Vice de Trump assistiu celebração na Basília de São Pedro; papa Francisco não esteve no evento por motivos de saúde
Este conteúdo foi originalmente publicado em JD Vance e família participam de missa da Sexta-feira Santa no Vaticano no site CNN Brasil. Internacional, Igreja Católica, Papa Francisco, Vaticano CNN Brasil
O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, participou de uma cerimônia na Basílica de São Pedro para a Sexta-feira Santa, o dia em que os cristãos marcam a crucificação de Jesus.
O político, que se tornou católico em 2019, foi visto estava acompanhado da esposa Usha e dos três filhos pequenos.
A celebração foi liderada pelo cardeal Claudio Gugerotti. O papa Francisco não participou do evento. O pontífice tem limitando as aparições públicas por ordem médica enquanto se recupera de uma pneumonia dupla.
Divergências entre JD Vance e papa Francisco
JD Vance e o papa já tiveram divergências sobre o tema da imigração, um tema que Francisco tem como uma das prioridades de seu pontificado.
O pontífice criticou duramente os planos do governo Trump de deportar milhões de imigrantes nos EUA, chamando a política de “desgraça”.
Já JD Vance defendeu a política e citou o ensino católico da era medieval para justificar a repressão à imigração.
Francisco refutou o conceito teológico que Vance usou para defender a repressão em uma carta aberta aos bispos católicos dos EUA sobre o governo Trump em fevereiro, e chamou o plano de Trump de uma “grande crise” para os EUA.
“O que é construído com base na força, e não na verdade sobre a igual dignidade de todo ser humano, começa mal e terminará mal”, disse o papa.
Reuniões no Vaticano
Vance deve ter uma reunião formal no Vaticano no sábado (19) com o cardeal Pietro Parolin, a autoridade mais sênior da Igreja depois do papa. Não se espera que Francisco participe.
As autoridades católicas dos EUA também criticaram os cortes do governo Trump na ajuda externa e nos programas de bem-estar domésticos.
Este conteúdo foi originalmente publicado em JD Vance e família participam de missa da Sexta-feira Santa no Vaticano no site CNN Brasil.