Fala acontece após grupo de países pedir mudança de cidade-sede da conferência, devido aos preços das hospedagens praticados na capital paraense Negócios, CNN Brasil Money, COP30, estilo-cnn-money, Jader Filho CNN Brasil
Ministro das Cidades e paraense, Jader Filho disse em entrevista a jornalistas no Seminário Esfera Infra, que acontece no Recife neste sábado (9), que “não existe possibilidade” de a COP30 deixar de ter Belém, capital paraense, como sede. A conferência climática está marcada para novembro.
A fala de Jader Filho acontece após um grupo de mais de vinte países pedir oficialmente a mudança de cidade-sede da conferência, devido aos preços das hospedagens praticados na capital paraense.
“Não existe essa possibilidade [de COP deixar Belém]. Estamos no processo de discussão sobre preços de hospedagens em Belém, mas isso já está avançando por parte do governo federal e do estado”, disse.
“Garanto que esta vai ser a COP mais importante de todas elas, em que vamos discutir a Amazônia. Será oportunidade para falar da Amazônia dentro de uma cidade amazônica, entendendo seus problemas, mas também suas potencialidades”, completou.
Em meio à pressão por preços elevados de hospedagens em Belém, a UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) convocou uma reunião com representantes da secretaria extraordinária do governo brasileiro para a COP30.
A convocação da reunião atende à pressão de um grupo de países africanos, que têm reclamado da “falta de inclusão” da COP30. O encontro foi marcado para o dia 14 de agosto.
Eventos climáticos geram perda de US$ 84 bi a seguradoras em 2025

