By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Juristas veem margem subjetiva em decisão de Moraes sobre Bolsonaro 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Juristas veem margem subjetiva em decisão de Moraes sobre Bolsonaro 
outros

Juristas veem margem subjetiva em decisão de Moraes sobre Bolsonaro 

Última atualização: 24 de julho de 2025 14:52
Published 24 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Ministro do STF considerou que o ex-presidente cometeu “irregularidade isolada” e destacou que ele está liberado para dar entrevistas a veículos de comunicação  Política CNN Brasil

Contents
Leia MaisAinda pairando no ar, ameaça de prisão a Bolsonaro tensiona clima no STFFlávio Bolsonaro diz que Alcolumbre faz “defesa intransigente” de MoraesBolsonaro diz que conversará com advogado sobre “o que pode falar”Nova decisão

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), proferiu, nesta quinta-feira (24), nova decisão em que esclarece as medidas cautelares a que está submetido o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Juristas consultados pela CNN avaliam que o despacho esclareceu pontos importantes, mas ainda deixa margem para interpretações.

Na última segunda (21), a defesa de Bolsonaro foi convocada por Moraes a esclarecer o descumprimento da proibição de usar redes sociais. Mais cedo, nesta quinta, Moraes disse que o descumprimento das cautelares se tratou de uma “irregularidade isolada”.

Na mesma decisão, Moraes reiterou que Bolsonaro não está proibido de conceder entrevistas a veículos de imprensa, mas de fazer o uso de redes sociais, de forma direta ou por meio de terceiros.

Leia Mais

  • Ainda pairando no ar, ameaça de prisão a Bolsonaro tensiona clima no STF

    Ainda pairando no ar, ameaça de prisão a Bolsonaro tensiona clima no STF

  • Flávio Bolsonaro diz que Alcolumbre faz "defesa intransigente" de Moraes

    Flávio Bolsonaro diz que Alcolumbre faz “defesa intransigente” de Moraes

  • Bolsonaro diz que conversará com advogado sobre "o que pode falar"

    Bolsonaro diz que conversará com advogado sobre “o que pode falar”

De acordo com o ministro do STF, a medida cautelar será considerada descumprida caso haja a replicação, por parte de “terceiros”, de conteúdo de Bolsonaro nas redes relacionada à determinação judicial.

Na avaliação do advogado constitucionalista Eduardo Ubaldo, ao restringir o alcance da expressão “terceiros” para “terceiros previamente coordenados”, o ministro Alexandre de Moraes esclareceu uma “obscuridade contida em sua decisão anterior”.

“Agora, está claro que o ex-presidente não pode dar entrevista com o intuito de produzir ‘cortes’ para as redes sociais dele e/ou de terceiros a ele vinculados — como familiares, correligionários próprios ou mesmo o diretório de seu partido — com a intenção de burlar a cautelar de proibição de uso de redes sociais”, destaca.

Ubaldo, por outro lado, considera que ainda permanece certo grau de subjetivismo, por exemplo, na avaliação da intenção de burlar as medidas cautelares. Ainda assim, considera que Bolsonaro e seus advogados agora sabem que não podem se valer de entrevistas para promover ataques ao STF.

“Considerando que há indícios que Bolsonaro e seu filho Eduardo usam justamente das redes sociais para turbar investigação em curso com ataques e ‘ameaças’ ao STF e seus ministros, não me parece despropositado cogitar dessa cautelar. Pode-se discordar da decisão, mas com essa adequação promovida pelo ministro Alexandre a decisão torna-se, a meu ver, teórica e tecnicamente justificável”, detalha.

Caio Paiva, professor e ex-defensor público, considera que a decisão desta quinta trouxe esclarecimentos que poderiam ter sido feitos ainda nas primeiras decisões quanto às medidas cautelares. “Um episódio que deveria ter sido evitado pelo ministro, considerando todo o acompanhamento que há em torno do caso”, destacou.

Paiva, no entanto, considera que o episódio deixou saldo para o STF que não parece positivo, tendo em vista que Moraes considerou que houve descumprimento de medida cautelar mas decidiu relevar.

O professor chama atenção para um ponto da decisão em que Moraes afirma que se houver novo descumprimento, a prisão preventiva será automática. Segundo ele, porém, o Código de Processo Penal prevê que a medida depende de pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República) ou da PF (Polícia Federal).

O advogado criminalista Michel Saliba, por sua vez, considera que, tendo em vista a articulação da família Bolsonaro nos EUA, “deveria interpretar a decisão do modo mais restritivo possível e se dar por satisfeito de não ter sido preso cautelarmente já no primeiro momento”.

Nova decisão

Decisão do STF, da última sexta-feira (18), impôs medidas cautelares ao ex-presidente Jair Bolsonaro, como uso de tornozeleira e restrição ao uso de redes sociais. Despacho publicado na segunda (21) reforçou as restrições.

No mesmo dia, entretanto, o ex-presidente visitou a Câmara dos Deputados e, na saída de uma reunião de seu partido, conversou brevemente com jornalistas e mostrou a tornozeleira eletrônica em sua perna esquerda. Moraes, então, deu 24 horas para que Bolsonaro esclarecesse um possível descumprimento de medidas cautelares.

A defesa do ex-presidente encaminhou resposta em que pede esclarecimentos sobre os limites das medidas. Nesta quinta, Moraes proferiu nova decisão em que advertiu Bolsonaro, mas não determinou a prisão preventiva do ex-presidente.

 

You Might Also Like

Pirenópolis é atingida novamente por incêndio; veja vídeo

Homem investigado por “relação” com criança de 12 anos: o que diz a lei? 

“Ideal” seria que ação penal fosse julgada pelo plenário do STF, diz Fux 

Atriz de série icônica anuncia gravidez de seu primeiro filho; saiba quem

Em meio a alerta vermelho, DF registra dia mais quente do ano: 34,2ºC

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

À CNN, Samir Xaud confirma que será presidente da CBF 

18 de maio de 2025
Meta anuncia mudança radical no Instagram; confira
Lula avalia troca de comando no Ministério das Mulheres 
Recuperação judicial do produtor rural no Brasil: um benefício para poucos
Precatórios inscritos pela Justiça Federal para 2026 crescem 12,3% e somam R$ 64,3 bi
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?