By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Judiciário amplia cooperação com Corte Interamericana de Direitos Humanos 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Judiciário amplia cooperação com Corte Interamericana de Direitos Humanos 
outros

Judiciário amplia cooperação com Corte Interamericana de Direitos Humanos 

Última atualização: 29 de janeiro de 2025 13:09
Published 29 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Juiz brasileiro Rodrigo Mudrovitsch, vice-presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, teve o trabalho elogiado; presidenta da Corte, juíza Nancy Hernández López, destacou o crescimento das sentenças em 2024
Este conteúdo foi originalmente publicado em Judiciário amplia cooperação com Corte Interamericana de Direitos Humanos no site CNN Brasil.  Política, Direitos humanos, STF (Supremo Tribunal Federal) CNN Brasil

Contents
Leia MaisEm 5 anos, mais de 7 mil deportados dos EUA voltaram ao BrasilFalta de confiança na indústria aumenta em janeiro, mostra CNIEmbaixador de Israel elogia Lula por postura contra o HolocaustoSentenças em crescimento

O juiz brasileiro Rodrigo Mudrovitsch celebrou, em San José, na Costa Rica, a crescente integração de decisões do Judiciário brasileiro com as sentenças e tratados internacionais da Corte interamericana de Direitos Humanos. Ele é vice-presidente da instituição há um ano.

“Eu estou muito otimista. No ano passado, tivemos uma sessão histórica no Brasil, com a participação das mais altas cortes, do Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior Eleitoral, o Tribunal Superior do Trabalho. Estivemos também em Manaus. Isso mostra que o Judiciário brasileiro não só tem acompanhado de perto o sistema interamericano, como tem formado uma parceria que tem rendido frutos”, afirmou.

Leia Mais

  • Em 5 anos, mais de 7 mil deportados dos EUA voltaram ao Brasil

    Em 5 anos, mais de 7 mil deportados dos EUA voltaram ao Brasil

  • Falta de confiança na indústria aumenta em janeiro, mostra CNI

    Falta de confiança na indústria aumenta em janeiro, mostra CNI

  • Embaixador de Israel elogia Lula por postura contra o Holocausto

    Embaixador de Israel elogia Lula por postura contra o Holocausto

De acordo com o vice-presidente da Corte, a perspectiva é que a integração com o Brasil seja ampliada ao longo deste ano. “Acho que, cada vez mais, o Estado brasileiro tem impulsionado o cumprimento das sentenças da Corte. A magistratura do nosso país tem se dedicado a conhecer e a aplicar os tratados internacionais de direitos humanos”, completou o magistrado.

Representantes de diversas instituições brasileiras, como Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), estiveram presentes na cerimônia.

Para o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, “a presença institucional do STF em eventos da Corte Interamericana de Direitos Humanos demonstra o estreitamento dos laços da Corte Suprema brasileira com esta instituição e as pautas de direitos humanos e fundamentais”.

O ministro afirma ainda que há um intercâmbio crescente de diálogos entre as decisões das duas instituições, e que a participação do Brasil no Sistema Interamericano de Direitos Humanos (SIDH) é “importante e salutar”, visto que “as demandas em matérias de direitos humanos, em múltiplas perspectivas, são da maior relevância para as sociedades contemporâneas”. Principalmente, segundo o ministro, diante dos “desafios locais, regionais e globais para a humanidade, a liberdade e a própria sociedade democrática”.


Celebração aconteceu em San José, na Costa Rica • Foto: Marco Antonio Lima

Segundo o ministro Paulo Dias de Moura, do Superior Tribunal de Justiça, que também estava na comitiva brasileira na Costa Rica, a integração é “necessária e inevitável”. “Deve ser olhada cada vez mais a jurisprudência da Corte Interamericana, assim como para a própria Convenção dos nossos julgados. Isso é extremamente importante para a nossa integração judicial”, pontuou.

O trabalho de Mudrovitsch foi elogiado também pela desembargadora do TJSP, Maria Olívia Pinto Esteves Alves.

“É de extrema importância essa aproximação, especialmente porque vivemos um regime democrático no Brasil, e temos um brasileiro que faz um excelente trabalho na Corte, que é o dr. Rodrigo. Para mim, é uma honra estar aqui. A conquista dos direitos humanos é uma luta diária, por isso ver o fortalecimento desse Tribunal é emocionante”, disse Maria Olívia.

Sentenças em crescimento

Durante discurso, a presidenta da Corte Interamericana de Direitos Humanos, juíza Nancy Hernández López, destacou feitos alcançados no ano passado, como o aumento significativo na emissão de sentenças de mérito em relação aos anos anteriores. Ela ainda informou que, em matéria de supervisão de cumprimento, foi declarado o cumprimento total, parcial ou progressos em mais de 100 medidas de reparação correspondentes a 12 Estados em 2024.

Entre as principais contribuições jurisprudenciais do Tribunal, Lopez ressaltou os temas relacionados a direitos políticos e democracia, integridade eleitoral, gênero, feminicídios no âmbito familiar, saúde reprodutiva, discriminação racial, acesso à informação e direito à verdade, acesso à justiça, direitos dos povos indígenas, garantias judiciais, direitos econômicos, sociais e culturais, e graves violações de direitos humanos.

“Em tempos de dificuldade para nossa região e o mundo, não podemos nos render na luta pela dignidade humana, pois fazê-lo significaria renunciar à própria essência da civilização e da democracia. Assim, a resiliência se ergue como um imperativo moral e jurídico”, disse López.


Secretário-geral da OEA, Luis Almagro e o juiz Rodrigo Mudrovitsch • Foto: Marco Antonio Lima

Na celebração, o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, Luis Almagro, mencionou que a Corte realizou um “papel fundamental na consecução dos fins da Organização”.

“No exercício de suas competências contenciosas e consultivas, não apenas tem combatido a impunidade e as violações de direitos humanos, mas também tem estabelecido padrões de proteção adotados pelos Estados-membros, que hoje servem de guia para a administração da justiça nas Américas”, afirmou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Judiciário amplia cooperação com Corte Interamericana de Direitos Humanos no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Metanol, crimes de sistema e a urgência de uma constituição da Terra

Corrida de reabertura do Autódromo de Brasília terá entrada gratuita

São 170 vagas! Empresa de ônibus oferece oportunidades de empregos em Salvador

STF tem maioria contra reajuste por idade em planos de saúde antigos

Rui Costa ataca Bolsonaro em evento na Bahia: “Não mexeu uma palha”

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Bebês reborn: brincar e colecionar bonecas na vida adulta é um problema? 

19 de maio de 2025
Tarifaço dos EUA: Maioria dos brasileiros vê Eduardo Bolsonaro defendendo a família e não o Brasil, diz pesquisa
Davi Brito posta fotos andando de cavalo com a namorada; veja 
Tenente do Corpo de Bombeiros fala sobre acidente que deixou mais de 30 mortos em MG 
Receita Federal apreende quase 10 kg de ‘maconha gourmet’ no aeroporto de Salvador; droga é avaliada em R$ 400 mil
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?