By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Justiça dá 15 dias para Cláudia Leitte se manifestar em inquérito de suposto racismo religioso 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Justiça dá 15 dias para Cláudia Leitte se manifestar em inquérito de suposto racismo religioso 
outros

Justiça dá 15 dias para Cláudia Leitte se manifestar em inquérito de suposto racismo religioso 

Última atualização: 9 de janeiro de 2025 10:31
Published 9 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O caso envolve a alteração da letra da música “Caranguejo”, em que a artista substitui a referência à orixá Yemanjá por “Yeshua”, em alusão a Jesus Cristo, em apresentações
Este conteúdo foi originalmente publicado em Justiça dá 15 dias para Cláudia Leitte se manifestar em inquérito de suposto racismo religioso no site CNN Brasil.  Bahia, Bahia (estado), Claudia Leitte, Iemanjá, Intolerância religiosa, Ministério Público CNN Brasil

Contents
Leia MaisPeruíbe (SP) devastada: imagens aéreas mostram dimensão do alagamentoPrefeitura em Minas Gerais proíbe músicas de funk em escolas e eventos públicosMarinha estende buscas por vítimas da queda de ponte; 3 pessoas seguem desaparecidasContexto do caso

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) determinou que a cantora Cláudia Leitte se manifeste, em 15 dias, no inquérito aberto para apurar eventuais danos morais à honra e dignidade das religiões de matriz africana.

O caso que envolve a alteração da letra da música “Caranguejo”, em que a artista substitui a referência à orixá Yemanjá por “Yeshua”, em alusão a Jesus Cristo, em apresentações. Além do procedimento, o MPBA marcou uma audiência pública sobre o assunto para janeiro e determinou que a cantora se manifeste sobre os fatos no prazo de 15 dias.

A portaria expedida também prevê a oitiva dos compositores da música “Caranguejo”. A audiência pública está marcada para o dia 27 de janeiro, às 14h, no auditório da sede do Ministério Público da Bahia, em Salvador. Um edital convocando a participação na audiência será publicado na próxima semana, segundo o ministério.

Leia Mais

  • Peruíbe (SP) devastada: imagens aéreas mostram dimensão do alagamento

    Peruíbe (SP) devastada: imagens aéreas mostram dimensão do alagamento

  • Prefeitura em Minas Gerais proíbe músicas de funk em escolas e eventos públicos

    Prefeitura em Minas Gerais proíbe músicas de funk em escolas e eventos públicos

  • Marinha estende buscas por vítimas da queda de ponte; 3 pessoas seguem desaparecidas

    Marinha estende buscas por vítimas da queda de ponte; 3 pessoas seguem desaparecidas

Contexto do caso

Em vídeos de shows de dezembro, a cantora aparece substituindo o trecho original “Saudando a rainha Iemanjá” por “Eu canto meu Rei Yeshua”, um gesto que gerou polêmica nas redes sociais e foi amplamente criticado por líderes religiosos e especialistas em cultura afro-brasileira.

A alteração na letra da canção ocorre em um contexto específico, uma vez que Claudia Leitte se converteu em 2014 e desde então se considera evangélica.

De acordo com o MP, a investigação foi motivada após uma representação feita pela Iyalorixá Jaciara Ribeiro e pelo Idafro. O inquérito civil foi aberto pela Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa do Ministério Público do Estado da Bahia.

A polêmica surge em um momento em que a cidade de Salvador comemora os 40 anos do movimento Axé Music, um dos maiores expoentes da música popular brasileira. À época, o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, criticou a atitude da cantora e se posicionou contra a remoção dos nomes de orixás de músicas que originalmente os mencionam.

A CNN entrou em contato com a equipe de defesa da cantora para comentar sobre a abertura do inquérito, mas ainda aguarda uma resposta.

Leia a nota do MPBA na íntegra

“O Ministério Público do Estado da Bahia informa que instaurou nesta quarta-feira, dia 8, um inquérito civil para apurar eventual responsabilidade da cantora Cláudia Leitte por danos morais causados à honra e dignidade das religiões de matriz africana. A apuração diz respeito à alteração da letra da canção “Caranguejo”, em que o termo “Yemanjá” teria sido substituído por “Yeshu’a”.

A portaria expedida pelo MPBA estabelece um prazo de 15 dias para que a cantora apresente sua manifestação sobre os fatos relatados. O documento também determina a realização de uma oitiva com os compositores da música “Caranguejo” e a realização de uma audiência pública para o dia 27 de janeiro de 2025, às 14h, no auditório da sede do Ministério Público da Bahia, localizado no bairro de Nazaré, em Salvador.

Na próxima semana será divulgado o edital de convocação da audiência pública. O MPBA ressalta que o inquérito civil foi instaurado após representação formulada pela Iyalorixá Jaciara Ribeiro e pelo Idafro”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Justiça dá 15 dias para Cláudia Leitte se manifestar em inquérito de suposto racismo religioso no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

IBGE: 77% dos trabalhadores que usam ônibus passam até 2h em trânsito

Águas Claras e Planaltina ficam sem energia nesta sexta-feira

Congresso do Peru aprova impeachment da presidente Dina Duarte 

Saiba o que abre e o que fecha no DF no feriado de 12 de outubro

Nobel da Paz: entenda como funciona e a política por trás do prêmio 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

“Vai cumprir essa missão de forma exitosa”, destaca Werner sobre novo delegado-geral da Polícia Civil da Bahia

8 de abril de 2025
Pai é preso suspeito de matar o filho de 6 anos no ES 
Vídeo: ônibus é tomado por água após chuvas em Guarulhos (SP) 
Fraude no INSS causa mais uma demissão
Augusto Melo presta depoimento sobre Vaidebet nesta quarta 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?