By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Juros futuros sobem com receio de novas medidas dos EUA contra Brasil 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Juros futuros sobem com receio de novas medidas dos EUA contra Brasil 
outros

Juros futuros sobem com receio de novas medidas dos EUA contra Brasil 

Última atualização: 18 de julho de 2025 17:40
Published 18 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Operação da PF contra Bolsonaro alimentou temor de retaliação por parte de Trump  Mercado, -agencia-reuters-, CNN Brasil Money, Depósito Interfinanceiro, Juros Futuros, Mercado Financeiro CNN Brasil

Contents
Leia MaisTrump assina lei que regulamenta criptoativos atrelados ao dólarS&P e Nasdaq perdem fôlego com temor sobre tarifa à UEVitru migra ações para o Ibovespa e atrai investidores

As taxas dos DIs (Depósitos Interfinanceiros) fecharam a sexta-feira (18) em alta, reagindo à operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que elevou no mercado o receio de novas medidas comerciais dos Estados Unidos contra o Brasil, enquanto no exterior o dia foi de queda nos rendimentos dos Treasuries.

No fim da tarde, a taxa do DI para janeiro de 2027 estava em 14,385%, ante o ajuste de 14,341% da sessão anterior. A taxa para janeiro de 2028 marcava 13,74%, ante o ajuste de 13,689%.

Entre os contratos longos, a taxa para janeiro de 2031 estava em 13,85%, ante 13,781% do ajuste anterior, e o contrato para janeiro de 2033 tinha taxa de 13,92%, ante 13,857%.

Leia Mais

  • Trump assina lei que regulamenta criptoativos atrelados ao dólar

    Trump assina lei que regulamenta criptoativos atrelados ao dólar

  • S&P e Nasdaq perdem fôlego com temor sobre tarifa à UE

    S&P e Nasdaq perdem fôlego com temor sobre tarifa à UE

  • Vitru migra ações para o Ibovespa e atrai investidores

    Vitru migra ações para o Ibovespa e atrai investidores

Logo no início do dia a notícia da operação da PF contra Bolsonaro concentrou as atenções do mercado.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes impôs a Bolsonaro o uso de tornozeleira eletrônica, a proibição de usar as redes sociais e o recolhimento domiciliar entre 19h e 6h de segunda a sexta e em tempo integral nos fins de semana e feriados.

Além disso, proibiu o ex-presidente de manter contato com embaixadas de outros países e de se comunicar com o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), seu filho. Eduardo tem sido o principal defensor, nos EUA, das medidas de Trump contra o Brasil, como a imposição de tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.

A decisão de Moraes – já referendada nesta sexta pela maioria da Primeira Turma do Supremo – surgiu um dia após Trump voltar a vincular a adoção da tarifa ao julgamento de Bolsonaro pela suposta tentativa de golpe de Estado.

No mercado, o receio de que Trump possa retaliar o Brasil, ampliando seus ataques comerciais, deu força ao dólar ante o real e às taxas dos DIs.

“O que estamos vendo agora é a possibilidade de escalada do conflito. Até tivemos uma sinalização dos EUA de que poderia haver uma abertura para negociação com o Brasil, a partir da investigação de práticas comerciais brasileiras, mas Trump insistiu em puxar de novo para o centro do debate a questão do Bolsonaro”, comentou Matheus Spiess, analista da Empiricus Research. “Ninguém sabe o que a Casa Branca vai fazer.”

Neste cenário, a taxa do DI para janeiro de 2028, um dos mais líquidos, marcou a máxima de 13,8% às 13h19, em alta de 11 pontos-base ante o ajuste da véspera.

Além do medo da retaliação de Trump, os ativos no Brasil eram penalizados pela avaliação de que a direita está se enfraquecendo politicamente – incluindo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), até agora o nome preferido na Faria Lima, mas que está com dificuldades para conciliar em seu discurso a defesa de Bolsonaro e as tarifas de Trump.

“Lula é o candidato mais competitivo da esquerda para a disputa presidencial de 2026, enquanto a direita tem rachado. Isso cria sintomas de aversão ao risco”, comentou Spiess.

“O candidato da direita que viria a ser mais competitivo é Tarcísio. O problema é que a direita está se dividindo numa ala mais radical que se recusa a entregar os espólios de Bolsonaro para Tarcísio.”

Em entrevista exclusiva à Reuters nesta sexta-feira, Bolsonaro disse não ter dúvidas de que será condenado pelo STF e preso no processo em que é réu pela suposta trama golpista que teria tentado impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em meio às dúvidas sobre o impacto da guerra tarifária no câmbio, na atividade e na inflação do Brasil, perto do fechamento a curva brasileira seguia apontando para manutenção da taxa básica Selic em 15% ao ano no fim deste mês: a precificação neste sentido era de 99%.

Na quinta-feira (17) – atualização mais recente – a precificação das opções de Copom negociadas na B3 indicava 91,99% de chances de manutenção da Selic, contra 6% de probabilidade de nova alta de 25 pontos-base este mês.

O avanço das taxas no Brasil ocorreu a despeito de, no exterior, os rendimentos dos Treasuries estarem em queda, após o diretor do Fed (Federal Reserve) Christopher Waller defender corte de juros nos EUA já este mês.

Às 16h35 o rendimento do Treasury de dez anos – referência global para decisões de investimento – caía 3 pontos-base, a 4,43%.

Entenda o tarifaço de Trump sobre Brasil e como impacta a economia

 

You Might Also Like

MEC lança curso para professores resolverem conflitos nas escolas 

STF determina bloqueio milionário no sindicato do irmão de Lula em investigação sobre esquema criminoso

Execução de ex-delegado em SP completa um mês; veja linhas de investigação 

Cuidadora é presa acusada de dopar idoso para aplicar golpe de R$ 500 mil

Após ser eliminada do programa, cantora famosa detona “The Masked Singer”: “Um terror”

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Frente fria: capitais devem ter novos recordes nesta sexta-feira (13) 

13 de junho de 2025
Aliados pressionam Jair Bolsonaro a apontar sucessor para 2026 
Rodoviária do Rio espera 700 mil passageiros neste fim de ano; movimento supera 2023 
Na cadeia, MC Poze se diz faccionado e pede para ficar em ala do CV
Mulher avança com carro contra ex-namorado na Bahia e acaba presa
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?