O JOTA entrevista na quinta-feira da semana que vem (18/12), a partir das 11h, o ministro da Educação, Camilo Santana. Ele falará sobre os principais programas da pasta, como o Pé-de-Meia, sobre as pressões no Congresso e no mercado pela desvinculação de gastos na Educação, o atual cenário político e as movimentações para as eleições de 2026.
A entrevista será conduzida pela editora executiva do JOTA PRO, Julianna Sofia, e pelo analista de política Fabio MuraKawa e será transmitida ao vivo pelo canal do JOTA no YouTube.
Eleito senador em 2022, Camilo Santana se licenciou do cargo para assumir o comando do Ministério da Educação no início desta gestão do presidente Lula. Antes, foi eleito pelo PT governador do Ceará em 2014 e reeleito em 2018. Servidor público federal e formado em engenharia agronômica, Santana foi, entre 2007 e 2010, secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará.
Como governador, sua gestão foi marcada por avanços na educação. O estado foi o que mais evoluiu na última década no ensino fundamental. A principal crise enfrentada pelo governo de Santana foi na área de segurança pública, com ataques disparados por facções criminosas.
Ao deixar o governo, conseguiu eleger o sucessor, Elmano de Freitas, que derrotou o candidato da direita no estado, o Capitão Wagner, do União Brasil. Na última eleição municipal, Santana contribuiu para a vitória da chapa formada por Evandro Leitão (PT) e Gabriella Aguiar (PSD) na Prefeitura de Fortaleza, em uma disputa apertada contra o candidato da direita, André Fernandes (PL).
- Entrevistado: Camilo Santana, ministro da Educação
- Data: Quinta-feira (18/12)
- Horário: 11h
- Onde: Canal do JOTA no YouTube
Conheça o JOTA PRO Poder
O JOTA PRO Poder é uma plataforma de monitoramento político para empresas no Brasil. Nossos assinantes conseguem antecipar movimentações dos Três Poderes, prever cenários e encontrar todas as informações que precisam para tomar decisões.
O serviço busca aliar cobertura jornalística técnica e qualificada de nossos analistas e repórteres com tecnologia. Isso nos permite enviar alertas por WhatsApp e informar os assinantes com rapidez, gerar previsões confiáveis sobre votações em andamento, produzir relatórios detalhados e análises muito bem apuradas por quem realmente entende os bastidores da política
Os nossos analistas e repórteres estão sempre atentos para responder perguntas e aprofundar as análises sobre temas de interesse dos clientes JOTA PRO Poder. Dessa forma, as empresas que contratam o nosso serviço de monitoramento conseguem antecipar as movimentações que podem afetar os seus negócios ou gerar oportunidades, assim como mapear os nomes mais relevantes da política nacional.

