O Jeep Renegade sobreviveu no mercado europeu durante 11 anos ininterruptos, mas a chegada do irmão menor, Avenger, em uma plataforma mais moderna (STLA Medium) o tornou dispensável na linha Jeep.
A linha da marca mantém a presença tanto do Avenger, que pode ser elétrico com 156 cv, híbrido leve de 48V ou a combustão com motor 1.2 Pure Tech, quanto com o Compass que também tem versões a combustão, híbrido leve e híbrido plug-in.
O Renegade já tinha sido descontinuado no fim 2023 nos EUA e Canadá e era esperado que o próximo passo fosse sair de linha também nos países da Europa. Afinal, a marca já havia anunciado que o SUV compacto não teria mais uma nova geração a curto prazo. Um porta-voz da marca confirmou a notícia ao veículo alemão Auto Motor und Sport, que também revelou que um sucessor para o Renegade não está previsto, pelo menos por enquanto.

Neste ano, o Jeep Renegade teve a maior queda nas vendas na Espanha: com 546 unidades vendidas até julho, ficou atrás das 944 unidades do Compass e muito atrás das 4.697 unidades do Avenger.
“Para se adaptar às mudanças na dinâmica do mercado, às preferências dos clientes e às mudanças regulatórias, a Jeep decidiu descontinuar a atual linha de modelos Renegade na Europa”, disse o executivo da marca. É o fim da vida do Renegade por lá.

Segundo o portal alemão, em breve a Europa deverá ter novidades como Jeep Recon e o novo Grand Cherokee.
E no Brasil?
Os R$ 30 bilhões de investimentos anunciados pela Stellantis serão usados em todas as fábricas e marcas do grupo no Brasil. Para a Jeep, este aporte dará origem a um quarto modelo nacional, o Avenger, que chega em 2026.

Havia uma expectativa de que ele acabasse substituindo o Renegade, o que não será o caso. A Stellantis afirmou que o SUV compacto não sairá de linha com a chegada do Avenger. A segunda geração do Renegade esta confirmada como um produto global para 2027. Espera-se que a Stellantis mude a plataforma, trocando a atual Small Wide pela STLA Small. Mais versátil, ela permitirá que o Renegade tenha versões a combustão, híbridas e elétricas.