um plano para eliminar o Hamas no que ele diz serem os últimos redutos do grupo armado.

“Eu digo aos moradores de Gaza: aproveitem esta oportunidade e me ouçam com atenção: vocês foram avisados ​​— saiam daí! “, disse o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.

Leia Mais

  • Ataque aéreo de Israel destrói prédio na Cidade de Gaza; Veja vídeo

    Ataque aéreo de Israel destrói prédio na Cidade de Gaza; Veja vídeo

  • Flotilha humanitária rumo a Gaza diz que barco foi atingido por drone

    Flotilha humanitária rumo a Gaza diz que barco foi atingido por drone

  • Israel promete "furacão poderoso" em Gaza para forçar rendição do Hamas

    Israel promete “furacão poderoso” em Gaza para forçar rendição do Hamas

O exército israelense lançou panfletos com ordens de retirada sobre moradores que estavam em meio aos escombros da Cidade de Gaza, onde bombardeou torres residenciais nos últimos dias.

As ordens de retirada causaram pânico e confusão entre os moradores do maior centro urbano da Faixa de Gaza, que afirmam não haver lugar seguro para escapar dos bombardeios e de uma crise humanitária. Alguns disseram que não teriam escolha a não ser partir para o sul, mas muitos disseram que ficariam e não havia sinais imediatos de um êxodo em massa.

“Apesar do bombardeio na semana passada, resisti em partir, mas agora irei ficar com minha filha”, disse Um Mohammad, 55 anos, mãe de seis filhos , por mensagem de texto .

As autoridades de saúde em Gaza anunciaram que retirariam as pessoas dos dois principais hospitais operacionais da Cidade de Gaza, Al-Shifa e Al-Ahli, acrescentando que os médicos não deixariam os pacientes sem atendimento.

A maioria dos moradores de Gaza já foi deslocada várias vezes desde que a guerra começou em outubro de 2023, quando combatentes liderados pelo Hamas atacaram Israel, matando 1.200 pessoas e fazendo 251 reféns, de acordo com contagens israelenses.

O ataque militar subsequente de Israel matou mais de 64 mil palestinos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza. Quase toda a população foi deslocada internamente, grande parte do território está em ruínas e a crise de fome se agravou consideravelmente nos últimos meses.

O exército israelense instruiu os moradores da Cidade de Gaza a se deslocarem para uma “zona humanitária” designada na área já superlotada de Al-Mawasi, ao longo da costa sul, onde milhares de palestinos já estão abrigados em tendas. Israel também bombardeia regularmente o sul.

Um Samed, uma mãe de cinco filhos de 59 anos, disse que a escolha agora era entre “ficar e morrer em casa, na Cidade de Gaza, ou seguir as ordens de Israel e deixar Gaza e morrer no sul”.

“Furacão poderoso”

O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, disse na segunda-feira que os militares desencadeariam um “furacão poderoso ” que destruiria Gaza se o Hamas não libertasse os últimos reféns que mantém e se rendesse.

Israel convocou dezenas de milhares de reservistas para uma operação terrestre. Netanyahu disse que as forças israelenses estavam se organizando e se reunindo na Cidade de Gaza.

A operação em larga escala ainda não está prevista para começar na próxima semana, e nenhum novo avanço de tanques para aprofundar a ofensiva terrestre foi relatado até o momento na terça-feira (9). Forças israelenses operam nos arredores da Cidade de Gaza desde o mês passado, e os militares afirmam já estar no controle de 40% da cidade.

Lançar o novo ataque israelense poderia complicar os esforços de cessar-fogo para encerrar a guerra de quase dois anos. As esperanças estavam depositadas em esforços de mediação para alcançar um cessar-fogo que frustrasse o plano de Israel.

O Ministério da Saúde de Gaza apelou à comunidade internacional para proteger os hospitais da Cidade de Gaza, alertando para “uma catástrofe humanitária que ameaça a vida de milhares de pacientes e feridos”.

Crítica internacional

Vários países europeus, irritados com o bombardeio israelense em Gaza, disseram que reconhecerão o Estado palestino neste mês, quando a Assembleia Geral das Nações Unidas se reunir em Nova York. Israel e seu principal aliado, os Estados Unidos, rejeitam as medidas de reconhecimento.

Críticos internacionais dizem que o plano de Israel, que inclui a desmilitarização de toda a faixa enquanto Israel assume o controle da segurança, pode piorar a situação humanitária dos 2,2 milhões de palestinos que vivem lá.

Israel tem sofrido pressão de nações árabes e ocidentais por sua conduta na guerra em Gaza. Um monitor global da fome, apoiado pelas Nações Unidas, declarou fome em áreas como a Cidade de Gaza.

Netanyahu afirma que Israel não tem escolha a não ser concluir o trabalho e derrotar o Hamas, visto que o grupo militante se recusou a depor as armas. O Hamas afirma que não se desarmará a menos que um Estado palestino independente seja estabelecido e não libertará todos os reféns sem um acordo que ponha fim à guerra.

Uma flotilha que busca romper o bloqueio naval israelense e levar ajuda a Gaza informou na terça-feira que um de seus principais barcos foi atingido por um drone em um porto na Tunísia, embora todos os seis passageiros e tripulantes estejam em segurança. A flotilha inclui a ativista sueca Greta Thunberg, que em uma tentativa anterior de chegar a Gaza em junho foi capturada no mar por Israel e deportada.

 

You Might Also Like

O pão e o circo de sempre

Congresso quer agilidade do STF na ação sobre volta de doações privadas 

Com vitória do Botafogo-SP, Volta Redonda é rebaixado para a Série C 

Ex-número 2 do mundo, tenista Ons Jabeur anuncia gravidez 

Cachorro é levado após descer de carro em Salvador; família faz apelo pela devolução

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Entenda o que é a USAID, agência que pode ser fechada pelo governo Trump 

3 de fevereiro de 2025
Trecho de avenida afunda após forte chuva em Aracaju (SE)  
Sthe Matos curte lua de mel com Kevi Jonny em Dubai; confira
Petista diz ter acionado Conselho Tutelar por bebê levada a ato na Câmara 
Relembre a passagem de Neymar no Al-Hilal após sete jogos e um gol 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?