By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Justiça torna réu policial civil que matou assessor parlamentar no RJ 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Justiça torna réu policial civil que matou assessor parlamentar no RJ 
outros

Justiça torna réu policial civil que matou assessor parlamentar no RJ 

Última atualização: 7 de maio de 2025 20:46
Published 7 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Segundo acusação, Raphael Pinto Ferreira Gedeão matou Marcelo dos Anjos Abitan da Silva com três tiros, por motivo fútil, sem que a vítima pudesse se defender
Este conteúdo foi originalmente publicado em Justiça torna réu policial civil que matou assessor parlamentar no RJ no site CNN Brasil.  Rio de Janeiro, -agencia-cnn-, Homicídio, Justiça do Rio de Janeiro, Polícia Civil, Policial, réu CNN Brasil

Contents
Leia MaisVídeo: motorista é preso por assassinar homem dentro de carro em GOInvestigados por homicídio de liderança do MST são alvo da “Operação Stone”‘Peixão’ ordenou ataque a civis em ação de facção no Rio, diz políciaRelembre o caso

A Justiça do Rio de Janeiro tornou réu o policial civil Raphael Pinto Ferreira Gedeão pela morte do assessor parlamentar Marcelo dos Anjos Abitan da Silva, de 46 anos, assassinado no último dia 19 de janeiro.

A denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro foi aceita pela juíza Lúcia Glioche da 4ª Vara Criminal do Rio, nesta segunda-feira (5) e comunicada nesta terça-feira (6).

Segundo a acusação, oferecida 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada em 10 de fevereiro, Raphael matou Marcelo com três tiros, por motivo fútil, sem que a vítima pudesse se defender, sendo atingida por disparos feitos a curta distância e pelas costas. O policial civil usou ainda uma arma de uso privativo em serviço.

O crime ocorreu em frente a um hotel na Barra da Tijuca, na zona Oeste da capital fluminense. Ao chegar ao local, o assessor encontrou o carro de Raphael parado na rampa de acesso ao estacionamento, impedindo a passagem.

Depois de uma breve discussão, o policial efetuou os disparos. Ainda de acordo com a denúncia, Raphael não prestou socorro, foi ao apartamento onde morava, trocou de roupa e saiu de carro, ainda arrebentando a cancela do estacionamento.

A investigação da Polícia Civil havia concluído que o agente atuou em legítima defesa. A juíza, em sua decisão, afirmou que essa conclusão “não está evidente e nem cabalmente revelada”. 

“A análise das imagens captadas no local, somadas ao número de disparos efetuados, considerando-se, inclusive, o fato do acusado ser policial civil, não existindo demonstração do que foi falado entre acusado e vítima, por ora, evidenciam a imputação efetuada na denúncia”, explica a juíza.

A defesa de Raphael havia pedido a revogação da prisão preventiva do réu, que foi negada pela magistrada. Ele está preso desde o dia 21 de janeiro. 

A juíza explicou na decisão que a manutenção da prisão é importante para a garantia da ordem pública e para a conveniência da instrução criminal, já que todas testemunhas arroladas no processo moram ou trabalham no local onde o crime ocorreu.

A primeira audiência de instrução e julgamento do processo foi marcada para o próximo dia 23 de junho, às 15h30. Raphael vai responder por homicídio triplamente qualificado.

Leia Mais

  • Vídeo: motorista é preso por assassinar homem dentro de carro em GO

    Vídeo: motorista é preso por assassinar homem dentro de carro em GO

  • Investigados por homicídio de liderança do MST são alvo da “Operação Stone"

    Investigados por homicídio de liderança do MST são alvo da “Operação Stone”

  • 'Peixão' ordenou ataque a civis em ação de facção no Rio, diz polícia

    ‘Peixão’ ordenou ataque a civis em ação de facção no Rio, diz polícia

 

Relembre o caso

O caso foi investigado pela Delegacia de Homicídio da Capital (DHC). O assessor parlamentar da vereadora Vera Lins (Progressistas) foi morto após um desentendimento com o policial Raphael Gedeão.

Parentes da vítima contaram, em depoimento à Polícia Civil, que ele voltava de uma loja que possui em Madureira, na zona norte do Rio, de onde costumava retornar tarde após receber mercadorias para abastecer o local.

Segundo o Corpo de Bombeiros, agentes do quartel da Barra da Tijuca foram acionados às 3h da manhã para a ocorrência. Ao chegar no local, constataram que Marcelo já estava morto.

Testemunhas contaram que ele voltava para o Hotel Wyndham, onde estava hospedado com a família desde o Ano Novo. De acordo com a DHC, foi realizada perícia no local e análise das imagens de câmeras de segurança da região.

“A Polícia Civil reforça que não compactua com quaisquer desvios de conduta, cometimento de crimes ou de abuso de autoridade praticados por seus servidores”, afirmou a corporação na época do crime.

Em nota, a vereadora Vera Lins lamentou a morte de Marcelo: “Muito triste com o ocorrido. Marcelo era um homem de bem, que ajudava a quem precisava. Deixa esposa e um filho adolescente por causa da impaciência que toma conta das pessoas que se acham acima de qualquer situação. Uma pena, Deus conforte sua família”, escreveu.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Justiça torna réu policial civil que matou assessor parlamentar no RJ no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Veja imagens inéditas por dentro do famoso avião de Taguatinga

Da periferia ao Ártico: duas bolsistas partem em expedição ao extremo do planeta

Feminicida ameaçou mulher e vizinho em mensagem: “Vocês vão pagar”

O Estado brasileiro nunca teve olhos para a mineração, diz Raul Jungmann ao WW 

Não é possível americanos explorarem minerais brasileiros, diz Raul Jungmann ao WW 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Estaduais: vejas as finais pelo Brasil neste final de semana 

22 de março de 2025
Qual é a nota da estreia de Ancelotti na Seleção Brasileira? Vote 
Victor abre o jogo sobre possíveis reforços do Atlético-MG: “Grande nome” 
PMDF prende homem por injúria racial na Asa Norte: “Neguinho ladrão”
Presidente do UFC, Dana White ganha cargo diretivo na Meta, de Mark Zuckerberg 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?