Tamanho da pista e qualidade do gelo são problemas apontados pela NHL, que cogita barrar retorno de seus jogadores à competição depois de 10 anos Outros Esportes, CNN Esportes, NHL, outros esportes CNN Brasil
Os jogadores da NHL, maior liga de hóquei no mundo, podem não participar das próximas Olimpíadas de Inverno, em Milão, se considerarem que a qualidade do gelo não é segura, disse o vice-comissário da organização, Bill Daly.
O evento, que começa em fevereiro do ano que vem, teria o retorno de jogadores da liga pela primeira vez desde 2014. Mas dois problemas surgiram em relação à Arena Santagiulia, onde ocorrerão as competições de hóquei masculino e feminino: o tamanho da pista e a qualidade do gelo.
Segundo o The Athletic, a pista de 60 metros (196,85 pés x 85,3 pés) por 26 metros, aprovada pela Federação Internacional de Hóquei no Gelo (IIHF), é mais de um metro mais curta que os 200 pés exigidos na NHL.
Embora a pista de Milão seja um pouco mais larga que as especificações da NHL, muitos estão preocupados que isso não compense o comprimento menor, considerando a frequência de colisões em alta velocidade que fazem parte do esporte.
A IIHF rebateu as preocupações afirmando que as dimensões, mesmo diferentes de uma pista típica da NHL, coincidem com as regulamentações da Federação, sendo iguais às usadas nos Jogos de Pequim, em 2022.
“Estão totalmente alinhadas com as dimensões exigidas pela NHL como parte das especificações de arenas da Global Series”, disse a IIHF em comunicado divulgado pela Fundação Milano Cortina.
“Todos os envolvidos — IIHF, Comitê Organizador, NHL, NHLPA, COI e as autoridades locais do local — concordam que as diferenças nas especificações da pista são insignificantes e não devem impactar a segurança ou a qualidade do jogo”, completou a nota.
Qualidade do gelo também preocupa
Problemas de construção na Arena Santagiulia atrasaram sua conclusão para 2 de fevereiro, apenas três dias antes do início do torneio de hóquei feminino, com testes no novo local previstos apenas para 9 a 11 de janeiro.
Ron Hainsey, diretor executivo assistente da NHLPA, disse ao Sportsnet no sábado (06) que os jogadores estão mais preocupados com a qualidade do gelo do que com o tamanho da pista.
Isso porque, como parte da Global Series da NHL, a liga fez dois jogos bem sucedidos da temporada regular na Avicii Arena, em Estocolmo, arena com dimensões semelhantes às da Santagiulia.
“A saúde e a segurança dos nossos jogadores em qualquer superfície não serão comprometidas”, afirmou.
O torneio feminino será realizado na Arena Santagiulia e na Milano Rho Arena de 5 a 19 de fevereiro. O torneio masculino também será dividido entre as duas arenas, começando em 11 de fevereiro, com cinco jogos nas primeiras 30 horas, e terminando com a final em 22 de fevereiro.
Sul-Americana divulga “equipe da temporada”; veja escolhidos
Daly disse a repórteres na segunda-feira (08) que não considerava os problemas de construção “insuperáveis”, mas que a NHL estava intensificando seus esforços para garantir a segurança e a jogabilidade do gelo em Milão.
“Oferecemos e eles estão utilizando nossos especialistas e técnicos de gelo e fornecedores externos”, disse. “Basicamente estamos enviando todo mundo para lá para tentar ajudar a concluir isso de uma forma aceitável para atletas da NHL. E estou otimista de que será produtivo.”
Daly afirmou que não há um plano de contingência caso as necessidades da liga não sejam atendidas.
“O que eu diria é que, no passado, em situações de emergência como essa, respondemos de maneira adequada, encontramos boas soluções, e não tenho dúvidas de que seremos capazes de encontrar boas soluções se isso acontecer.”
Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 serão coorganizados por Milão e a estação alpina de Cortina d’Ampezzo, de 6 a 22 de fevereiro.

