Encontro, que ocorrerá dia 18 de setembro, marca rara aparição pública para a princesa e a primeira-dama dos Estados Unidos Internacional, Família Real, Kate Middleton, Melania Trump, Reino Unido CNN Brasil
Kate Middleton, princesa de Gales, deve receber a primeira-dama dos EUA, Melania Trump, para uma aparição conjunta especial nos Jardins Frogmore, no Castelo de Windsor, na próxima semana, para destacar o movimento escoteiro, reforçando um esforço diplomático mais amplo do Reino Unido para cultivar laços próximos com a administração Trump.
A princesa e a primeira-dama são mulheres extremamente reservadas, mas com plataformas globais de grande alcance. O encontro do dia 18 de setembro, que ocorrerá logo após uma visita de Estado, marca uma rara aparição pública para ambas.
O rei Charles III e a rainha Camilla receberão na próxima semana o presidente Donald Trump e a primeira-dama no Castelo de Windsor, onde serão tratados com toda pompa e circunstância de um banquete de Estado na noite de quarta-feira (17).
No dia seguinte, Melania Trump e Kate Middleton se encontrarão com o Chefe Escoteiro Dwayne Fields e membros do programa Squirrels dos Escoteiros, enquanto aprendem sobre a natureza para conquistar o distintivo “Go Wild”, segundo o Palácio de Buckingham. A princesa é copresidente da Associação de Escoteiros, título que ocupa desde 2020.
Tanto a princesa quanto a primeira-dama fizeram do bem-estar das crianças uma prioridade central durante seus mandatos. A primeira-dama tem sido raramente vista durante o segundo mandato de seu marido, mas tem desempenhado um papel influente nos bastidores, incluindo o envio de uma carta ao presidente Vladimir Putin com um apelo para encerrar a guerra na Ucrânia. A princesa tem mantido uma agenda mais leve de compromissos reais, retornando gradualmente às suas funções após o tratamento contra o câncer.
O evento será acompanhado de perto como um momento importante no crescente papel diplomático da princesa, à medida que ela trabalha para construir relações em uma era mais imprevisível para a diplomacia dos EUA.
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, utilizou o prestígio da família real logo no início do segundo mandato do presidente Trump, entregando uma carta do rei a Trump no Salão Oval. O presidente já demonstrou afinidade com a monarquia britânica, especialmente com a falecida rainha Elizabeth II.
Não é a primeira vez que a princesa aparece ao lado de uma primeira-dama. Kate se encontrou com Jill Biden em 2021, durante uma visita a uma escola em Cornwall, na Inglaterra, durante a cúpula do G7, destacando a importância da educação na primeira infância.
Biden e a então Duquesa de Cambridge escreveram em um artigo de opinião para a CNN que tanto os EUA quanto o Reino Unido deveriam fazer uma “mudança fundamental na forma como nossos países abordam os primeiros anos de vida.”
A princesa também se encontrou com os Obamas, numa ocasião memorável em que apresentou o jovem Príncipe George, vestido com um roupão, no Palácio de Kensington em 2016.
Espera-se ainda que Melania Trump participe de uma aparição conjunta com a Rainha Camilla na próxima semana, visitando a Casa de Bonecas da Rainha Mary e a Biblioteca Real no Castelo de Windsor, anunciou o Palácio de Buckingham.