By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Juros futuros têm baixa firme após IBC-Br reforçar cenário de desaceleração 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Juros futuros têm baixa firme após IBC-Br reforçar cenário de desaceleração 
outros

Juros futuros têm baixa firme após IBC-Br reforçar cenário de desaceleração 

Última atualização: 17 de fevereiro de 2025 18:26
Published 17 de fevereiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

No fim da tarde a taxa do DI para janeiro de 2026 – um dos mais líquidos no curto prazo – estava em 14,67%
Este conteúdo foi originalmente publicado em Juros futuros têm baixa firme após IBC-Br reforçar cenário de desaceleração no site CNN Brasil.  Mercado, -agencia-reuters-, CNN Brasil Money, Juros Futuros, Mercado Financeiro CNN Brasil

Contents
Leia MaisBolsa argentina cai de mais de 5% após polêmica de Milei com criptoBolsas da Europa fecham em alta e renovam recorde em FrankfurtYuan estável é essencial à estabilidade financeira global, diz BC da China

As taxas de Depósito Interfinanceiro (DI) fecharam a segunda-feira (17) em baixa firme após dados do Banco Central (BC) mostrarem queda da atividade em dezembro, em mais um indício de desaceleração da economia brasileira.

O feriado do Dia dos Presidentes nos Estados Unidos manteve o mercado de Treasuries fechado, o que também reduziu a liquidez na renda fixa brasileira.

No fim da tarde a taxa do DI para janeiro de 2026 – um dos mais líquidos no curto prazo – estava em 14,67%, ante o ajuste de 14,794% da sessão anterior, enquanto a taxa para janeiro de 2027 marcava 14,575%, ante o ajuste de 14,791%.

Leia Mais

  • Bolsa argentina cai de mais de 5% após polêmica de Milei com cripto

    Bolsa argentina cai de mais de 5% após polêmica de Milei com cripto

  • Bolsas da Europa fecham em alta e renovam recorde em Frankfurt

    Bolsas da Europa fecham em alta e renovam recorde em Frankfurt

  • Yuan estável é essencial à estabilidade financeira global, diz BC da China

    Yuan estável é essencial à estabilidade financeira global, diz BC da China

Entre os contratos mais longos, a taxa para janeiro de 2031 estava em 14,29%, em queda de 26 pontos-base ante 14,553% do ajuste anterior, e o contrato para janeiro de 2033 tinha taxa de 14,25%, ante 14,514%.

Sem a referência dos Treasuries, o mercado brasileiro se voltou para a agenda doméstica, que tinha o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) como destaque.

Considerado um sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), o indicador caiu 0,7% em dezembro ante novembro, em dado dessazonalizado. O resultado foi bem pior do que a expectativa em pesquisa da Reuters, de recuo de 0,4%.

Foi o resultado mensal mais fraco desde maio de 2023 (-1,72%), levando o índice a fechar o quarto trimestre com estagnação na comparação com os três meses anteriores, em dado dessazonalizado.

Na comparação com dezembro do ano anterior, o IBC-Br teve alta de 2,4%, segundo números observados.

O IBC-Br pior que o esperado se juntou a outros dados recentes que sugerem desaceleração da economia no Brasil. Na semana passada o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já havia revelado dados de serviços, varejo e núcleos de inflação mais favoráveis ao controle da inflação.

“A economia brasileira está desacelerando, não tem maiores dúvidas em relação a isso. Resta ver que tamanho de desaceleração é esta”, disse o economista-chefe do Banco Master, Paulo Gala, ao analisar o resultado do IBC-Br.

“O BC está obviamente olhando todos estes dados e tentando ver como é esta tendência de desaceleração, se é mesmo tendência, se não é só ruído, mas o fato é que a curva de juros tem reagido com uma queda forte. O juro longo está caindo bastante, com esta visão de que, crescendo menos, o Brasil desacelera e a pressão inflacionária cai.”

Às 14h59, a taxa do DI para janeiro de 2033 – um dos mais líquidos na ponta longa – atingiu a mínima de 14,22%, em baixa de 29 pontos-base ante o ajuste da sexta-feira (14).

Embora a curva comece a precificar juros menores nos próximos anos, o relatório Focus do Banco Central, divulgado pela manhã, mostrou que as projeções de economistas do mercado para a inflação seguem piorando.

A mediana para o IPCA – o índice oficial de inflação – em 2025 passou de 5,58% para 5,6% e em 2026 foi de 4,3% para 4,35%, conforme o Focus. Em ambos os casos os percentuais estão bem acima do centro da meta contínua perseguida pelo BC, de 3%.

A Selic projetada no Focus para o fim de 2025 está em 15% e para o final de 2026, em 12,5%. Já a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025 está em 2,01% e em 2026 é de 1,7%.

Durante evento pela manhã, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, disse que o governo tem percebido uma desaceleração da economia e acrescentou que é “natural” que 2025 tenha crescimento um pouco inferior do que os dois anos anteriores.

Mesmo como o fechamento mais recente da curva de juros brasileira, autoridades do Banco Central seguem cautelosas ao avaliar a possível desaceleração econômica e seus efeitos sobre a inflação.

Na sexta-feira, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, pediu “tempo” para que a instituição possa “consumir dados e ter clareza para ver se não estamos assistindo apenas uma volatilidade ou se estamos observando uma tendência”.

Nesta segunda-feira, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Nilton David, disse que o nível de segurança do aperto monetário precisa ser um pouco além do normal em meio ao nível elevado de incertezas na economia.

“A gente subiu 100 ‘bases points’ [da Selic em janeiro] e o cenário base é seguir por aí, porque temos o forward guidance e também a nossa preocupação em ter um nível de segurança que tem que ser um pouquinho além do normal por conta dessa incerteza”, disse. Atualmente a Selic está em 13,25% ao ano.

Perto do fechamento desta segunda-feira a curva brasileira precificava 93% de probabilidade de alta de 100 pontos-base da Selic em março, como vem indicando o BC.

A principal dúvida, no entanto, é para o encontro seguinte, em maio.

Na última sexta-feira o mercado de opções de Copom da B3 precificava 49,5% de probabilidade de alta de 50 pontos-base da Selic em maio, 17% de chances de elevação de 75 pontos-base e apenas 11% de probabilidade de alta de 100 pontos-base.

Nas últimas semanas, têm crescido as apostas em uma elevação menor de juros a partir de maio.

Juros altos preocupam 69% dos brasileiros com aumento do custo de vida

Este conteúdo foi originalmente publicado em Juros futuros têm baixa firme após IBC-Br reforçar cenário de desaceleração no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Moraes associa mensagens de Ramagem a Bolsonaro com práticas do PCC

Ofertas App Day Amazon: Samsung Galaxy S25 Edge com 37% de desconto

Ex-galã da Globo admite traições e relembra flagra de paparazzo que resultou em divórcio

Vítima reage a tentativa de assalto e leva suspeito pendurado no carro; veja vídeo

Moraes afirma que ‘beira litigância de má-fé’ falas das defesas sobre delação de Cid

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Governo vai realizar bloqueio de cartões e contas bancárias irregulares que estão em lista específica; entenda

1 de setembro de 2025
Viih Tube e Eliezer contam novos detalhes da internação do filho: “Estava com medo”
Análise: Tarcísio tem sido discreto em declarações sobre Bolsonaro 
Eduardo Costa faz transplante capilar e cita motivo de perda dos fios; veja 
Fátima Bernardes e William Bonner são elogiados na web após viagem com os filhos e cônjuges: ‘Maturidade’
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?