A partir desta quinta (21), os mercados globais se voltarão ao tradicional evento americano; presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, discursará na sexta, penúltimo dia do evento Macroeconomia, CNN Brasil Money, Estados Unidos, EUA, Federal Reserve, Jackson Hole, Jerome Powell, Juros CNN Brasil
Entre quinta-feira (21) e sábado (23), os mercados globais irão se voltar a um evento anual importante em uma pequena vila nos Estados Unidos. O Jackson Hole, como é popularmente conhecido, reunirá economistas, acadêmicos, participantes do mercado financeiro, além de representantes do governo americano.
O Simpósio de Política Econômica do Fed (Federal Reserve), banco central dos Estados Unidos, é uma das mais antigas conferências dos bancos centrais e acontece justamente em Jackson Hole, uma vila no estado norte-americano de Wyoming.
Neste ano, a 48ª edição do simpósio tem como tema “Mercados de Trabalho em Transição: Demografia, Produtividade e Política Macroeconômica”.
O principal destaque da programação é o discurso de Jerome Powell, presidente do Fed, agendada para sexta-feira (22), penúltimo dia do evento.
Especialmente em 2025, em meio à política comercial de Trump e divulgação de dados econômicos dos EUA, os mercados devem acompanhar o discurso de Powell com maior atenção.
Investidores têm precificado uma alta chance de o Fed retomar os cortes de juros em setembro, segundo dados da LSEG, o que tem impactado os mercados nos últimos dias.
Qual a origem e importância do Jackson Hole?
O Jackson Hole ocorre desde 1978, com o objetivo de promover debates sobre questões econômicas e políticas globais. O evento conta com representantes de bancos centrais do mundo inteiro, membros do governo americano, economistas e pessoas do mercado financeiro.
O primeiro simpósio do Fed teve como tema “Comércio Agrícola Mundial: O Potencial para o Crescimento” e aconteceu em Kansas City, uma cidade no Missouri, nos EUA, segundo informações do Fed de Kansas City.
Poucos anos depois, em 1982, o evento foi transferido para sua atual localização, em Jackson Hole. Foi também neste ano que o então presidente do Fed de Kansas City convidou o presidente do Fed à época, Paul Volcker, para participar de um simpósio.
Com isso, o evento passou a contar com a presença de sucessores do Fed e autoridades de bancos centrais do mundo todo nos anos seguintes.
Mais recentemente, em 2022, o evento ganhou destaque por diversidade participativa. No 45º ano do Jackson Hole, quase 30% dos participantes do simpósio e mais de 40% dos palestrantes eram mulheres.
Entenda o destino dos dólares arrecadados pelas tarifas de Trump

