Nadadora americana amplia domínio na prova e conquista sua 22ª medalha de ouro em Mundiais Outros Esportes, -traducao-ia-, CNN Esportes, Katie Ledecky, Natação, outros esportes CNN Brasil
A estrela americana da natação Katie Ledecky conquistou mais um título mundial nos 1.500 metros livre em Singapura, sua sexta vitória nesta prova.
A performance dominante na terça-feira marcou a 22ª medalha de ouro de Ledecky em Campeonatos Mundiais de Esportes Aquáticos e elevou seu total para 28 medalhas.
Após um início veloz, a nove vezes campeã olímpica projetava terminar à frente de seu próprio recorde mundial estabelecido em 2018, antes de fechar em 15:26.44 – seis segundos acima de seu melhor tempo.
A italiana Simona Quadarella ficou em segundo com 15:31.79, enquanto a australiana Lani Pallister, que seguiu Ledecky de perto nos estágios iniciais da prova, terminou em terceiro com 15:41.18.
“Lani saiu forte”, disse Ledecky em sua entrevista pós-prova. “Eu sabia que ela começaria rápido e eu só queria sair rápido, mas confortável o suficiente para poder evoluir a partir daí. Estou feliz com o tempo e feliz com a prova.”
Em forma
Ledecky estava em excelente forma antes do Campeonato Mundial em Singapura, quebrando seu próprio recorde de longa data nos 800m livre em maio e registrando seu segundo melhor tempo nos 1.500m no final de abril.
A atleta de 28 anos conquistou o bronze atrás da adolescente canadense Summer McIntosh nos 400m livre no domingo, mas era a favorita absoluta para a final dos 1.500m de terça-feira – uma prova que Ledecky tem dominado durante toda sua carreira.
Pressionada por Pallister na primeira metade da prova, Ledecky chegou a estar três segundos à frente do ritmo do recorde mundial, e 2,35 segundos à frente na marca da metade da prova.
Apesar de uma segunda metade mais lenta, ela ainda permanece invicta nos 1.500m livre em Campeonatos Mundiais, desde sua estreia em 2013. Ledecky retirou-se da prova em 2019 devido a uma doença e não participou do mundial do ano passado para focar nas Olimpíadas.
“Eu amo esta prova”, acrescentou Ledecky. “Esta foi a prova em que quebrei meu primeiro recorde mundial em 2013, então tenho muitas provas e memórias maravilhosas ao longo dos anos em mundiais e estou feliz por poder fazer isso em Singapura.”
A nadadora mais condecorada da história, Ledecky agora possui 42 medalhas entre Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais, incluindo 31 ouros.