Paapa Essiedu e outros nomes do cinema britânico assinaram uma carta em apoio à comunidade trans após decisão da Suprema Corte Britânica
Este conteúdo foi originalmente publicado em J. K. Rowling não demitirá ator de Harry Potter que apoiou causa trans no site CNN Brasil. Entretenimento, #CNNPop, Harry Potter, JK Rowling, Transfobia CNN Brasil
J. K. Rowling se manifestou após inúmeros fãs de “Harry Potter” pedirem a demissão do ator Paapa Essiedu, escalado como Severo Snape na nova série da HBO.
Em abril, Essiedu e outros nomes do cinema britânico assinaram uma carta de apoio à comunidade trans após decisão da Suprema Corte do Reino Unido, que mudou a definição legal de mulher baseada no sexo biológico — o que exclui as mulheres transexuais.
Em seu perfil no X (antigo Twitter), a autora afirmou que não tem poder para isso, e também não o faria. “Eu não tenho poder de demitir um ator da série e eu não faria isso se o tivesse. Eu não acredito em demitir pessoas de seus trabalhos ou retirar o sustento de alguém porque eles não tem opiniões legalmente protegidas que são diferente das minhas”, escreveu.
I don’t have the power to sack an actor from the series and I wouldn’t exercise it if I did. I don’t believe in taking away people’s jobs or livelihoods because they hold legally protected beliefs that differ from mine. pic.twitter.com/nKcAl3gcvO
— J.K. Rowling (@jk_rowling) May 5, 2025
Nos últimos anos, a autora deu inúmeras declarações transfóbicas nas redes sociais, e também têm financiado projetos que apoiam atos de transfobia. Durante a decisão da Suprema Corte em abril, Rowling fez uma doação de mais de 70 mil libras (cerca de R$ 530 mil) para apoiar o projeto contra pessoas trans.
Ela também criticou os atores dos filmes antigos de “Harry Potter” por apoiarem publicamente a luta por direitos das pessoas trans, além de outros falas discriminatórias sobre o público LGBTQIAPN+. Em 2023, J. K. Rowling usou as redes sociais para contrariar uma imagem que dizia: “Repita conosco: mulheres trans são mulheres”.
Pedro Pascal sobre J.K. Rowling em meio polêmica: “Horrível e nojenta”
Este conteúdo foi originalmente publicado em J. K. Rowling não demitirá ator de Harry Potter que apoiou causa trans no site CNN Brasil.