By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Jaecoo 7 quer ser novo SUV híbrido plug-in contra Haval H6 e Song Plus
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Jaecoo 7 quer ser novo SUV híbrido plug-in contra Haval H6 e Song Plus
outros

Jaecoo 7 quer ser novo SUV híbrido plug-in contra Haval H6 e Song Plus

Última atualização: 10 de março de 2025 10:01
Published 10 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O segmento dos SUVs médios parece ser um porto seguro para as fabricantes chinesas estreantes. É onde estão os GWM Haval H6 e BYD Song Plus, opções de SUVs híbridos plug-in onde as marcas tradicionais têm modelos com motor a combustão ou híbridos plenos.

Contents
Copia, mas não faz igualCadastro efetuado com sucesso!Complexidades mecânicasTeste – Jaecoo 7 PHEVFicha Técnica – Jaecoo 7 PHEV

O Jaecoo 7 quer entrar na disputa por esse mercado, bem na faixa de preço dos R$ 240.000, até o final de março. No entanto, já tivemos a oportunidade de testar um dos carros que vieram para o Brasil para o processo de homologação.

O Jaecoo 7 é mais familiar do que parece. Não pelo design que remete à linguagem de estilo do Range Rover Velar, mas pela plataforma. Ele nasce na mesma base do Chery Tiggo 7 Pro, que estreou em versão híbrida plug-in recentemente. A mecânica deles, porém, é diferente.

Jaecoo 7
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Primeiro, é importante saber que a Jaecoo é uma das marcas da Chery Global e está ajustando os últimos detalhes para estrear no Brasil em uma operação conjunta com outra marca do grupo, a Omoda. As duas existem apenas fora da China e, no Brasil, compartilharão 50 concessionárias nos principais centros urbanos brasileiros já no momento de estreia. A operação é totalmente independente da Caoa Chery.

  • Relacionadas
  • NotíciasOmoda & Jaecoo inicia vendas em março com 50 lojas e terá carro nacional em 202520 fev 2025 – 13h02
  • TestesGWM Haval H6 PHEV19 e BYD Song Plus 2025: comparamos as versões com novas baterias19 ago 2024 – 20h08
  • SegredoOmoda e Jaecoo estreiam até março e querem produção nacional ainda em 202528 jan 2025 – 15h01

Contudo, os carros das duas marcas foram desenvolvidos pela mesma empresa. Não por acaso, o Jaecoo 7 tem praticamente as mesmas dimensões do Tiggo 7 Pro: são 4,50 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,67 m de altura e 2,67 m de entre-eixos.

Continua após a publicidade

Copia, mas não faz igual

Jaecoo 7
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

O que cada marca fez a partir daí resultou em carros bem diferentes. O Jaecoo 7 tem mecânica híbrida plug-in mais avançada que a do Tiggo 7 Pro. Seu motor 1.5 turbo tem injeção direta, os motores elétricos têm mais potência (204 cv contra 170 cv) e sua bateria de 18,2 kWh aceita recarga rápida de até 42 kW, podendo recarregar completamente em menos de meia hora. Enquanto o Chery tem 317 cv, o Jaecoo tem 339 cv.

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

A clara inspiração nos carros da Range Rover confere ao Jaecoo 7 linhas mais retas e limpas, com cromados apenas nos filetes verticais na enorme grade de aspecto quadrado. Por outro lado, o que o carro tem de original acaba sendo ofuscado.

Jaecoo 7
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Aquilo que parecem ser faróis rentes ao capô são apenas leds diurnos, pois os faróis, full-led, ficam nas laterais do para-choque em peças divididas. Ainda tem pequenos faróis de neblina, também de leds, bem na base do para-choque.

Visto de perfil, o Jaecoo 7 também tem maçanetas retráteis e teto flutuante, porque todas as colunas são pretas. E ainda tem o vinco que começa nas luzes de leds mas se dissipa nas portas traseiras – no Velar, o vinco vai até as lanternas traseiras. As rodas são aro 19 e têm capas com função aerodinâmica.

Jaecoo 7
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
Jaecoo 7
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

As lanternas traseiras não avançam sobre a lateral e há uma seção refletiva vertical logo abaixo. Mas o Jaecoo 7 tem lanternas interligadas por uma barra e a marca do carro está dentro dela. A diferença para um Range Rover é ter a barra iluminada, porque até a posição da placa é igual. O SUV da Jaecoo reproduziu até o limpador traseiro embutido no aerofólio.

Continua após a publicidade

A cabine do Jaecoo 7 é até foge ao normal dos carros chineses, mas ainda têm referências aos Range Rover. São as saídas de ar-condicionado disfarçadas entre as aletas que vão de ponta a ponta do painel e o miolo do volante, idêntico ao de um Range Rover. Mas o painel é mais vertical, é predominantemente preto e a faixa central tem um plástico com aspecto e textura que imita mármore bruto. É interessante e também está nas portas.

Jaecoo 7
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Toda a parte superior do painel e das quatro portas têm revestimento macio e de boa qualidade. Os puxadores ainda têm um material sintético mais áspero, que lembra nobuck, de bom aspecto. O console tem porta-copos, um outro compartimento na parte inferior e, também, dentro do apoio de braços – com direito a refrigeração. Ainda tem uma base de carregamento sem fio no console.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

As telas também merecem destaque. A do quadro de instrumentos tem boa resolução e apresentação das informações (ainda em inglês), e é complementada pelo head-up display. À frente do quadro de instrumentos há sensores e câmeras que monitoram o olhar do motorista e alerta distrações com aviso sonoro e no quadro de instrumentos.

Continua após a publicidade
Jaecoo 7
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

A central multimídia é representada pela tela de 14,8″ vertical. É mais larga e muito mais funcional que outras telas verticais.

A interface se destaca por si só, por ser rápida e ter acesso rápido, à medida do possível, às suas funções, configurações e aos controles do ar-condicionado. Além disso, tanto o Android Auto quanto o Apple Carplay têm acesso sem fio e podem ocupar a tela inteira,. No caso da interface com aparelhos Android, é possível dividir a tela entre dois apps. Ao deslizar o dedo para cima, surge um menu de acesso rápido.

Jaecoo 7
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
Jaecoo 7
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

A tela é boa e não trava, mas o carro ainda depende um tanto desta tela. É necessário navegar por ela para descobrir funções interessantes para um caro deste segmento, como a ventilação (para os dianteiros) ou o aquecimento dos bancos (para quatro ocupantes) ou mudar a cor da iluminação ambiente, mas também para coisas mais banais, como ajustar os retrovisores (o controle é feito pelo volante) ou escolher uma das memórias de posição do banco do motorista (os dois dianteiros são elétricos).

Curioso é o sistema de câmeras de visão 540°. O Jaecoo não burla a geometria, mas mostra os arredores do carro com uma visão 360° e também mostra 180° à frente por outro na mesma tela.

Jaecoo 7
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

São raros os botões. Nas portas, existem apenas os dos vidros elétricos. No console, há botão do pisca-alerta, de modo automático do ar-condicionado e acessos aos modos de condução e funcionamento do carro. E é bom tomar cuidado para não apertá-los ao colocar um copo ou garrafa no console.

Nem botão de partida o Jaecoo 7 tem: para ligar, basta estar com a chave e pisar no freio. Para desligar, é só parar, colocar o câmbio em parking e sair do carro, ele vai trancar quando o motorista se distanciar. A propósito, nas versões híbridas do Jaecoo 7 o seletor de marcha está na haste direita atrás do volante, como nos Mercedes e como em outros tantos carros chineses.

Jaecoo 7
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
Jaecoo 7
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
Jaecoo 7
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

O Jaecoo 7 tem bom espaço traseiro, com sobra para as pernas e cabeça. No entanto, o assento poderia ser um pouco mais elevado. Quem senta ali ainda pode aproveitar o encosto de braço retrátil, duas portas USB e uma saída de ar-condicionado. Sim, só uma: será necessário escolher para qual lado o ar fresco irá. O porta-malas tem abertura elétrica, mas é pequeno: a marca divulga 340 litros de capacidade.

Complexidades mecânicas

Os híbridos plug-in da Chery com esta plataforma usam câmbio DHT, um conjunto que integra dois motores elétricos com três marchas físicas. É a interação entre os dois motores elétricos e o motor a combustão resultam em 9 modos de funcionamento e 11 marchas possíveis, fazendo com que o carro busque a melhor combinação para cada situação.

Jaecoo 7
Motor 1.5 turbo à esquerda e o câmbio DHT à direitaFernando Pires/Quatro Rodas

No Jaecoo 7, o motor 1.5 turbo com injeção direta gera 135 cv e os motores elétricos somam 204 cv. A marca declara potência combinada de 339 cv e torque 52 kgfm, um número surpreendente para um carro de tração dianteira. Mas no uso e em nosso teste ele não demonstra tanta força.

Jaecoo 7
O Jaecoo 7 PHEV aceita recarga rápida, assim como o Haval H6. O Tiggo 7 Pro PHEV só tem recarga lentaFernando Pires/Quatro Rodas

Em modo elétrico, a bateria de 18,2 kWh proporciona cerca de 70 km de autonomia elétrica (o número do Inmetro não foi divulgado), mas é em modo de funcionamento híbrido que o Jaecoo 7 demonstra melhor seu funcionamento.

Quase sempre o motor a combustão atua dando suporte ao motor elétrico em acelerações mais fortes ou em velocidades mais altas. Como os motores elétricos são os mais fortes, o motor a gasolina pode entrar em funcionamento só para gerar eletricidade. O motor 1.5 fica mais presente conforme a bateria vai descarregando, mas não chega a ser ruidoso dentro da cabine.

Jaecoo 7
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
Jaecoo 7
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

O problema está em algumas transições entre os motores ou trocas de marcha do câmbio DHT – é difícil dizer, pois não há como monitorar a combinação mecânica. A questão é que nota-se um forte tranco, cujo momento pode depender da programação do carro. Pode ser por volta dos 60 km/h ou por volta dos 80 km/h.

Consultada, a Jaecoo disse que este tranco é uma característica apenas da unidade testada e que poderíamos prosseguir para os testes de desempenho. Mas é um ponto que observaremos após o lançamento.

Jaecoo 7
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Fato é que o desempenho foi mais modesto do que os 339 cv sugerem. O Jaecoo 7 precisou de 8,4 segundos para chegar aos 100 km/h, bem distante dos 7,2 segundos do GWM Haval H6 PHEV19 (326 cv) e mais próximo dos 8,8 segundos do BYD Song Plus, que tem 235 cv. Essa comparação também vale para as retomadas: o Jaecoo só é mais rápido que o Song Plus na passagem de 40 a 80 km/h, precisando de 3,83 s contra 4,28 s do BYD.

Em compensação, o Jaecoo 7 freia melhor e se mostrou mais silencioso que os futuros rivais. Quanto ao consumo, registrou médias de 17,1 km/l em ciclo urbano e 16,9 km/l em ciclo rodoviário. É mais econômico na estrada e empata com o GWM na cidade, mas o BYD faz 18,1 km/l.

Jaecoo 7
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Por fim, vale deixar um registro sobre a suspensão, ainda que tenham feito algumas mudanças na calibração dos carros que serão vendidos. O comportamento dinâmico desta unidade do Jaecoo 7 é muito parecido com o de um Tiggo 7 Pro. Até absorve algumas ondulações no asfalto e é bem estável na estrada, mas as molas fazem o carro ser mais firme em outras situações e a carroceria ainda inclina um tanto nas curvas. Mas nenhum dos seus rivais tem suspensão perfeita.

A lista de equipamentos de série do Jaecoo 7 incluirá piloto automático adaptativo com stop & go, assistente de faixa, alerta de pontos cegos, alerta de colisão e frenagem de emergência, mas alguns destes sistemas não estavam funcionando na unidade testada. O SUV ainda tem seis airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e um enorme teto solar panorâmico.

Teste – Jaecoo 7 PHEV

Aceleração
0 a 100 km/h 8,4 s
0 a 1.000 m 30,17 – 170 km/h
Velocidade máxima n/d*
Retomadas
D 40 a 80 km/h 3,8 s
D 60 a 100 km/h 5,1 s
D 80 a 120 km/h 6,9 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 13,9/24,3/56,6 m
Consumo
Urbano 17,1 km/l
Rodoviário 16,9 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx. – / – dBA
80/120 km/h 61,2/65,5 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 99 km/h
Rotação do motor a 100 km/h em D –
Volante 2,5 voltas
SEU Bolso
Preço estimado R$ 240.000

Ficha Técnica – Jaecoo 7 PHEV

Motores: gas., diant., 4 cil., 16V, 1.497 cm³, 135 cv; elétricoS, diant., 204 cv; potência total, 339 cv; torque total, 52 kgfm
Bateria: 18,2 kWh
Recarga: máx. 42 kW (DC)
Câmbio: DHT com 3 marchas físicas, tração diant.
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.) e multilink (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.) e disco sólido (tras.)
Rodas e pneus: 235/50 R19
Peso: N/D
Dimensões: compr., 450 cm; larg., 186,5 cm; alt., 167; entre-eixos, 267,2 cm; porta-malas, 340 l; tanque de combustível, 60 l

03_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
06_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
02_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
04_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
01_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
05_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
22_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
25_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
29_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
34_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
30_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
31_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
24_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
27_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
26_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
07_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
12_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
11_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
10_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
08_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
19_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
21_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
20_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
37_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
23_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
18_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
16_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
17_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
15_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
38_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
14_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
09_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
13_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
35_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
28_jaecoo7_ Fernando PiresQuatro Rodas
Publicidade

You Might Also Like

Major reformado da PM mata próprio filho por não aceitar fim do casamento

Filho de Gugu Liberato revela plano para virar comunicador: “Tenho trabalhado bastante”

PGFN lança edital de transação para débitos de até R$ 45 milhões

Pai convida filha de 14 anos para curtir férias e estupra garota

Veja momento em que pré-candidato à presidência da Colômbia é atingido por tiros

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Thiaguinho e Carol Peixinho anunciam nome do filho e explicam seu significado após chá revelação

24 de abril de 2025
Coreia do Norte sofre baixas em massa na guerra da Ucrânia, dizem Estados Unidos 
Madrasta usou brinquedo e induziu enteada a se afogar em máquina de lavar 
Homem é morto em operação da polícia após criminosos destruírem delegacia a tiros
Paredes São de Vidro: O protagonismo do STF nas pautas criminais
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?