SANTOS BRAVOS é a primeira boyband latina da HYBE, agência por trás dos grupos de k-pop BTS e SEVENTEEN Entretenimento, #CNNPop, K-pop, K-Tudo CNN, Música, Reggaeton CNN Brasil
Agora, o Brasil pode dizer que tem um idol brasileiro na HYBE, a agência de K-pop responsável por grupos como BTS, LE SSERAFIM e SEVENTEEN. A gigante do entretenimento sul-coreano, que já lançou o grupo global KATSEYE (indicado ao Grammy como Artista Revelação do Ano), apresentou em 2025 o seu primeiro grupo latino: SANTOS BRAVOS.
O quinteto é formado por Drew Venegas (EUA/México), Alejandro Aramburú (Peru), Gabi Bermúdez (Porto Rico), Kenneth Lavill (México) e Kauê Penna (Brasil).
O grupo nasceu por meio de um reality show exibido no YouTube, produzido pela HYBE Latin America, que acompanhou o processo de seleção e treinamento dos 17 participantes vindos de países como México, Brasil, Colômbia, Argentina, Peru, Espanha, Venezuela e Estados Unidos. Depois de semanas de desafios, provas e ensaios intensivos, cinco garantiram um lugar na formação final.
Em novembro, o SANTOS BRAVOS subiu ao palco pela primeira vez em um show gratuito no Auditório Nacional do México, marcando oficialmente sua estreia diante do público.
Em entrevista à CNN, Kauê, o integrante brasileiro, contou que adorou aprender espanhol e que, mesmo antes da fluência, já se comunicava bem com os colegas de reality.
“Eu entendia o que eles falavam só pelo olhar. Acho que a gente é muito parecido nessa forma de se expressar”, contou.
Embora representem a América Latina, o grupo faz parte de um conglomerado baseado na Coreia do Sul. Por isso, foi treinado nos moldes de artistas de K-pop e também conheceu melhor a cultura sul-coreana.
Um exemplo é que, no fim de novembro, o SANTOS BRAVOS teve a oportunidade de conhecer os membros do SEVENTEEN, que este ano completou dez anos de carreira. Na ocasião, os chamaram de sunbaenim, termo coreano usado para se referir a artistas mais experientes com respeito.
“Esperamos ser como eles no futuro, então os respeitamos muito”, disse Kenneth sobre o SEVENTEEN.
Quanto a cultura da HYBE, ele falou da importância da disciplina.
“Respeitamos muito a cultura coreana e aprendemos muito com eles”, afirma. “O talento é importante, mas a disciplina te leva ainda mais longe”.
@santos_bravos
안녕하세요 세븐틴 선배님! 산토스브라보스입니다
@SEVENTEEN #SANTOSBRAVOS #HYBE #HYBELatinAmerica #0porciento #STBV
Confira a entrevista:
Kauê, os brasileiros são latinos, mas não falam espanhol. Na sua opinião, o que mais nos conecta com o resto da América Latina?
Kauê: Uau, essa é uma grande conversa, sabe? Essa questão do idioma foi um pouco difícil, mas já estou conseguindo falar espanhol melhor. E eu acho que a gente se conecta muito nesse “molho” que a gente tem como latino, sabe? A gente se entende. Antes mesmo de aprender espanhol, eu entendia o que eles falavam só pelo olhar. Acho que a gente é muito parecido nessa forma de se expressar. A gente se conecta muito também no amor pela música. Eu cheguei aqui no México e os mexicanos amam a música tanto quanto os brasileiros. É a mesma energia incrível. Eu me sinto muito em casa aqui.
A Hybe é conhecida no mundo todo pelo K-pop. Como vocês veem a fusão entre as raízes do K-pop e os ritmos latinos? A música dos SANTOS BRAVOS possui uma forte influência do K-pop ou é um conceito completamente novo?
Alejandro: Nós estamos mesclando as duas coisas. Sempre tentamos representar nossa cultura latina com os ritmos e as batidas. Mas, ao mesmo tempo, queremos criar algo inovador, algo que nos identifique. Por exemplo, nosso primeiro single, “0%”, fala sobre a nossa juventude, tem um ritmo latino, mas eu diria que tem um pouco da estrutura de uma música de K-pop. Acho que devemos continuar combinando todos esses fatores.
Você mencionou “0%”, que fala sobre liberdade, amizade e noites inesquecíveis. Essa ideia reflete o que vocês passaram juntos durante o reality show e todo o processo de seleção?
Drew: Acredito que sim. Especialmente voltando àquela última noite que tivemos no Auditório Nacional. Naquele momento, sentimos choque. Sentir tudo aquilo enquanto literalmente estávamos em pé no palco, ouvindo a música tocar, os fãs enlouquecendo… foi como: “essa noite vai ser inesquecível”. Tudo o que colocamos – nosso trabalho, nosso esforço, sangue, suor e lágrimas – tudo valeu a pena.
Falando em K-pop, eu vi que vocês conheceram o SEVENTEEN. Como a primeira boyband latina da HYBE, como tem sido aprender sobre a cultura coreana enquanto também representam a força da cultura latina para o mundo?
Kenneth: É uma honra fazer parte da HYBE. Respeitamos muito a cultura coreana e aprendemos muito com eles, especialmente sobre disciplina. O talento é importante, mas a disciplina te leva ainda mais longe. Sobre o SEVENTEEN, esperamos ser como eles no futuro.
Kauê: E a comida também! Sopa de kimchi, para mim, é uma das melhores comidas já feitas.
Amor por “Chaves”, novelas e comida coreana
Na entrevista em vídeo, os integrantes também participaram de uma dinâmica relacionada ao single “0%”. Confira:

