By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Israel vai deslocar palestinos para o sul de Gaza para nova ofensiva 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Israel vai deslocar palestinos para o sul de Gaza para nova ofensiva 
outros

Israel vai deslocar palestinos para o sul de Gaza para nova ofensiva 

Última atualização: 16 de agosto de 2025 21:39
Published 16 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Exército israelense prepara ataque à Cidade de Gaza, a qual considera o “último reduto do Hamas”  Internacional, Benjamin Netanyahu, Faixa de Gaza, Gaza, Israel CNN Brasil

Contents
Leia MaisAcordo de paz com a Rússia pode ser melhor que cessar-fogo, diz AlemanhaMelania Trump pede proteção das crianças sequestradas em carta para PutinTrump diz a Zelensky que Putin quer mais da Ucrânia e incentiva acordoEntenda o conflito na Faixa de Gaza

Os moradores de Gaza receberão tendas e outros equipamentos de abrigo a partir de domingo (17), antes de serem realocados das zonas de combate para o sul do território palestino, “para garantir a segurança deles”, informou o exército israelense no sábado (16).

Isso ocorre poucos dias depois de Israel anunciar a intenção de lançar uma nova ofensiva para tomar o controle do norte da Cidade de Gaza, o maior centro urbano do enclave, em um plano que gerou preocupação internacional sobre o destino da faixa devastada, onde vivem cerca de 2,2 milhões de pessoas.

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu afirmou no último domingo (10) que, antes de lançar a ofensiva, a população civil será enviada para o que ele chamou de “zonas seguras” da Cidade de Gaza, que ele definiu como o último reduto do Hamas.

Os equipamentos de abrigo serão transferidos pelo cruzamento de Kerem Shalom, no sul de Gaza, pela Organização das Nações Unidas e outras organizações internacionais de ajuda humanitária, após inspeção por pessoal do ministério da Defesa, informou o exército.

Um porta-voz do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários expressou preocupação com os planos de Israel de realocar pessoas para o sul de Gaza, afirmando que isso só aumentaria o sofrimento.

Mas o órgão da ONU saudou o reconhecimento de Israel de que abrigo é uma necessidade desesperadora e que tendas e outros equipamentos de abrigo serão novamente permitidos em Gaza. “A ONU e seus parceiros aproveitarão a oportunidade que isso abre”, disse o porta-voz.

A ONU alertou na quinta-feira (14) que milhares de famílias, já vivendo em condições humanitárias terríveis, podem ser levadas ao limite se o plano para a Cidade de Gaza avançar.

Autoridades palestinas e da ONU afirmaram que nenhum lugar no enclave é seguro, incluindo as áreas do sul de Gaza para onde Israel tem ordenado a mudança dos moradores.

Leia Mais

  • Acordo de paz com a Rússia pode ser melhor que cessar-fogo, diz Alemanha

    Acordo de paz com a Rússia pode ser melhor que cessar-fogo, diz Alemanha

  • Melania Trump pede proteção das crianças sequestradas em carta para Putin

    Melania Trump pede proteção das crianças sequestradas em carta para Putin

  • Trump diz a Zelensky que Putin quer mais da Ucrânia e incentiva acordo

    Trump diz a Zelensky que Putin quer mais da Ucrânia e incentiva acordo

O exército israelense se recusou a comentar quando perguntado se os equipamentos de abrigo eram destinados à população da Cidade de Gaza, estimada em cerca de um milhão de pessoas atualmente, e se o local para o qual serão realocados no sul de Gaza seria a região de Rafah, que faz fronteira com o Egito.

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, disse no sábado que os planos para a nova ofensiva ainda estão sendo formulados.

A facção militante palestina Jihad Islâmica, aliada do Hamas, declarou que o anúncio do exército “como parte do seu ataque brutal para ocupar a Cidade de Gaza, é um escárnio flagrante e descarado às convenções internacionais.”

No entanto, as forças israelenses já aumentaram as operações nos arredores da Cidade de Gaza na última semana. Moradores dos bairros de Zeitoun e Shejaia relataram intenso fogo aéreo e de tanques israelenses.

Os moradores também relataram explosões durante todo o dia, resultado do bombardeio de tanques israelenses contra casas nas partes leste do bairro.

Na sexta-feira (15), o exército israelense informou que iniciou uma nova operação em Zeitoun para localizar explosivos, destruir túneis e matar militantes na área.

Entenda o conflito na Faixa de Gaza

A guerra na Faixa de Gaza começou em 7 outubro de 2023, depois que o Hamas lançou um ataque terrorista contra Israel. Combatentes do grupo radical palestino mataram 1.200 pessoas e sequestraram 251 reféns naquele dia.

Então, tropas israelenses deram início a uma grande ofensiva com bombardeios e por terra para tentar recuperar os reféns e acabar com o comando do Hamas.

Os combates resultaram na devastação do território palestino e no deslocamento de cerca de 1,9 milhão de pessoas, o equivalente a mais de 80% da população total da Faixa de Gaza, segundo a UNRWA (Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos).

Desde o início da guerra, pelo menos 61 mil palestinos foram mortos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza. O ministério, controlado pelo Hamas, não distingue entre civis e combatentes do grupo na contagem, mas afirma que mais da metade dos mortos são mulheres e crianças.

Israel afirma que pelo menos 20 mil são combatentes do grupo radical.

Parte dos reféns foi recuperada por meio de dois acordos de cessar-fogo, enquanto uma minoria foi recuperada por meio das ações militares.

Autoridades acreditam que cerca de 50 reféns ainda estejam em Gaza, sendo que cerca de 20 deles estariam vivos.Enquanto a guerra avança, a situação humanitária se agrava a cada dia no território palestino. De acordo com a ONU, passa de mil o número de pessoas que foram mortas tentando conseguir alimentos, desde o mês de maio, quando Israel mudou o sistema de distribuição de suprimentos na Faixa de Gaza.

Com a fome generalizada pela falta da entrada de assistência na Faixa de Gaza, os relatos de pessoas morrendo por inanição são diários. Israel afirma que a guerra pode parar assim que o Hamas se render, e o grupo radical demanda melhora na situação em Gaza para que o diálogo seja retomado.

 

You Might Also Like

Di María abre o jogo sobre chances de Messi jogar a Copa do Mundo de 2026 

Quem é Laufey, cantora que se tornou sensação nas redes sociais 

Alcaraz vence Zverev e encara Sinner na final do Cincinnati Open 

Mega-Sena: duas apostas do DF acertam a quina e faturam R$ 40,1 mil

Cidade de Gaza pede intervenção internacional contra deslocamento forçado 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

BC autoriza mudança de controle societário do Safra, após saída de Esther 

4 de agosto de 2025
Torcedores de Fortaleza e Ceará protagonizam briga generalizada antes do clássico; veja vídeo
BBB 25: irmãos Hypolito discutem; “Eu irei sim te interromper!”, brada Diego
Embraer assina contrato com Holanda para Sistema de Evacuação Aeromédica 
Negociação entre Mercosul e UE foi concluída e há texto de comum acordo, diz chanceler do Uruguai 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?