Desde seu lançamento, em 2021, o Jeep Commander acumula quase 8.000 unidades exportadas, distribuídas entre 14 países da América Latina. Agora, como parte de uma estratégia mais ampla, em que a Stellantis busca otimizar a capacidade da fábrica de Goiana (PE), o SUV de sete lugares também passa a ser enviado para países do Oriente Médio.
A previsão é que mais de 500 unidades do Jeep Commander sejam enviadas ainda em 2025 por meio do Porto de Suape, em Pernambuco, para seis novos destinos: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã, Catar, Kuwait e Bahrein.
Apesar de tradicionalmente concentradas em países da América Latina, as exportações de veículos brasileiros para o Oriente Médio têm apresentado crescimento nos últimos anos. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o desenvolvimento de acordos comerciais existentes ou novos contribui para que a região se torne um destino relevante para automóveis, caminhões e autopeças produzidos no Brasil.

Exportações para o Oriente Médio ainda estão no imaginário do brasileiro, pois entre as décadas de 1980 e 1990, a Volkswagen obteve sucesso com a exportação do Passat, Voyage, Parati e Saveiro, produzidos em São Bernardo do Campo e Taubaté, para a região. O mais marcante, porém, foi o Passat LSE, mais conhecido como “Passat Iraque“, que tem uma série de alterações específicas para aquele mercado e que acabou sendo vendido no Brasil.
No cenário atual, o movimento reforça Suape como um corredor logístico vital para a Stellantis no Nordeste. Além de produtos da fábrica pernambucana da Jeep, que também produz modelos da Fiat e da Ram, o porto tem sido utilizado também para a exportação de veículos da Fiat produzidos em Betim — apesar da distância entre o Pernambuco e Minas Gerais.
A operação faz sentido uma vez que as cegonhas que levam os carros de Goiana para serem distribuídos a partir de Betim (MG) não retornam vazias de Minas Gerais. No primeiro semestre de 2025, mais de 39.000 veículos produzidos por marcas do grupo foram exportadas a partir do Suape. Em julho, o volume de embarques de veículos da Stellantis ultrapassou 14.500 unidades.
Não foram informadas em quais configurações ou versões o Jeep Commander será exportado. No mercado nacional, o modelo acaba de passar por uma atualização de meia vida para a linha 2026, sendo oferecido com três motorizações turbo distintas — flex, diesel e gasolina. Todas as versões têm configuração de sete passageiros e contam com pacote de assistência à condução de nível 2 (ADAS), com recursos como piloto automático adaptativo e frenagem automática de emergência, como conteúdo de série.