Tenista simboliza a estratégia da XP, que conecta disciplina esportiva à lógica de longo prazo dos investimentos Esportes, Investimento, João Fonseca, Marketing Esportivo, XP. CNN Brasil
A XP , uma das maiores instituições financeiras do Brasil, lançou na última sexta-feira (23), uma nova campanha com o tenista João Fonseca como protagonista, veiculada em canais digitais e canais de TV por assinatura. A marca aposta em uma abordagem diferente do que é habitualmente adotado em suas campanhas. Com uma peça sensível, emocional e narrativa que transmite o orgulho de ser brasileiro, reforça valores que unem o esporte e o investimento: visão de longo prazo, disciplina e superação.
O filme da campanha mostra cenas emocionantes de treinos, bastidores e competições, com direção de Felipe Mansur e produção assinada pela equipe interna da XP. A escolha por João Fonseca vem de um encontro anterior. Em 2023, Guilherme Benchimol, fundador e presidente do conselho da XP, assistiu a uma partida do jovem atleta em Wimbledon. Após conversas com os pais do atleta, nasceu uma relação de longo prazo pautada em confiança e propósito compartilhado, resultando agora em uma campanha que destaca o talento esportivo e insere a trajetória de João em uma narrativa maior sobre o papel transformador do investimento.
“Ter a XP ao meu lado nessa jornada significa muito para mim. O tênis é um esporte de dedicação, disciplina e é uma jornada de longo prazo. São valores que se conectam muito com a XP. Desde que comecei a jogar sinto um orgulho enorme em levar o nome do Brasil mundo afora, o mais longe possível. Saber que tenho esse apoio me dá ainda mais força para seguir evoluindo, dentro e fora das quadras”, conta João Fonseca, que vem colecionando conquistas expressivas no circuito mundial.
Esporte como metáfora de superação e oportunidade
Com a iniciativa, a empresa reforça atributos como dedicação, identidade nacional e visão de longo prazo, em comum no mundo dos esportes e investimentos. A campanha integra um movimento mais amplo da XP, que também mantém parcerias com ligas como NFL e NBA no Brasil, além do circuito Live Run! XP e o Itanhangá Golf Clube, onde João treina.
Na avaliação de Benchimol, essa conexão entre marca e atleta é mais do que uma ação de imagem: “Acreditamos no poder do esporte para inspirar e transformar vidas, e o João é uma potência, que nos faz sentir orgulho do nosso país. Ele é um atleta que personifica a força, a dedicação e o talento brasileiro no cenário mundial. Assim como no tênis, no mundo dos investimentos a disciplina e o planejamento estratégico fazem toda a diferença. Estamos aqui para garantir que mais brasileiros tenham acesso a oportunidades e possam construir um futuro sólido”, afirma.
Ao investir em trajetórias como a de João Fonseca, a XP aposta na força simbólica do esporte para inspirar o país a reconhecer e acreditar em seu próprio potencial.