By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Julgamento de Bolsonaro não deveria acontecer, diz Trump ao anunciar tarifa 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Julgamento de Bolsonaro não deveria acontecer, diz Trump ao anunciar tarifa 
outros

Julgamento de Bolsonaro não deveria acontecer, diz Trump ao anunciar tarifa 

Última atualização: 9 de julho de 2025 19:07
Published 9 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Em carta enviada ao Brasil, presidente dos EUA chamou o processo de “vergonha internacional” e determinou taxação de 50% sobre produtos brasileiros  Política, Donald Trump, política tarifária, Tarifaço EUA CNN Brasil

Contents
Leia MaisComissão de Relações Exteriores da Câmara aprova moção de louvor a TrumpItamaraty convoca encarregado de negócios dos EUA após apoio a BolsonaroAnálise: tarifa de Trump de 50% para o Brasil é punitivaLeia a carta na íntegra:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em carta endereçada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quarta-feira (9), que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “não deveria estar acontecendo” e classificou o processo como uma “vergonha internacional”.

A manifestação foi publicada em sua rede social, a Truth Social, junto com o anúncio de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados para os EUA.

“Conheci e lidei com o ex-presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei muito, assim como a maioria dos outros líderes de países. A forma como o Brasil tratou o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Este julgamento não deveria estar acontecendo. É uma caça às bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!”, escreveu Trump.

Leia Mais

  • Comissão de Relações Exteriores da Câmara aprova moção de louvor a Trump

    Comissão de Relações Exteriores da Câmara aprova moção de louvor a Trump

  • Itamaraty convoca encarregado de negócios dos EUA após apoio a Bolsonaro

    Itamaraty convoca encarregado de negócios dos EUA após apoio a Bolsonaro

  • Análise: tarifa de Trump de 50% para o Brasil é punitiva

    Análise: tarifa de Trump de 50% para o Brasil é punitiva

A carta enviada à Lula traz críticas ao STF (Supremo Tribunal Federal) e acusa a Corte de promover censura a plataformas digitais americanas. Segundo o republicano, o tribunal teria emitido “centenas de ordens de censura secretas e ilegais”, ameaçando empresas com multas milionárias e até com a expulsão do mercado brasileiro.

Como resposta a esse cenário, Trump anunciou a imposição de uma tarifa a partir de 1º de agosto de 2025. O novo imposto, segundo ele, será desvinculado de acordos setoriais e se aplicará também a produtos transbordados.

“Nosso relacionamento tem estado, infelizmente, longe de ser recíproco”, afirmou Trump, ao justificar a decisão. Ele alegou que as políticas tarifárias e as barreiras comerciais do Brasil têm sido injustas e que o novo imposto busca corrigir graves “injustiças do atual regime”.

O republicano também deixou em aberto a possibilidade de revisão da medida, condicionando eventuais mudanças à abertura de mercados brasileiros e à eliminação de barreiras comerciais.

Ao final da carta, Trump indicou que qualquer aumento de tarifas por parte do Brasil seria somado à alíquota de 50% já imposta.

Além da tarifa, o presidente norte-americano informou que instruiu o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, a abrir uma investigação contra o Brasil com base na Seção 301 da legislação americana — um dispositivo que permite a adoção de medidas unilaterais em resposta a práticas comerciais consideradas desleais.

“Você nunca ficará desapontado com os Estados Unidos da América”, concluiu Trump.

*Sob supervisão de Douglas Porto

Leia a carta na íntegra:

“Conheci e lidei com o ex-presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei muito, assim como a maioria dos outros Líderes de Países. A forma como o Brasil tratou o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Este julgamento não deveria estar acontecendo. É uma caça às bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!

Devido em parte aos ataques insidiosos do Brasil às eleições livres e aos direitos fundamentais de liberdade de expressão dos americanos (conforme recentemente ilustrado pela Suprema Corte brasileira, que emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS às plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com milhões de dólares em multas e despejo do mercado de mídia social brasileiro), a partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Brasil uma tarifa de 50% sobre todo e qualquer Produtos brasileiros enviados para os Estados Unidos, desvinculados de todas as Tarifas Setoriais. As mercadorias transbordadas para fugir desta Tarifa de 50% estarão sujeitas a essa Tarifa mais elevada.

Além disso, tivemos anos para discutir nossa relação comercial com o Brasil e concluímos que devemos nos afastar da relação comercial de longa data e muito injusta gerada pelas políticas tarifárias e não-tarifárias e pelas barreiras comerciais do Brasil. Nosso relacionamento tem estado, infelizmente, longe de ser recíproco.

Por favor, entenda que o número de 50% é muito menor do que o necessário para termos condições de concorrência equitativas que devemos ter com o seu país. E isso é necessário para retificar as graves injustiças do atual regime.

Como você sabe, não haverá tarifa se o Brasil, ou empresas de seu país, decidirem construir ou fabricar produtos dentro dos Estados Unidos e, de fato, faremos todo o possível para obter aprovações de forma rápida, profissional e rotineira, em outras palavras, em questão de semanas.

Se por algum motivo você decidir aumentar suas tarifas, então, qualquer que seja o número que você escolher para aumentá-las, será adicionado aos 50% que cobramos. Por favor, entenda que essas tarifas são necessárias para corrigir os muitos anos de políticas tarifárias e não-tarifárias e barreiras comerciais do Brasil, causando esses déficits comerciais insustentáveis ​​contra os Estados Unidos.

Este défice é uma grande ameaça à nossa economia e, de fato, à nossa segurança nacional! Além disso, devido aos contínuos ataques do Brasil às atividades de comércio digital de empresas americanas, bem como outras práticas comerciais injustas, estou instruindo o representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, a iniciar imediatamente uma investigação da Seção 301 do Brasil.

Se você deseja abrir seus mercados comerciais até então fechados para os Estados Unidos e eliminar suas políticas e barreiras comerciais tarifárias e não-tarifárias, talvez consideraremos um ajuste nesta carta.

Estas Tarifas podem ser modificadas, para cima ou para baixo, dependendo da nossa relação com o seu País. Você nunca ficará desapontado com os Estados Unidos da América.

Obrigado pela sua atenção a este assunto!

 

You Might Also Like

Crime da 113 Sul: após 15 anos preso, homem inocentado deixa a Papuda

Análise: Debate sobre privatizar Correios é interditado 

Especialista: Eleição legislativa define se reformas seguirão na Argentina 

Último vídeo de Felipe Selau comove fãs e amigos do ator; assista

Após boicote na compra da soja, Trump ameaça encerrar negócios com a China

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Namorado de Sandy é acusado de fraude de R$ 2 milhões em plano de saúde 

8 de abril de 2025
Esposa de Alec Baldwin diz que temia pela vida durante julgamento de “Rust” 
João Fonseca perde para Draper e é eliminado do ATP de Indian Wells 
O que é um eclipse solar? Entenda como fenômeno ocorre 
Lateral deixa o São Paulo e retornará a clube inglês; saiba detalhes 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?