O Jeep Compass começa 2026 com uma novidade. A versão topo de linha Blackhawk passa a adotar o motor Hurricane 2.0 Turboflex, que agora aceita etanol e gasolina. Até então, esse conjunto era oferecido apenas na configuração movida exclusivamente a gasolina.
Desenvolvido pela engenharia da Stellantis na América do Sul, o motor Hurricane 2.0 Turboflex entrega 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. O conjunto é sempre associado à transmissão automática de nove marchas e à tração integral sob demanda, o que garante aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e velocidade máxima de 228 km/h.

Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, o Compass Blackhawk Flex faz 6 km/l na cidade e 7,6 km/l com etanol. Em comparação, com gasolina, o SUV registra 8,5 km/l e 11 km/l, respectivamente. Com tanque de 55 litros, a autonomia teórica máxima em estrada, utilizando gasolina, chega a 605 km. Utilizando etanol, a autonomia teórica máxima seria de 418 km.
Para viabilizar o uso do etanol sem comprometer durabilidade e desempenho, o motor recebeu modificações específicas. Entre elas estão novas velas de ignição, injetores e bombas de combustível, além de recalibração do sistema de admissão e do turbocompressor.
Na linha 2026, o Compass Blackhawk segue posicionado como a opção mais cara entre as versões flex e mantém o pacote tecnológico já conhecido. O modelo traz de série sete airbags e sistemas avançados de assistência à condução de nível 2, como assistente ativo de direção, que combina centralização em faixa com piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas e monitoramento de ponto cego.
No conforto, o SUV oferece teto solar panorâmico, porta-malas com abertura elétrica por sensor de presença, bancos com ajustes elétricos para motorista e passageiro e rodas de liga leve de 19 polegadas com pneus 235/45.
A lista de conectividade inclui central multimídia com o sistema Adventure Intelligence Plus, que reúne serviços conectados, Wi-Fi a bordo e integração com a assistente virtual Alexa.
Modificar o motor 2.0 Hurricane para que seja flex evitará um aumento nos impostos do carro. O novo sistema de cálculo do IPI, divulgado pelo governo em julho passado, determina que um carro paga uma alíquota base de 6,3%, recebendo descontos ou aumentos seguindo alguns requisitos. Os automóveis movidos puramente a gasolina recebem um acréscimo de 6,5% no imposto, enquanto os carros flex tem variação de 0%.
O Jeep Compass Blackhawk Flex 2026 chega às concessionárias com preço sugerido de R$ 274.290. Assim como as demais versões da linha, o modelo conta com garantia de fábrica de cinco anos.


